A Educação Infantil em nosso país, tem sido objeto de pesquisas e estudos, no sentido de entendê-la como segmento de ensino primordial no processo formativo da criança. A formação pedagógica em nível superior, nem sempre tem deixado claro aos alunos, futuros professores que serão, qual o papel da Educação Infantil, seu real objetivo, quais conteúdos e como devem ser trabalhados nesta fase da vida escolar, no sentido de contribuir no desenvolvimento pleno do cidadão. Assim, faz-se necessário refletir também sobre a forma como os educadores trabalham esses conteúdos e a eficiência dos métodos utilizados. O objetivo geral que se propõe para este estudo é contribuir para o diagnóstico e a formação da Identidade da Educação Infantil, a partir da perspectiva curricular dos conteúdos de Matemática propostos e trabalhados neste segmento de ensino. Esta pesquisa tem caráter qualitativo na perspectiva de D’Ambrósio (Apud BORBA e ARAÚJO, 2004). Não é objetivo da pesquisa fazer generalização estatística, mas sim, se basear em perspectivas naturalísticas, onde se considere situações cotidianas, focalizadas em uma realidade complexa e contextualizada, de modo a considerar que o conhecimento não se dá de forma isolada. O quadro teórico adotado configura como etapa da coleta de dados, já que ele evidencia os conteúdos de matemática a serem trabalhados na Educação Infantil. Assim, ele é composto por Sérgio Lorenzato (2008) e Sonia Kramer (1998). De acordo com Lorenzato (2008), o conteúdo curricular a ser trabalhado na Educação Infantil está relacionado ao trabalho com os sete processos mentais básicos para a aprendizagem da matemática: correspondência, comparação, classificação, sequenciação, seriação, inclusão e conservaçãoo (LORENZATO, 2008; p. 25). Kramer (1998) segue a mesma linha de Lorenzato (2008), apesar de não considerar de modo direto a necessidade de exploração do contexto matemático das situações propostas em sala de aula. Lopes (2008) trás uma proposta diferenciada inclusive dos documentos oficiais como os Referenciais Curriculares Nacionais. A autora mostra a importância de se trabalhar com noções de estatística no currículo dos pequenos. Por fim, tem-se Brandão e Selva (1999) que colocam como fundamental não apenas os conteúdos e conceitos matemáticos, mas a proposição de situações problemas que levem à reflexão. Falam sobre o trabalho com adição e subtração a partir de problemas e de didáticas específicas com o uso de imagens de interesse infantil. Esta pesquisa está em andamento. Contudo, ela tem mostrado claramente ao professor, o que deve ser trabalhado em Matemática na escola e como isso deve ser feito. Até aqui, o diagnóstico que se tem é de uma Matemática na Educação Infantil que desenvolva nos alunos bases sólidas de conhecimento para garantir sucesso na aprendizagem matemática dos anos iniciais do Ensino Fundamental. A Identidade da Educação Infantil é ampla. É preciso considerar não só os conteúdos em si, mas principalmente como as crianças pensam ou devem pensar matematicamente.