Este Trabalho é proveniente do projeto de pesquisa “O livro didático de história dos anos iniciais do Ensino Fundamental e a temática afrobrasileira”, PIBIC/CNPQ que está englobado em um projeto maior do PROPESQ/UEPB, em andamento. Que tem por objetivo averiguar e analisar qual a visão da história afrobrasileira presente nos livros didáticos de história do Ensino Fundamental, utilizados nas escolas públicas municipais de Campina Grande. A inquietação a respeito do que vem sendo apresentado nesses livros sobre a questão afrobrasileira surgiu da hipótese da carência de formação docente. Será que os/as professores/as dos anos iniciais do Ensino Fundamental tem conhecimento sobre a história e cultura afrobrasileira e africana? Quais os conteúdos sobre o povo negro que são tratados nos livros didáticos? A metodologia envolve aspectos quantitativos e qualitativos, trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva embasada no estudo bibliográfico e documental. Seu universo abrange as escolas públicas municipais de Campina Grande. Os resultados até o momento apontaram que a maioria das escolas apresenta materiais didáticos e paradidáticos sobre o tema, mas existem questões escolares e extra-escolares que dificultam o desenvolvimento de uma proposta sistemática e orientada na direção da temática afrobrasileira. Acreditamos que é de suma importância investigar quais os fatores que levam os/as professores/as a rejeitarem e a resistirem no enfoque da problemática. Elucidar essa questão será fundamental para a implementação da lei 10.639/2003 nas escolas da rede pública municipal de ensino.