As ações que um docente tem em sua sala de aula revelam a sua concepção e intenção. Mudanças profundas vêm acontecendo na nossa sociedade, o que produziu transformações na prática social do ser humano. A educação ficou muito tempo atrasada no que se diz reconhecer a diversidade do outro e hoje esta não pôde ficar mais alheia a essas diferenças. Assim vemos a grande inquietude no setor educacional em provocar reformas no ensino para se adequar a nova demanda da sociedade, entre, essas demandam a inclusão social e o reconhecimento das diferenças do outro. Nessa perspectiva este trabalho vêm fazer uma abordagem sobre a diversidade escolar, onde procurou se saber como os professores de Sobral cidade com escolas com maior nota no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) têm trabalhado a questão de inclusão e diversidade em suas escolas. Assim, embasados em pesquisa qualitativa e entrevista estruturada realizadas com os professores destas escolas, ficou evidenciado o quanto ainda falta informações para estes professores, trabalharem com a diversidade e inclusão em seu cotidiano. Mas estes com atitudes simples vêm fazendo mudanças de forma significativa em seus espaços de trabalho, fazendo avanços no ensino e na formação de seus alunos, educando crianças com maior sensibilidade a questão de diferenças do outro, os aproximando da educação tão sonhada por nos professores. Assim desenvolvemos este trabalho em estudo especifico a partir da visão e atitudes dos professores estudados de como estes vêm a realizar a formação sociocultural e diversificada de seus alunos e assim demais pessoas da sociedade.