A FORMAÇÃO DE UMA EDUCADORA DO CAMPO: EXPERIÊNCIA DE ESTAGIO DOCENTE EM EDUCAÇÃO DO CAMPO.
"2017-10-12 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 49417 "edicao_id" => 73 "trabalho_id" => 874 "inscrito_id" => 1943 "titulo" => "A FORMAÇÃO DE UMA EDUCADORA DO CAMPO: EXPERIÊNCIA DE ESTAGIO DOCENTE EM EDUCAÇÃO DO CAMPO." "resumo" => "Esse trabalho busca construir diálogos e propor algumas reflexões sobre a minha trajetória e formação enquanto pesquisadora e educadora do campo. Parte das experiências vivenciadas no Estágio de Docência III, componente curricular obrigatório no curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, na Universidade Federal do Ceará, realizado no Curso Técnico em Agroecologia e Extensão Rural do Programa Residência Agrária (PRA), na citada universidade, e que tinha como público 50 jovens oriundos de assentamentos rurais e das escolas de ensino médio do campo. Parte da compreensão da Pesquisa Qualitativa como método que possibilita o resgate da trajetória de vida dos sujeitos. Ao utilizar o diário de campo foi possível expor elementos significativos para a análise da minha formação enquanto educadora do campo durante o estágio de docência. A experiência de vivenciar na coordenação pedagógica a construção e o desenvolvimento de um curso que tinha como horizonte o conhecimento agroecológico, que por si só é contra-hegemônico, nos colocava (coordenação pedagógica) em uma constante condição de aprendizes, onde aprendíamos com os técnicos agrônomos (que desenvolvem a agroecologia no estado), mas principalmente com as juventudes e agricultores dos assentamentos. Experienciamos (coordenação pedagógica) a possibilidade de construir o novo, não sozinhos, mas de forma coletiva, dialogando conhecimentos científicos e saberes populares, e vimos crescer jovens que repensam seus lugares a fim de transforma-los e contribuir com a Reforma Agrária Popular, tornando-se também educadores do campo. Formei-me educadora do campo nesse processo de elaboração e desenvolvimento do Curso Técnico em Agroecologia e Extensão Rural, ao partir da perspectiva teórica enquanto pesquisadora da educação do campo, para a prática concreta e engajada com as juventudes rurais nas escolas de ensino médio do campo, para construir e consolidar no estado do Ceará mais experiências em Educação do Campo. A educadora que estou sendo está se formando nesse longo processo da pós-graduação (mestrado e doutorado) e nos vários espaços-tempos que vivencio na pesquisa, na prática educativa escolar e não escolar, e em todos os outros tempos formativos cotidianos que ultrapassam o campo acadêmico e científico." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO" "palavra_chave" => "ESTÁGIO DE DOCÊNCIA, FORMAÇÃO, EDUCAÇÃO DO CAMPO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD1_SA33_ID1943_15092017210827.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:35" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KAMILA COSTA DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "KAMILA SOUSA" "autor_email" => "kamilacsousa@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil" "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil" "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/join/2017" "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg" "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00" "publicacao_id" => 47 "publicacao_nome" => "Anais JOIN" "publicacao_codigo" => "2594-8318" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 49417 "edicao_id" => 73 "trabalho_id" => 874 "inscrito_id" => 1943 "titulo" => "A FORMAÇÃO DE UMA EDUCADORA DO CAMPO: EXPERIÊNCIA DE ESTAGIO DOCENTE EM EDUCAÇÃO DO CAMPO." "resumo" => "Esse trabalho busca construir diálogos e propor algumas reflexões sobre a minha trajetória e formação enquanto pesquisadora e educadora do campo. Parte das experiências vivenciadas no Estágio de Docência III, componente curricular obrigatório no curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, na Universidade Federal do Ceará, realizado no Curso Técnico em Agroecologia e Extensão Rural do Programa Residência Agrária (PRA), na citada universidade, e que tinha como público 50 jovens oriundos de assentamentos rurais e das escolas de ensino médio do campo. Parte da compreensão da Pesquisa Qualitativa como método que possibilita o resgate da trajetória de vida dos sujeitos. Ao utilizar o diário de campo foi possível expor elementos significativos para a análise da minha formação enquanto educadora do campo durante o estágio de docência. A experiência de vivenciar na coordenação pedagógica a construção e o desenvolvimento de um curso que tinha como horizonte o conhecimento agroecológico, que por si só é contra-hegemônico, nos colocava (coordenação pedagógica) em uma constante condição de aprendizes, onde aprendíamos com os técnicos agrônomos (que desenvolvem a agroecologia no estado), mas principalmente com as juventudes e agricultores dos assentamentos. Experienciamos (coordenação pedagógica) a possibilidade de construir o novo, não sozinhos, mas de forma coletiva, dialogando conhecimentos científicos e saberes populares, e vimos crescer jovens que repensam seus lugares a fim de transforma-los e contribuir com a Reforma Agrária Popular, tornando-se também educadores do campo. Formei-me educadora do campo nesse processo de elaboração e desenvolvimento do Curso Técnico em Agroecologia e Extensão Rural, ao partir da perspectiva teórica enquanto pesquisadora da educação do campo, para a prática concreta e engajada com as juventudes rurais nas escolas de ensino médio do campo, para construir e consolidar no estado do Ceará mais experiências em Educação do Campo. A educadora que estou sendo está se formando nesse longo processo da pós-graduação (mestrado e doutorado) e nos vários espaços-tempos que vivencio na pesquisa, na prática educativa escolar e não escolar, e em todos os outros tempos formativos cotidianos que ultrapassam o campo acadêmico e científico." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO" "palavra_chave" => "ESTÁGIO DE DOCÊNCIA, FORMAÇÃO, EDUCAÇÃO DO CAMPO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD1_SA33_ID1943_15092017210827.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:35" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KAMILA COSTA DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "KAMILA SOUSA" "autor_email" => "kamilacsousa@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil" "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil" "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/join/2017" "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg" "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00" "publicacao_id" => 47 "publicacao_nome" => "Anais JOIN" "publicacao_codigo" => "2594-8318" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }