INTEGRAÇÃO ENSINO E PESQUISA NO CURRÍCULO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA.
"2017-10-12 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 49374 "edicao_id" => 73 "trabalho_id" => 80 "inscrito_id" => 467 "titulo" => "INTEGRAÇÃO ENSINO E PESQUISA NO CURRÍCULO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA." "resumo" => "Espera-se que a formação universitária esteja pautada no tripé ensino, pesquisa e extensão. No entanto, a nível curricular há uma predominância do ensino em detrimento da pesquisa e extensão. Na graduação, a pesquisa comumente está presente em ambientes extracurriculares e de modo incipiente. O objetivo desse estudo foi compreender como se dá a integração do ensino e pesquisa presentes nos currículos de cursos de graduação das universidades brasileiras. Realizamos uma revisão de literatura do tipo revisão integrativa na base de dados da Scientific Electronic Library Online – SciELO Brasil. Utilizamos como critérios de inclusão artigos que estivessem dentro do recorte temporal delimitado até junho de 2016, também optamos por artigos que estivessem escritos em língua portuguesa. Para o processo de busca foram utilizados a combinação de descritores: ensino e pesquisa, pesquisa e currículo. Foram selecionados sete artigos que preenchiam os critérios de inclusão, a amostra foi categorizada para então ser analisada criticamente e por fim, elaborada uma síntese dos estudos que compuseram nossa amostra. Concluímos que a discussão sobre a integração do ensino e pesquisa está presente em estudos do campo da saúde, pois, não foram encontrados em nossa busca estudos dos demais campos. Por meio da nossa revisão integrativa evidenciamos que a integração ensino e pesquisa é quase inexistente na graduação, e que a sua utilização nos cursos de graduação requer o interesse do professor, pois se o mesmo não efetua a pesquisa de modo curricular ou extracurricular, ela não existirá." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO" "palavra_chave" => "ENSINO E PESQUISA, PESQUISA NA GRADUAÇÃO, CURRÍCULO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD1_SA107_ID467_29062017101538.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:35" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SARLENE GOMES DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "SARLENE GOMES" "autor_email" => "sarlenedesouza@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil" "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil" "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/join/2017" "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg" "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00" "publicacao_id" => 47 "publicacao_nome" => "Anais JOIN" "publicacao_codigo" => "2594-8318" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 49374 "edicao_id" => 73 "trabalho_id" => 80 "inscrito_id" => 467 "titulo" => "INTEGRAÇÃO ENSINO E PESQUISA NO CURRÍCULO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA." "resumo" => "Espera-se que a formação universitária esteja pautada no tripé ensino, pesquisa e extensão. No entanto, a nível curricular há uma predominância do ensino em detrimento da pesquisa e extensão. Na graduação, a pesquisa comumente está presente em ambientes extracurriculares e de modo incipiente. O objetivo desse estudo foi compreender como se dá a integração do ensino e pesquisa presentes nos currículos de cursos de graduação das universidades brasileiras. Realizamos uma revisão de literatura do tipo revisão integrativa na base de dados da Scientific Electronic Library Online – SciELO Brasil. Utilizamos como critérios de inclusão artigos que estivessem dentro do recorte temporal delimitado até junho de 2016, também optamos por artigos que estivessem escritos em língua portuguesa. Para o processo de busca foram utilizados a combinação de descritores: ensino e pesquisa, pesquisa e currículo. Foram selecionados sete artigos que preenchiam os critérios de inclusão, a amostra foi categorizada para então ser analisada criticamente e por fim, elaborada uma síntese dos estudos que compuseram nossa amostra. Concluímos que a discussão sobre a integração do ensino e pesquisa está presente em estudos do campo da saúde, pois, não foram encontrados em nossa busca estudos dos demais campos. Por meio da nossa revisão integrativa evidenciamos que a integração ensino e pesquisa é quase inexistente na graduação, e que a sua utilização nos cursos de graduação requer o interesse do professor, pois se o mesmo não efetua a pesquisa de modo curricular ou extracurricular, ela não existirá." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO" "palavra_chave" => "ENSINO E PESQUISA, PESQUISA NA GRADUAÇÃO, CURRÍCULO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD1_SA107_ID467_29062017101538.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:35" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SARLENE GOMES DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "SARLENE GOMES" "autor_email" => "sarlenedesouza@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil" "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil" "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/join/2017" "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg" "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00" "publicacao_id" => 47 "publicacao_nome" => "Anais JOIN" "publicacao_codigo" => "2594-8318" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }