A sociedade contemporânea experimentou, no atual estágio de desenvolvimento
tecnológico, grandes transformações que provocaram importantes mudanças relacionadas à
dinamização e ampliação do acesso à informação e cada vez mais, as pessoas estão em contato com as
novas tecnologias da informação e comunicação (TICs). O surgimento das novas TICs, criaram novos
espaços que favoreceram o desenvolvimento do conhecimento, não limitando para esta função apenas
o ambiente escolar, tornando também outros locais como a residência e ambientes sociais propícios
para concretização do ensino. Este trabalho teve como finalidade, descrever e avaliar seis objetos
educacionais para o ensino de química do 1º ano do ensino médio. O trabalho desenvolveu-se em três
momentos, onde no primeiro, elaborou-se planos de aula de química para 1º ano do ensino médio e no
segundo momento, realizou-se uma pesquisa no repositório Phet Química, objetos educacionais que
poderiam ser utilizados de forma eficaz para realização das aulas elaboradas. No terceiro momento,
avaliou-se os aplicativos de acordo com a concepção de aprendizagem. O repositório Phet Simulações
apresenta objetos educacionais de qualidade, pois como pode ser visto na descrição e avaliação, de
acordo com as concepções de aprendizagem, cada um apresenta características específicas. Enquanto
um aplicativo funciona como jogo pedagógico, outro funciona apenas como atividade prática,
simulando algo que poderia ser feito em laboratório. De diferentes formas, mas em prol de um único
objetivo, que é gerar melhorias na aprendizagem dos jovens da educação básica, os recursos
tecnológicos podem contribuir para a qualificação do processo de ensino e de aprendizagem, pois o
uso de diferentes linguagens amplia o acesso às informações e facilita a construção do conhecimento.
De acordo com os resultados obtidos, observação do repositório e visualização de cada aplicativo,
pode-se concluir que o PhET Simulations® é um site com objetos educacionais que podem interferir
de forma eficiente no processo de ensino aprendizagem em química.