Artigo Anais III JOIN / Edição Brasil

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-8318

AVALIAÇÃO DE OBJETOS EDUCACIONAIS DISPONIBILIZADOS NO REPOSITÓRIO PHET SIMULATIONS® PARA O ENSINO DE QUÍMICA

Palavra-chaves: OBJETOS DE APRENDIZAGEM, QUÍMICA, RECURSOS TECNOLÓGICOS Comunicação Oral (CO) QUÍMICA
"2017-10-12 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 49619
    "edicao_id" => 73
    "trabalho_id" => 388
    "inscrito_id" => 1882
    "titulo" => """
      AVALIAÇÃO DE OBJETOS EDUCACIONAIS DISPONIBILIZADOS\r\n
      NO REPOSITÓRIO PHET SIMULATIONS® PARA O ENSINO DE\r\n
      QUÍMICA
      """
    "resumo" => """
      A sociedade contemporânea experimentou, no atual estágio de desenvolvimento\r\n
      tecnológico, grandes transformações que provocaram importantes mudanças relacionadas à\r\n
      dinamização e ampliação do acesso à informação e cada vez mais, as pessoas estão em contato com as\r\n
      novas tecnologias da informação e comunicação (TICs). O surgimento das novas TICs, criaram novos\r\n
      espaços que favoreceram o desenvolvimento do conhecimento, não limitando para esta função apenas\r\n
      o ambiente escolar, tornando também outros locais como a residência e ambientes sociais propícios\r\n
      para concretização do ensino. Este trabalho teve como finalidade, descrever e avaliar seis objetos\r\n
      educacionais para o ensino de química do 1º ano do ensino médio. O trabalho desenvolveu-se em três\r\n
      momentos, onde no primeiro, elaborou-se planos de aula de química para 1º ano do ensino médio e no\r\n
      segundo momento, realizou-se uma pesquisa no repositório Phet Química, objetos educacionais que\r\n
      poderiam ser utilizados de forma eficaz para realização das aulas elaboradas. No terceiro momento,\r\n
      avaliou-se os aplicativos de acordo com a concepção de aprendizagem. O repositório Phet Simulações\r\n
      apresenta objetos educacionais de qualidade, pois como pode ser visto na descrição e avaliação, de\r\n
      acordo com as concepções de aprendizagem, cada um apresenta características específicas. Enquanto\r\n
      um aplicativo funciona como jogo pedagógico, outro funciona apenas como atividade prática,\r\n
      simulando algo que poderia ser feito em laboratório. De diferentes formas, mas em prol de um único\r\n
      objetivo, que é gerar melhorias na aprendizagem dos jovens da educação básica, os recursos\r\n
      tecnológicos podem contribuir para a qualificação do processo de ensino e de aprendizagem, pois o\r\n
      uso de diferentes linguagens amplia o acesso às informações e facilita a construção do conhecimento.\r\n
      De acordo com os resultados obtidos, observação do repositório e visualização de cada aplicativo,\r\n
      pode-se concluir que o PhET Simulations® é um site com objetos educacionais que podem interferir\r\n
      de forma eficiente no processo de ensino aprendizagem em química.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "QUÍMICA"
    "palavra_chave" => "OBJETOS DE APRENDIZAGEM, QUÍMICA, RECURSOS TECNOLÓGICOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD1_SA41_ID1882_12092017003956.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:36"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:56:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GERLIANE DA COSTA BATISTA"
    "autor_nome_curto" => "GERLIANE COSTA"
    "autor_email" => "gerliane.batista@aluno.ue"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil"
    "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil"
    "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/join/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00"
    "publicacao_id" => 47
    "publicacao_nome" => "Anais JOIN"
    "publicacao_codigo" => "2594-8318"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 49619
    "edicao_id" => 73
    "trabalho_id" => 388
    "inscrito_id" => 1882
    "titulo" => """
      AVALIAÇÃO DE OBJETOS EDUCACIONAIS DISPONIBILIZADOS\r\n
      NO REPOSITÓRIO PHET SIMULATIONS® PARA O ENSINO DE\r\n
      QUÍMICA
      """
    "resumo" => """
      A sociedade contemporânea experimentou, no atual estágio de desenvolvimento\r\n
      tecnológico, grandes transformações que provocaram importantes mudanças relacionadas à\r\n
      dinamização e ampliação do acesso à informação e cada vez mais, as pessoas estão em contato com as\r\n
      novas tecnologias da informação e comunicação (TICs). O surgimento das novas TICs, criaram novos\r\n
      espaços que favoreceram o desenvolvimento do conhecimento, não limitando para esta função apenas\r\n
      o ambiente escolar, tornando também outros locais como a residência e ambientes sociais propícios\r\n
      para concretização do ensino. Este trabalho teve como finalidade, descrever e avaliar seis objetos\r\n
      educacionais para o ensino de química do 1º ano do ensino médio. O trabalho desenvolveu-se em três\r\n
      momentos, onde no primeiro, elaborou-se planos de aula de química para 1º ano do ensino médio e no\r\n
      segundo momento, realizou-se uma pesquisa no repositório Phet Química, objetos educacionais que\r\n
      poderiam ser utilizados de forma eficaz para realização das aulas elaboradas. No terceiro momento,\r\n
      avaliou-se os aplicativos de acordo com a concepção de aprendizagem. O repositório Phet Simulações\r\n
      apresenta objetos educacionais de qualidade, pois como pode ser visto na descrição e avaliação, de\r\n
      acordo com as concepções de aprendizagem, cada um apresenta características específicas. Enquanto\r\n
      um aplicativo funciona como jogo pedagógico, outro funciona apenas como atividade prática,\r\n
      simulando algo que poderia ser feito em laboratório. De diferentes formas, mas em prol de um único\r\n
      objetivo, que é gerar melhorias na aprendizagem dos jovens da educação básica, os recursos\r\n
      tecnológicos podem contribuir para a qualificação do processo de ensino e de aprendizagem, pois o\r\n
      uso de diferentes linguagens amplia o acesso às informações e facilita a construção do conhecimento.\r\n
      De acordo com os resultados obtidos, observação do repositório e visualização de cada aplicativo,\r\n
      pode-se concluir que o PhET Simulations® é um site com objetos educacionais que podem interferir\r\n
      de forma eficiente no processo de ensino aprendizagem em química.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "QUÍMICA"
    "palavra_chave" => "OBJETOS DE APRENDIZAGEM, QUÍMICA, RECURSOS TECNOLÓGICOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD1_SA41_ID1882_12092017003956.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:36"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:56:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GERLIANE DA COSTA BATISTA"
    "autor_nome_curto" => "GERLIANE COSTA"
    "autor_email" => "gerliane.batista@aluno.ue"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil"
    "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil"
    "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/join/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00"
    "publicacao_id" => 47
    "publicacao_nome" => "Anais JOIN"
    "publicacao_codigo" => "2594-8318"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 12 de outubro de 2017

Resumo

A sociedade contemporânea experimentou, no atual estágio de desenvolvimento tecnológico, grandes transformações que provocaram importantes mudanças relacionadas à dinamização e ampliação do acesso à informação e cada vez mais, as pessoas estão em contato com as novas tecnologias da informação e comunicação (TICs). O surgimento das novas TICs, criaram novos espaços que favoreceram o desenvolvimento do conhecimento, não limitando para esta função apenas o ambiente escolar, tornando também outros locais como a residência e ambientes sociais propícios para concretização do ensino. Este trabalho teve como finalidade, descrever e avaliar seis objetos educacionais para o ensino de química do 1º ano do ensino médio. O trabalho desenvolveu-se em três momentos, onde no primeiro, elaborou-se planos de aula de química para 1º ano do ensino médio e no segundo momento, realizou-se uma pesquisa no repositório Phet Química, objetos educacionais que poderiam ser utilizados de forma eficaz para realização das aulas elaboradas. No terceiro momento, avaliou-se os aplicativos de acordo com a concepção de aprendizagem. O repositório Phet Simulações apresenta objetos educacionais de qualidade, pois como pode ser visto na descrição e avaliação, de acordo com as concepções de aprendizagem, cada um apresenta características específicas. Enquanto um aplicativo funciona como jogo pedagógico, outro funciona apenas como atividade prática, simulando algo que poderia ser feito em laboratório. De diferentes formas, mas em prol de um único objetivo, que é gerar melhorias na aprendizagem dos jovens da educação básica, os recursos tecnológicos podem contribuir para a qualificação do processo de ensino e de aprendizagem, pois o uso de diferentes linguagens amplia o acesso às informações e facilita a construção do conhecimento. De acordo com os resultados obtidos, observação do repositório e visualização de cada aplicativo, pode-se concluir que o PhET Simulations® é um site com objetos educacionais que podem interferir de forma eficiente no processo de ensino aprendizagem em química.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.