A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO E O VALOR DAS INTERAÇÕES PARA A INCLUSÃO DOS SURDOS EM SALA DE AULA
"2017-10-12 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 49392 "edicao_id" => 73 "trabalho_id" => 198 "inscrito_id" => 1077 "titulo" => "A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO E O VALOR DAS INTERAÇÕES PARA A INCLUSÃO DOS SURDOS EM SALA DE AULA" "resumo" => """ Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo que investiga como ocorre a construção do conhecimento e as interações a partir da inclusão de alunos surdos em sala de aula. Observar-se-á as dificuldades de aprendizagem desses alunos, bem como, os meios utilizados pelo professor para saná-las numa ação partilhada com a escola, buscando fazer dela um espaço onde o saber socialmente construído seja, de fato, aprendido. Nesse sentido, a ação docente é extremamente importante, uma vez que o educador exerce o papel de mediador no processo de ensino-aprendizagem, construindo assim conhecimento. Constitui-se em campo empírico da pesquisa, uma escola da rede estadual de ensino de Natal – RN, tendo como sujeitos pesquisados professores do Ensino Fundamental, que atuam na perspectiva da inclusão de alunos surdos em sala de aula, com o relato das dificuldades enfrentadas frente a essa deficiência. Assim, define-se como objetivo analisar a construção do conhecimento dos alunos surdos a partir do olhar docente, considerando um enfoque psicopedagógico, que segundo Bossa (2007), busca compreender o que interfere na atuação desses professores em sala de aula, quando não ocorre a aprendizagem. Nesse sentido, tomamos como referencial teórico os estudos desenvolvidos por Oliveira (2002), Skliar (1999), Sassaki (1998), Wernek (2006), Piaget (1978), dentre outros, se configurando uma espaço para a reflexão do que se investiga como construção do conhecimento que segundo Wernek (2006), citando Piaget (1977), resulta da interação do sujeito com o objeto, pela acomodação de suas estruturas através da assimilação. Dessa maneira, o termo ‘construir conhecimento’ se refere ao processo do ensinar a aprender e isso só ocorre se houver a apropriação e interpretação daquilo que o sujeito construiu na vida, ou ainda na própria escola.\r\n \r\n \r\n Palavras-Chave: Construção do conhecimento; Interação, Surdo, Inclusão. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO" "palavra_chave" => "CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO, INTERAÇÃO, SURDO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD1_SA107_ID1077_05092017161834.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:35" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARINEIDE FURTADO CAMPOS" "autor_nome_curto" => "MARINEIDE FURTADO" "autor_email" => "mafurca2014@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil" "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil" "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/join/2017" "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg" "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00" "publicacao_id" => 47 "publicacao_nome" => "Anais JOIN" "publicacao_codigo" => "2594-8318" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 49392 "edicao_id" => 73 "trabalho_id" => 198 "inscrito_id" => 1077 "titulo" => "A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO E O VALOR DAS INTERAÇÕES PARA A INCLUSÃO DOS SURDOS EM SALA DE AULA" "resumo" => """ Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo que investiga como ocorre a construção do conhecimento e as interações a partir da inclusão de alunos surdos em sala de aula. Observar-se-á as dificuldades de aprendizagem desses alunos, bem como, os meios utilizados pelo professor para saná-las numa ação partilhada com a escola, buscando fazer dela um espaço onde o saber socialmente construído seja, de fato, aprendido. Nesse sentido, a ação docente é extremamente importante, uma vez que o educador exerce o papel de mediador no processo de ensino-aprendizagem, construindo assim conhecimento. Constitui-se em campo empírico da pesquisa, uma escola da rede estadual de ensino de Natal – RN, tendo como sujeitos pesquisados professores do Ensino Fundamental, que atuam na perspectiva da inclusão de alunos surdos em sala de aula, com o relato das dificuldades enfrentadas frente a essa deficiência. Assim, define-se como objetivo analisar a construção do conhecimento dos alunos surdos a partir do olhar docente, considerando um enfoque psicopedagógico, que segundo Bossa (2007), busca compreender o que interfere na atuação desses professores em sala de aula, quando não ocorre a aprendizagem. Nesse sentido, tomamos como referencial teórico os estudos desenvolvidos por Oliveira (2002), Skliar (1999), Sassaki (1998), Wernek (2006), Piaget (1978), dentre outros, se configurando uma espaço para a reflexão do que se investiga como construção do conhecimento que segundo Wernek (2006), citando Piaget (1977), resulta da interação do sujeito com o objeto, pela acomodação de suas estruturas através da assimilação. Dessa maneira, o termo ‘construir conhecimento’ se refere ao processo do ensinar a aprender e isso só ocorre se houver a apropriação e interpretação daquilo que o sujeito construiu na vida, ou ainda na própria escola.\r\n \r\n \r\n Palavras-Chave: Construção do conhecimento; Interação, Surdo, Inclusão. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO" "palavra_chave" => "CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO, INTERAÇÃO, SURDO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD1_SA107_ID1077_05092017161834.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:35" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARINEIDE FURTADO CAMPOS" "autor_nome_curto" => "MARINEIDE FURTADO" "autor_email" => "mafurca2014@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil" "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil" "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/join/2017" "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg" "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00" "publicacao_id" => 47 "publicacao_nome" => "Anais JOIN" "publicacao_codigo" => "2594-8318" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }