Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

“A QUÍMICA DOS PIGMENTOS NATURAIS” – UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O USO DA CONTEXTUALIZAÇÃO ALIADA A PRÁTICAS EXPERIMENTAIS

Palavra-chaves: RELATO DE EXPERIÊNCIA, ENSINO, PRÁTICA EXPERIMENTAL, PIGMENTOS NATURAIS Comunicação Oral (CO) GT 16. Ensino de Ciências
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 49345
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 4632
    "inscrito_id" => 66
    "titulo" => """
      “A QUÍMICA DOS PIGMENTOS NATURAIS” – UM RELATO DE\r\n
      EXPERIÊNCIA SOBRE O USO DA CONTEXTUALIZAÇÃO ALIADA A\r\n
      PRÁTICAS EXPERIMENTAIS
      """
    "resumo" => """
      Uma forma de espantar o fantasma, por parte do aluno, que a ciência, sobretudo, a Química é\r\n
      abstrata, sem aplicação no dia-a-dia, acontece por meio da inserção dos temas estruturadores no\r\n
      ambiente escolar, estabelecendo, assim, uma relação entre conceitos químicos com os problemas de\r\n
      relevância social. As aulas em que se utilizam práticas experimentais podem ser grandes aliadas do\r\n
      professor para despertar nos estudantes o interesse pela disciplina. Nessa perspectiva, o presente trabalho\r\n
      consiste num relato de experiência sobre o potencial das práticas experimentais numa e da\r\n
      contextualização para despertar no alunado o interesse pela Química.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA, ENSINO, PRÁTICA EXPERIMENTAL, PIGMENTOS NATURAIS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA16_ID66_17092018233204.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:35"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:02"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CAZIMIRO DE SOUSA CAMPOS"
    "autor_nome_curto" => "CAZIMIRO CAMPOS"
    "autor_email" => "cazimirocampos7@outlook.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE - UERN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 49345
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 4632
    "inscrito_id" => 66
    "titulo" => """
      “A QUÍMICA DOS PIGMENTOS NATURAIS” – UM RELATO DE\r\n
      EXPERIÊNCIA SOBRE O USO DA CONTEXTUALIZAÇÃO ALIADA A\r\n
      PRÁTICAS EXPERIMENTAIS
      """
    "resumo" => """
      Uma forma de espantar o fantasma, por parte do aluno, que a ciência, sobretudo, a Química é\r\n
      abstrata, sem aplicação no dia-a-dia, acontece por meio da inserção dos temas estruturadores no\r\n
      ambiente escolar, estabelecendo, assim, uma relação entre conceitos químicos com os problemas de\r\n
      relevância social. As aulas em que se utilizam práticas experimentais podem ser grandes aliadas do\r\n
      professor para despertar nos estudantes o interesse pela disciplina. Nessa perspectiva, o presente trabalho\r\n
      consiste num relato de experiência sobre o potencial das práticas experimentais numa e da\r\n
      contextualização para despertar no alunado o interesse pela Química.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA, ENSINO, PRÁTICA EXPERIMENTAL, PIGMENTOS NATURAIS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA16_ID66_17092018233204.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:35"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:02"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CAZIMIRO DE SOUSA CAMPOS"
    "autor_nome_curto" => "CAZIMIRO CAMPOS"
    "autor_email" => "cazimirocampos7@outlook.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE - UERN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Uma forma de espantar o fantasma, por parte do aluno, que a ciência, sobretudo, a Química é abstrata, sem aplicação no dia-a-dia, acontece por meio da inserção dos temas estruturadores no ambiente escolar, estabelecendo, assim, uma relação entre conceitos químicos com os problemas de relevância social. As aulas em que se utilizam práticas experimentais podem ser grandes aliadas do professor para despertar nos estudantes o interesse pela disciplina. Nessa perspectiva, o presente trabalho consiste num relato de experiência sobre o potencial das práticas experimentais numa e da contextualização para despertar no alunado o interesse pela Química.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.