ASPECTOS OCULTOS DOS LETRAMENTOS ACADÊMICOS NA ESCRITA DA RESENHA CIENTÍFICA
"2017-10-12 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 49572 "edicao_id" => 73 "trabalho_id" => 649 "inscrito_id" => 1948 "titulo" => "ASPECTOS OCULTOS DOS LETRAMENTOS ACADÊMICOS NA ESCRITA DA RESENHA CIENTÍFICA" "resumo" => "O presente artigo discute acerca dos aspectos ocultos/escondidos do letramento acadêmico no processo de ensino e aprendizagem do gênero acadêmico resenha científica. Como base teórica, mobilizou-se o conceito de letramento a partir da concepção dos Novos Estudos do Letramento, de Street (2014) e colaboradores, que advoga pelo entendimento de que os letramentos são práticas sociais eminentemente ideológicas. Utiliza-se, ainda, com base em Lea e Street (2006), o conceito de letramentos acadêmicos, entendidos como os letramentos necessários à inserção nas práticas letradas da universidade. Por fim, a partir das colaborações de Street (2010), Corrêa (2011), Komesu (2012) e Komesu e Gambarato (2013), baseia-se no conceito de aspectos ocultos/dimensões escondidas do letramento acadêmico, definidos como aqueles que, mesmo explicados no processo de ensino, não são satisfatoriamente realizados por meio da escrita. Para atingir nossos objetivos, realizou-se a coleta de 25 resenhas científicas escritas por estudantes da disciplina Leitura e Produção de Textos Acadêmicos, componente obrigatória do segundo período do curso de Letras da Universidade Federal do Ceará. A partir de uma abordagem qualitativa dos dados, a análise dos textos permitiu entrever que, na produção da resenha, além de ficarem ocultos os aspectos que dizem respeito à formatação do texto, a realização satisfatória de movimentos retóricos a partir da inserção da voz e do ponto de vista dos escritores, bem como a construção de uma solidez argumentativa e do diálogo entre fundamentos teóricos são fatores que permanecem ocultos nos textos produzidos, depreendendo disso que tais aspectos, uma vez que são importantes para o reconhecimento dos textos na esfera acadêmica, devem ser melhor explicitados e discutidos no contexto de ensino da escrita dos gêneros acadêmicos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "LETRAS / LINGUÍSTICA" "palavra_chave" => "LETRAMENTOS ACADÊMICOS, ASPECTOS OCULTOS, RESENHA CIENTÍFICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD1_SA146_ID1948_14092017191557.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:36" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO ROGIELLYSON DA SILVA ANDRADE" "autor_nome_curto" => "ROGIELLYSON" "autor_email" => "rogiellyson@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil" "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil" "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/join/2017" "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg" "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00" "publicacao_id" => 47 "publicacao_nome" => "Anais JOIN" "publicacao_codigo" => "2594-8318" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 49572 "edicao_id" => 73 "trabalho_id" => 649 "inscrito_id" => 1948 "titulo" => "ASPECTOS OCULTOS DOS LETRAMENTOS ACADÊMICOS NA ESCRITA DA RESENHA CIENTÍFICA" "resumo" => "O presente artigo discute acerca dos aspectos ocultos/escondidos do letramento acadêmico no processo de ensino e aprendizagem do gênero acadêmico resenha científica. Como base teórica, mobilizou-se o conceito de letramento a partir da concepção dos Novos Estudos do Letramento, de Street (2014) e colaboradores, que advoga pelo entendimento de que os letramentos são práticas sociais eminentemente ideológicas. Utiliza-se, ainda, com base em Lea e Street (2006), o conceito de letramentos acadêmicos, entendidos como os letramentos necessários à inserção nas práticas letradas da universidade. Por fim, a partir das colaborações de Street (2010), Corrêa (2011), Komesu (2012) e Komesu e Gambarato (2013), baseia-se no conceito de aspectos ocultos/dimensões escondidas do letramento acadêmico, definidos como aqueles que, mesmo explicados no processo de ensino, não são satisfatoriamente realizados por meio da escrita. Para atingir nossos objetivos, realizou-se a coleta de 25 resenhas científicas escritas por estudantes da disciplina Leitura e Produção de Textos Acadêmicos, componente obrigatória do segundo período do curso de Letras da Universidade Federal do Ceará. A partir de uma abordagem qualitativa dos dados, a análise dos textos permitiu entrever que, na produção da resenha, além de ficarem ocultos os aspectos que dizem respeito à formatação do texto, a realização satisfatória de movimentos retóricos a partir da inserção da voz e do ponto de vista dos escritores, bem como a construção de uma solidez argumentativa e do diálogo entre fundamentos teóricos são fatores que permanecem ocultos nos textos produzidos, depreendendo disso que tais aspectos, uma vez que são importantes para o reconhecimento dos textos na esfera acadêmica, devem ser melhor explicitados e discutidos no contexto de ensino da escrita dos gêneros acadêmicos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "LETRAS / LINGUÍSTICA" "palavra_chave" => "LETRAMENTOS ACADÊMICOS, ASPECTOS OCULTOS, RESENHA CIENTÍFICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD1_SA146_ID1948_14092017191557.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:36" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO ROGIELLYSON DA SILVA ANDRADE" "autor_nome_curto" => "ROGIELLYSON" "autor_email" => "rogiellyson@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil" "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil" "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/join/2017" "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg" "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00" "publicacao_id" => 47 "publicacao_nome" => "Anais JOIN" "publicacao_codigo" => "2594-8318" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }