DIDÁTICA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: REFLEXÕES SOBRE A DOCÊNCIA NA CONTEMPORANEIDADE
"2017-10-12 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 49742 "edicao_id" => 73 "trabalho_id" => 679 "inscrito_id" => 635 "titulo" => "DIDÁTICA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: REFLEXÕES SOBRE A DOCÊNCIA NA CONTEMPORANEIDADE" "resumo" => "A necessidade da amplitude dos saberes para a docência traz a tona um questionamento sobre o lugar da Didática durante a formação de professores. A escola do século XXI encontra-se inserida em um contexto de complexidade e princípios que precisam ser acompanhados pelos atores sociais a quem é atribuída a responsabilidade de formação de cidadãos, no caso especifico, os professores. Assim sendo, tal artigo propõe a seguinte discussão: O que professores, que terminaram alguma licenciatura, entendem por Didática? As reflexões deste trabalho incidem em: Analisar o que professores, que estão lecionando em sala de aula, entendem por Didática. E, especificamente: i) Caracterizar o papel da didática no trabalho docente; ii) Descrever os limites e as possibilidades do professor em sala de aula; iii) Refletir sobre os desafios da prática docente. Dessa forma e diante da atual conjectura social, cognitiva e afetiva da sociedade em que estamos inseridos, questionar o papel da Didática em sala de aula requer um olhar para o lugar que o professor ocupa diante desse contexto. Ao serem questionados sobre o que é Didática, os professores, via de regra, afirmam que tal conhecimento está relacionado à prática, à transmissão e à forma sobre como ensinar. Assim sendo, não se percebem como sujeitos históricos, situados socialmente dentro de um contexto mais amplo ao qual a escola e os seus fazeres estão relacionados. Logo, encontra-se na disciplina de Didática a oportunidade de discutir sobre as diversas funções sociais da escola, as características do trabalho docente, as relações entre o processo de ensino e o processo de aprendizagem, bem como os elementos que permeiam as técnicas e o fazer pedagógico diário do professor." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO" "palavra_chave" => "DIDÁTICA, FORMAÇÃO, PROFESSORES, SABERES DOCENTES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD1_SA107_ID635_14092017233421.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:36" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RENATO CARNEIRO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "RENATO CARNEIRO" "autor_email" => "renatoccfav@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil" "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil" "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/join/2017" "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg" "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00" "publicacao_id" => 47 "publicacao_nome" => "Anais JOIN" "publicacao_codigo" => "2594-8318" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 49742 "edicao_id" => 73 "trabalho_id" => 679 "inscrito_id" => 635 "titulo" => "DIDÁTICA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: REFLEXÕES SOBRE A DOCÊNCIA NA CONTEMPORANEIDADE" "resumo" => "A necessidade da amplitude dos saberes para a docência traz a tona um questionamento sobre o lugar da Didática durante a formação de professores. A escola do século XXI encontra-se inserida em um contexto de complexidade e princípios que precisam ser acompanhados pelos atores sociais a quem é atribuída a responsabilidade de formação de cidadãos, no caso especifico, os professores. Assim sendo, tal artigo propõe a seguinte discussão: O que professores, que terminaram alguma licenciatura, entendem por Didática? As reflexões deste trabalho incidem em: Analisar o que professores, que estão lecionando em sala de aula, entendem por Didática. E, especificamente: i) Caracterizar o papel da didática no trabalho docente; ii) Descrever os limites e as possibilidades do professor em sala de aula; iii) Refletir sobre os desafios da prática docente. Dessa forma e diante da atual conjectura social, cognitiva e afetiva da sociedade em que estamos inseridos, questionar o papel da Didática em sala de aula requer um olhar para o lugar que o professor ocupa diante desse contexto. Ao serem questionados sobre o que é Didática, os professores, via de regra, afirmam que tal conhecimento está relacionado à prática, à transmissão e à forma sobre como ensinar. Assim sendo, não se percebem como sujeitos históricos, situados socialmente dentro de um contexto mais amplo ao qual a escola e os seus fazeres estão relacionados. Logo, encontra-se na disciplina de Didática a oportunidade de discutir sobre as diversas funções sociais da escola, as características do trabalho docente, as relações entre o processo de ensino e o processo de aprendizagem, bem como os elementos que permeiam as técnicas e o fazer pedagógico diário do professor." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO" "palavra_chave" => "DIDÁTICA, FORMAÇÃO, PROFESSORES, SABERES DOCENTES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD1_SA107_ID635_14092017233421.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:36" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RENATO CARNEIRO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "RENATO CARNEIRO" "autor_email" => "renatoccfav@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil" "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil" "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/join/2017" "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg" "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00" "publicacao_id" => 47 "publicacao_nome" => "Anais JOIN" "publicacao_codigo" => "2594-8318" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }