USO DA FERRAMENTA MOODLE PARA APLICAÇÃO DE PROVAS E CRIAÇÃO DE UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM NA ETEMERB (CARPINA -PE)
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 49259 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 4783 "inscrito_id" => 11384 "titulo" => "USO DA FERRAMENTA MOODLE PARA APLICAÇÃO DE PROVAS E CRIAÇÃO DE UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM NA ETEMERB (CARPINA -PE)" "resumo" => "As Tecnologias da Informação e Comunicação são apontadas como uma ferramenta substancial para auxiliar o processo de ensino e aprendizagem. No entanto, a situação das escolas públicas no Brasil está cada vez mais sofrível quando se trata de investimentos e repasse de verbas que possibilite a manutenção adequada durante os anos letivos. O Censo Escolar brasileiro de 2017 expõe tal situação, mostrando que as escolas brasileiras ainda têm deficiências quando o quesito é infraestrutura, como a falta de recursos tecnológicos. Essa realidade vem criando novos desafios para os gestores como a gestão dos recursos humanos, financeiros, materiais e, por vezes, inviabiliza a realização de muitos projetos e programas. Nesse sentido, este artigo aborda a implementação de um ambiente virtual que possibilita a utilização de ferramentas computacionais nas verificações de aprendizagem da Escola Técnica Estadual Maria Eduarda Ramos de Barros, localizada no município de Carpina em Pernambuco. Para tanto, foi utilizado o Moodle que é um ambiente virtual de aprendizagem e, por ser open source, pode ser customizado para atender a necessidades específicas. Dentre os fatores motivadores estão a busca por agilidade na correção das avaliações objetivas, bem como a economia proporcionada pela redução das impressões realizadas no âmbito escolar. Nos resultados deste artigo, destacaram-se o índice de satisfação dos estudantes com o uso do sistema, a agilidade nas correções das avaliações, economia financeira e de recursos naturais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19. Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "AVALIAÇÃO, ESCOLAS PÚBLICAS, TECNOLOGIA, EDUCAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA19_ID11384_18092018133600.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:35" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:01" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LAIRSON EMANUEL RODRIGUES DE ALENCAR OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "LAIRSON ALENCAR" "autor_email" => "lerao@cin.ufpe.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 49259 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 4783 "inscrito_id" => 11384 "titulo" => "USO DA FERRAMENTA MOODLE PARA APLICAÇÃO DE PROVAS E CRIAÇÃO DE UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM NA ETEMERB (CARPINA -PE)" "resumo" => "As Tecnologias da Informação e Comunicação são apontadas como uma ferramenta substancial para auxiliar o processo de ensino e aprendizagem. No entanto, a situação das escolas públicas no Brasil está cada vez mais sofrível quando se trata de investimentos e repasse de verbas que possibilite a manutenção adequada durante os anos letivos. O Censo Escolar brasileiro de 2017 expõe tal situação, mostrando que as escolas brasileiras ainda têm deficiências quando o quesito é infraestrutura, como a falta de recursos tecnológicos. Essa realidade vem criando novos desafios para os gestores como a gestão dos recursos humanos, financeiros, materiais e, por vezes, inviabiliza a realização de muitos projetos e programas. Nesse sentido, este artigo aborda a implementação de um ambiente virtual que possibilita a utilização de ferramentas computacionais nas verificações de aprendizagem da Escola Técnica Estadual Maria Eduarda Ramos de Barros, localizada no município de Carpina em Pernambuco. Para tanto, foi utilizado o Moodle que é um ambiente virtual de aprendizagem e, por ser open source, pode ser customizado para atender a necessidades específicas. Dentre os fatores motivadores estão a busca por agilidade na correção das avaliações objetivas, bem como a economia proporcionada pela redução das impressões realizadas no âmbito escolar. Nos resultados deste artigo, destacaram-se o índice de satisfação dos estudantes com o uso do sistema, a agilidade nas correções das avaliações, economia financeira e de recursos naturais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19. Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "AVALIAÇÃO, ESCOLAS PÚBLICAS, TECNOLOGIA, EDUCAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA19_ID11384_18092018133600.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:35" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:01" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LAIRSON EMANUEL RODRIGUES DE ALENCAR OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "LAIRSON ALENCAR" "autor_email" => "lerao@cin.ufpe.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }