FACEBOOK E ENFERMAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ESTRATÉGIA POTENCIALIZADORA DE ENSINO E APRENDIZAGEM
"2017-10-12 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 49838 "edicao_id" => 73 "trabalho_id" => 798 "inscrito_id" => 440 "titulo" => "FACEBOOK E ENFERMAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ESTRATÉGIA POTENCIALIZADORA DE ENSINO E APRENDIZAGEM" "resumo" => "Nos últimos anos, vem-se enfrentando inúmeras transformações técnico-cientificas que implicam em profundas transformações. Um desses exemplos são as redes sociais, as quais podem ser compreendidas como espaço virtual propício para o estabelecimento de negociações comerciais, contatos entre diferentes culturas, estabelecimento de relações e até mesmo de compartilhamento de informações, o que propicia um espaço de aprendizado. Especificamente, no que tange ao campo da educação, a participação dos sujeitos nas redes sociais configura-se num lócus propício para que o processo de ensino e aprendizado possa ser potencializado. Nesse sentido, tem-se como objetivo relatar as experiências de utilização do facebook como estratégia metodológica nas disciplinas de Semiologia e Semiotécnica I e II do curso de Bacharelado em Enfermagem da Faculdade do Vale do Jaguaribe – FVJ, instituição localizada no interior do estado do Ceará. Trata-se, portanto, de um relato de experiência, que se configura num estudo cujo objetivo é descrever, narrar, relatar as experiências vivenciadas acerca da utilização do facebook como recurso mediador do ensino e aprendizado, durante os dois semestres letivos do ano de 2016, com a mesma turma que, a priori, cursou Semiologia e Semiotécnica I e no semestre subsequente Semiologia e Semiotécnica II. Inicialmente, os discentes foram apresentados à essa proposta de trabalho. Em seguida, organizaram-se em equipes, a fim de realizar o compartilhamento de materiais nessa rede social, segundo cronograma previamente definido. Foi criado, pois, um grupo fechado no facebook, sendo adicionados os alunos, a professora e a monitora da disciplina. Cada equipe teve a responsabilidade de realizar três postagens, sendo duas de materiais já existentes: notícias, artigos, vídeos, apresentações em power point, dentre outros, e uma publicação abrangendo um vídeo produzido por eles mesmos. Ante as atividades empreendidas, foi possível perceber que os alunos ficaram surpresos com a possibilidade apresentada pela docente de utilização do facebook como espaço virtual de aprendizagem, mas, mesmo assim, demonstraram-se dispostos a embarcar na proposta, de forma entusiasmada, tanto que aderiram à ideia. Identificou-se que tiveram a preocupação de postar materiais não só nas datas predefinidas, mas também de selecionar materiais que subsidiassem uma discussão e reflexão entre os participantes. Foi inclusive surpreendente identificar que alguns iam além e chegavam a produzir mais de um vídeo, porque queriam apresentar um trabalho original para os colegas. Constata-se, portanto, que a utilização dessa rede social possibilitou não só trabalhar os conhecimentos técnico-científicos inerentes ao exercício profissional à Enfermagem, mas também trabalhar valores ético-morais, tais como: respeito, solidariedade, cooperação, entre outros, indispensáveis para a formação do sujeito na sua integralidade humana." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "ENFERMAGEM" "palavra_chave" => "ENFERMAGEM, ENSINO, REDE SOCIAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD4_SA87_ID440_15092017181431.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:36" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MÁRCIA JAÍNNE CAMPELO CHAVES" "autor_nome_curto" => "JAÍNNE CAMPELO" "autor_email" => "jainne.campelo@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFROBRASILEIRA (UNILAB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil" "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil" "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/join/2017" "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg" "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00" "publicacao_id" => 47 "publicacao_nome" => "Anais JOIN" "publicacao_codigo" => "2594-8318" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 49838 "edicao_id" => 73 "trabalho_id" => 798 "inscrito_id" => 440 "titulo" => "FACEBOOK E ENFERMAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ESTRATÉGIA POTENCIALIZADORA DE ENSINO E APRENDIZAGEM" "resumo" => "Nos últimos anos, vem-se enfrentando inúmeras transformações técnico-cientificas que implicam em profundas transformações. Um desses exemplos são as redes sociais, as quais podem ser compreendidas como espaço virtual propício para o estabelecimento de negociações comerciais, contatos entre diferentes culturas, estabelecimento de relações e até mesmo de compartilhamento de informações, o que propicia um espaço de aprendizado. Especificamente, no que tange ao campo da educação, a participação dos sujeitos nas redes sociais configura-se num lócus propício para que o processo de ensino e aprendizado possa ser potencializado. Nesse sentido, tem-se como objetivo relatar as experiências de utilização do facebook como estratégia metodológica nas disciplinas de Semiologia e Semiotécnica I e II do curso de Bacharelado em Enfermagem da Faculdade do Vale do Jaguaribe – FVJ, instituição localizada no interior do estado do Ceará. Trata-se, portanto, de um relato de experiência, que se configura num estudo cujo objetivo é descrever, narrar, relatar as experiências vivenciadas acerca da utilização do facebook como recurso mediador do ensino e aprendizado, durante os dois semestres letivos do ano de 2016, com a mesma turma que, a priori, cursou Semiologia e Semiotécnica I e no semestre subsequente Semiologia e Semiotécnica II. Inicialmente, os discentes foram apresentados à essa proposta de trabalho. Em seguida, organizaram-se em equipes, a fim de realizar o compartilhamento de materiais nessa rede social, segundo cronograma previamente definido. Foi criado, pois, um grupo fechado no facebook, sendo adicionados os alunos, a professora e a monitora da disciplina. Cada equipe teve a responsabilidade de realizar três postagens, sendo duas de materiais já existentes: notícias, artigos, vídeos, apresentações em power point, dentre outros, e uma publicação abrangendo um vídeo produzido por eles mesmos. Ante as atividades empreendidas, foi possível perceber que os alunos ficaram surpresos com a possibilidade apresentada pela docente de utilização do facebook como espaço virtual de aprendizagem, mas, mesmo assim, demonstraram-se dispostos a embarcar na proposta, de forma entusiasmada, tanto que aderiram à ideia. Identificou-se que tiveram a preocupação de postar materiais não só nas datas predefinidas, mas também de selecionar materiais que subsidiassem uma discussão e reflexão entre os participantes. Foi inclusive surpreendente identificar que alguns iam além e chegavam a produzir mais de um vídeo, porque queriam apresentar um trabalho original para os colegas. Constata-se, portanto, que a utilização dessa rede social possibilitou não só trabalhar os conhecimentos técnico-científicos inerentes ao exercício profissional à Enfermagem, mas também trabalhar valores ético-morais, tais como: respeito, solidariedade, cooperação, entre outros, indispensáveis para a formação do sujeito na sua integralidade humana." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "ENFERMAGEM" "palavra_chave" => "ENFERMAGEM, ENSINO, REDE SOCIAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD4_SA87_ID440_15092017181431.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:36" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MÁRCIA JAÍNNE CAMPELO CHAVES" "autor_nome_curto" => "JAÍNNE CAMPELO" "autor_email" => "jainne.campelo@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFROBRASILEIRA (UNILAB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil" "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil" "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/join/2017" "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg" "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00" "publicacao_id" => 47 "publicacao_nome" => "Anais JOIN" "publicacao_codigo" => "2594-8318" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }