ESTUDO EM PERIÓDICOS BRASILEIROS DE EDUCAÇÃO FÍSICA SOBRE PUBLICAÇÕES INTERDISCIPLINARES
"2017-10-12 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 49815 "edicao_id" => 73 "trabalho_id" => 360 "inscrito_id" => 2101 "titulo" => "ESTUDO EM PERIÓDICOS BRASILEIROS DE EDUCAÇÃO FÍSICA SOBRE PUBLICAÇÕES INTERDISCIPLINARES" "resumo" => "O estudo sobre publicações de determinada área de conhecimento compreendendo um certo período de tempo torna-se importante tendo em visto que dá para compreender e refletir sobre os caminhos trilhados, possibilitando entender o passado e projetar situações futuras reduzindo equívocos. Nesse sentido, para a configuração deste pesquisa considerou-se como objetivo verificar a existência de estudos interdisciplinares em periódicos de Educação Física nos últimos 5 anos (2012 – 2016). De forma mais específica, analisar com quais áreas a Educação Física vem interagindo. No que diz respeito ao percurso metodológico, a pesquisa caracterizou-se como bibliográfica. Como forma de demarcar o campo investigativo, optou-se em analisar publicações de classificação, webqualis Capes, A1, A2, B1 e B2. Após a análise destas publicações, observou-se que foram publicados 1.511 artigos neste período de tempo nos periódicos explorados. Deste total, após a análise, encontrou-se apenas 3 estudos interdisciplinares. Percebe-se nestas publicações a interação da Educação Física com outras áreas do conhecimento, como por exemplo: meio ambiente, saúde, história, sociologia, psicologia e antropologia. Considera-se essa interação importante na medida em que acredita-se que práticas pedagógicas interdisciplinares, dependendo de como são conduzidas, podem contextualizar melhor as áreas de conhecimento. Para isso, julga-se imprescindível a conscientização dos profissionais envolvidos, bem como uma mudança de atitude. Mudança essa que perpassa o entendimento de trabalho em equipe, estar disposto a estudar outra área de conhecimento, horas extras de estudos e, acima de tudo, responsabilidade com a educação. Para tanto, apesar de se reconhecer a importância de trabalhar a Educação Física considerando a interdisciplinaridade, é quase inexistente publicações de neste contexto nos periódicos estudados. Assim sendo, espera-se que a Educação Física possa interagir com mais frequência com outros campos do conhecimento possibilitando aos educandos uma vivência educacional mais contextualizada." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO FÍSICA" "palavra_chave" => "PUBLICAÇÕES, INTERDISCIPLINAR, EDUCAÇÃO FÍSICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD1_SA126_ID2101_11092017213401.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:36" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MAIKON MOISES DE OLIVEIRA MAIA" "autor_nome_curto" => "MAIKON MAIA" "autor_email" => "maikon_oliveira@hotmail.c" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil" "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil" "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/join/2017" "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg" "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00" "publicacao_id" => 47 "publicacao_nome" => "Anais JOIN" "publicacao_codigo" => "2594-8318" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 49815 "edicao_id" => 73 "trabalho_id" => 360 "inscrito_id" => 2101 "titulo" => "ESTUDO EM PERIÓDICOS BRASILEIROS DE EDUCAÇÃO FÍSICA SOBRE PUBLICAÇÕES INTERDISCIPLINARES" "resumo" => "O estudo sobre publicações de determinada área de conhecimento compreendendo um certo período de tempo torna-se importante tendo em visto que dá para compreender e refletir sobre os caminhos trilhados, possibilitando entender o passado e projetar situações futuras reduzindo equívocos. Nesse sentido, para a configuração deste pesquisa considerou-se como objetivo verificar a existência de estudos interdisciplinares em periódicos de Educação Física nos últimos 5 anos (2012 – 2016). De forma mais específica, analisar com quais áreas a Educação Física vem interagindo. No que diz respeito ao percurso metodológico, a pesquisa caracterizou-se como bibliográfica. Como forma de demarcar o campo investigativo, optou-se em analisar publicações de classificação, webqualis Capes, A1, A2, B1 e B2. Após a análise destas publicações, observou-se que foram publicados 1.511 artigos neste período de tempo nos periódicos explorados. Deste total, após a análise, encontrou-se apenas 3 estudos interdisciplinares. Percebe-se nestas publicações a interação da Educação Física com outras áreas do conhecimento, como por exemplo: meio ambiente, saúde, história, sociologia, psicologia e antropologia. Considera-se essa interação importante na medida em que acredita-se que práticas pedagógicas interdisciplinares, dependendo de como são conduzidas, podem contextualizar melhor as áreas de conhecimento. Para isso, julga-se imprescindível a conscientização dos profissionais envolvidos, bem como uma mudança de atitude. Mudança essa que perpassa o entendimento de trabalho em equipe, estar disposto a estudar outra área de conhecimento, horas extras de estudos e, acima de tudo, responsabilidade com a educação. Para tanto, apesar de se reconhecer a importância de trabalhar a Educação Física considerando a interdisciplinaridade, é quase inexistente publicações de neste contexto nos periódicos estudados. Assim sendo, espera-se que a Educação Física possa interagir com mais frequência com outros campos do conhecimento possibilitando aos educandos uma vivência educacional mais contextualizada." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO FÍSICA" "palavra_chave" => "PUBLICAÇÕES, INTERDISCIPLINAR, EDUCAÇÃO FÍSICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD1_SA126_ID2101_11092017213401.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:36" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MAIKON MOISES DE OLIVEIRA MAIA" "autor_nome_curto" => "MAIKON MAIA" "autor_email" => "maikon_oliveira@hotmail.c" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil" "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil" "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/join/2017" "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg" "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00" "publicacao_id" => 47 "publicacao_nome" => "Anais JOIN" "publicacao_codigo" => "2594-8318" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }