O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E O FRACASSO ESCOLAR NA PERSPECTIVA DE CRIANÇAS EM SITUAÇÃO DE POBREZA: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO EM ESCOLA PÚBLICA DE PARNAÍBA-PI
"2017-10-12 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 50005 "edicao_id" => 73 "trabalho_id" => 908 "inscrito_id" => 858 "titulo" => "O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E O FRACASSO ESCOLAR NA PERSPECTIVA DE CRIANÇAS EM SITUAÇÃO DE POBREZA: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO EM ESCOLA PÚBLICA DE PARNAÍBA-PI" "resumo" => "Este estudo tem como finalidade apresentar os avanços teórico-metodológicos na área da alfabetização que visam minimizar o fenômeno do fracasso escolar, bem como compreender e refletir as causas desse fenômeno e quais caminhos poder-se-á seguir para sanar tal problema em uma das escolas públicas de Parnaíba/PI. Assim como a alfabetização e o letramento são processos que caminham juntos, inicia-se nossa discussão teórica, traçando uma contextualização sobre as leis que regem a educação, e os processos de apropriação da leitura e escrita. Utilizou-se como metodologia de pesquisa o estudo exploratório, abordagem qualitativa, pois esse método possibilita captar um olhar mais subjetivo daqueleTs que fazem parte do estudo. Na prática, observa-se, aplica-se questionários, realiza-se entrevistas e aplica-se testes com alunos e professores das séries iniciais do Ensino Fundamental. O referencial teórico baseia-se nas teorias de Soares, Ferreiro e Teberosky e André. Soares, entre outros, possibilitou um conhecimento teórico que serviu como alicerce para a fundamentação de conceitos que envolvem o alfabetizar letrando e as teorias explicativas que existem sobre o fracasso escolar. Este estudo contribuirá para um repensar do educador atuante nas classes de alfabetização, onde o mesmo refletirá sobre sua prática pedagógica, podendo reconstruí-la. Os resultados da pesquisa apontam que a sociedade deve se conscientizar de que a educação é parte fundamental para uma mudança efetiva e para tanto deve investir pesado no setor educacional e na valorização dos profissionais da educação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO" "palavra_chave" => "FRACASSO ESCOLAR, ESCOLA PÚBLICA, ALFABETIZAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD1_SA107_ID858_15092017221339.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:37" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EUGENIA NOGUEIRA BARROS" "autor_nome_curto" => "EUGENIA" "autor_email" => "eugeniaphb@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil" "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil" "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/join/2017" "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg" "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00" "publicacao_id" => 47 "publicacao_nome" => "Anais JOIN" "publicacao_codigo" => "2594-8318" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 50005 "edicao_id" => 73 "trabalho_id" => 908 "inscrito_id" => 858 "titulo" => "O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E O FRACASSO ESCOLAR NA PERSPECTIVA DE CRIANÇAS EM SITUAÇÃO DE POBREZA: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO EM ESCOLA PÚBLICA DE PARNAÍBA-PI" "resumo" => "Este estudo tem como finalidade apresentar os avanços teórico-metodológicos na área da alfabetização que visam minimizar o fenômeno do fracasso escolar, bem como compreender e refletir as causas desse fenômeno e quais caminhos poder-se-á seguir para sanar tal problema em uma das escolas públicas de Parnaíba/PI. Assim como a alfabetização e o letramento são processos que caminham juntos, inicia-se nossa discussão teórica, traçando uma contextualização sobre as leis que regem a educação, e os processos de apropriação da leitura e escrita. Utilizou-se como metodologia de pesquisa o estudo exploratório, abordagem qualitativa, pois esse método possibilita captar um olhar mais subjetivo daqueleTs que fazem parte do estudo. Na prática, observa-se, aplica-se questionários, realiza-se entrevistas e aplica-se testes com alunos e professores das séries iniciais do Ensino Fundamental. O referencial teórico baseia-se nas teorias de Soares, Ferreiro e Teberosky e André. Soares, entre outros, possibilitou um conhecimento teórico que serviu como alicerce para a fundamentação de conceitos que envolvem o alfabetizar letrando e as teorias explicativas que existem sobre o fracasso escolar. Este estudo contribuirá para um repensar do educador atuante nas classes de alfabetização, onde o mesmo refletirá sobre sua prática pedagógica, podendo reconstruí-la. Os resultados da pesquisa apontam que a sociedade deve se conscientizar de que a educação é parte fundamental para uma mudança efetiva e para tanto deve investir pesado no setor educacional e na valorização dos profissionais da educação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO" "palavra_chave" => "FRACASSO ESCOLAR, ESCOLA PÚBLICA, ALFABETIZAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD1_SA107_ID858_15092017221339.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:37" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EUGENIA NOGUEIRA BARROS" "autor_nome_curto" => "EUGENIA" "autor_email" => "eugeniaphb@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil" "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil" "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/join/2017" "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg" "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00" "publicacao_id" => 47 "publicacao_nome" => "Anais JOIN" "publicacao_codigo" => "2594-8318" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }