O USO DE ESTRATÉGIAS DE ENSINAGEM NA SALA DE AULA: EXPERIÊNCIA DE JÚRI SIMULADO NA AULA DE SOCIOLOGIA
"2017-10-12 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 50018 "edicao_id" => 73 "trabalho_id" => 103 "inscrito_id" => 535 "titulo" => "O USO DE ESTRATÉGIAS DE ENSINAGEM NA SALA DE AULA: EXPERIÊNCIA DE JÚRI SIMULADO NA AULA DE SOCIOLOGIA" "resumo" => "O estudo e debates dos conteúdos e temas das Ciências Sociais no Ensino Médio é de significativa importância na formação de jovens críticos e capacitados para atuação profissional social e política, como tem evocado e desejado os documentos regulamentadores da educação básica do Brasil. Todavia, numerosas são as adversidades e as carências do sistema educacional brasileiro, tanto de caráter humano como estrutural, que provocam nos docentes a necessidade de reinventar-se e de galgar meios que atraiam os discentes e os motivem ao exercício do “aprender a aprender” PCN (2000). Faz-se necessário renegar a Pedagogia Tradicional e propiciar o protagonismo do aluno na sala de aula e no planejamento dos temas curriculares. Como exemplo de uma técnica de ensino que propicia um profícuo debate e interesse do aluno pelo assunto proposto pelo professor, tem-se o Júri Simulado, neste espaço debatido e praticado à luz das autoras ANASTASIOU e ALVES (2003). Desta forma, neste trabalho apresenta-se um relato de experiência e problematização à cerca da realização desta estratégia de ensinagem. A aplicação desta atividade foi realizada numa aula de Sociologia, enquanto se trabalhava os conceitos de Relativismo Cultural e Etnocentrismo. A turma foi o 2º ano B do Ensino Médio, turno vespertino do Colégio Estadual do Atheneu Norte Riograndese (SEEC/RN), como intervenção do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), por meio do subprojeto de Ciências Sociais da UFRN." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO" "palavra_chave" => "ESTRÁTEGIAS DE ENSINAGEM, JÚRI SIMULADO, ETNOCENTRISMO, RELATIVISMO CULTURAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD1_SA28_ID535_26072017150127.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:37" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOÃO DANIEL DE LIMA SIMEÃO" "autor_nome_curto" => "DANIEL SIMEÃO" "autor_email" => "danielsimeao@outlook.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil" "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil" "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/join/2017" "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg" "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00" "publicacao_id" => 47 "publicacao_nome" => "Anais JOIN" "publicacao_codigo" => "2594-8318" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 50018 "edicao_id" => 73 "trabalho_id" => 103 "inscrito_id" => 535 "titulo" => "O USO DE ESTRATÉGIAS DE ENSINAGEM NA SALA DE AULA: EXPERIÊNCIA DE JÚRI SIMULADO NA AULA DE SOCIOLOGIA" "resumo" => "O estudo e debates dos conteúdos e temas das Ciências Sociais no Ensino Médio é de significativa importância na formação de jovens críticos e capacitados para atuação profissional social e política, como tem evocado e desejado os documentos regulamentadores da educação básica do Brasil. Todavia, numerosas são as adversidades e as carências do sistema educacional brasileiro, tanto de caráter humano como estrutural, que provocam nos docentes a necessidade de reinventar-se e de galgar meios que atraiam os discentes e os motivem ao exercício do “aprender a aprender” PCN (2000). Faz-se necessário renegar a Pedagogia Tradicional e propiciar o protagonismo do aluno na sala de aula e no planejamento dos temas curriculares. Como exemplo de uma técnica de ensino que propicia um profícuo debate e interesse do aluno pelo assunto proposto pelo professor, tem-se o Júri Simulado, neste espaço debatido e praticado à luz das autoras ANASTASIOU e ALVES (2003). Desta forma, neste trabalho apresenta-se um relato de experiência e problematização à cerca da realização desta estratégia de ensinagem. A aplicação desta atividade foi realizada numa aula de Sociologia, enquanto se trabalhava os conceitos de Relativismo Cultural e Etnocentrismo. A turma foi o 2º ano B do Ensino Médio, turno vespertino do Colégio Estadual do Atheneu Norte Riograndese (SEEC/RN), como intervenção do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), por meio do subprojeto de Ciências Sociais da UFRN." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO" "palavra_chave" => "ESTRÁTEGIAS DE ENSINAGEM, JÚRI SIMULADO, ETNOCENTRISMO, RELATIVISMO CULTURAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD1_SA28_ID535_26072017150127.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:37" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOÃO DANIEL DE LIMA SIMEÃO" "autor_nome_curto" => "DANIEL SIMEÃO" "autor_email" => "danielsimeao@outlook.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil" "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil" "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/join/2017" "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg" "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00" "publicacao_id" => 47 "publicacao_nome" => "Anais JOIN" "publicacao_codigo" => "2594-8318" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }