Esta pesquisa aborda a temática das novas tecnologias e inclusão social apresentando os resultados de uma pesquisa com uso das novas tecnologias para a criação de um dicionário eletrônico de imagens para alunos com surdez. A metodologia adotada contempla a realização de uma pesquisa ação, que busca desenvolver um recurso tecnológico voltado para atender as necessidades educativas especiais de pessoas com deficiências, discentes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), campus Campina Grande. Referido estudo tem como objetivo minimizar os osbstáculos que os alunos surdos enfrentam em processo de iniciação cientifica em suas áreas especificas de estudo. Para tanto, nos utilizamos das novas tecnologias para desenvolver um dicionário de imagens que possa mediar os processos de interação de alunos surdos com professores e alunos ouvintes. A partir do que foi observada em fases preliminares deste estudo, justifica-se a necessidade de desenvolvimento de recursos tecnológicos voltado a minimização das dificuldades de comunicação vivenciadas entre professores e alunos surdos, bem como entre alunos ouvintes e alunos surdos, no sentindo de contribuir com uma educação verdadeiramente inclusiva, que possa resultar em aprendizagem significativa. Como resultado de nossa pesquisa criamos o dicionário eletrônico de imagens que é uma aplicação web, ou seja, para acessá-lo é necessário ter um browser instalado em seu computador como Chrome, Internet Explorer e outros. Com interface simples, o dicionário eletrônico busca tornar as aulas da disciplina de metodologia da pesquisa, informatizadas e principalmente inclusivas, com uso desta tecnologia classificada como tecnologia assistiva. Concluímos que o uso das novas tecnologias é cada vez mais necessário, pois tomando como referência os resultados dessa pesquisa, ressaltamos a eficiência do dicionário eletrônico de imagens, ferramenta classificada como tecnologia assistiva, no combate das barreiras e na contribuição efetiva no processo de inclusão dos alunos com necessidades especiais na escola comum.