A expansão das Instituições Federais de Ensino é um fenômeno recente no País, sendo importante conhecermos a dimensão das transformações socioespaciais que estas Instituições têm causado. Sabendo que é pequeno o quantitativo de estudos que, diretamente, inter-relacionam geografia e educação, surgiu o interesse em desenvolver uma pesquisa que verificasse se houve alterações nas dinâmicas socioespaciais do/no espaço urbano de Crateús - CE, a partir da chegada do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE. Para o pleno alcance do objetivo estabelecido, buscamos inicialmente compreender, por meio de periodizações, as diferentes funções assumidas pelo território do município de Crateús ao longo do tempo que o capacitaram, na contemporaneidade, para receber um campus. Assim como julgamos ser necessário investigar, também, os impactos socioeconômicos e espaciais, resultantes da instalação da unidade. Na busca pelos rebatimentos econômicos levantamos dados referentes ao montante de bolsas e auxílios pagos aos estudantes, assim como o valor correspondente aos salários de terceirizados e servidores da unidade, logo, por meio de questionário disponibilizado no sistema acadêmico, verificamos qual a porcentagem destes recursos que são gastos em Crateús, a partir do usufruto de serviços e do consumo diverso, contribuindo com o maior dinamismo econômico do Município. Os resultados revelaram que é considerável a contribuição para a economia local. Outro viés de intervenção verificado foi o da formação de profissionais para atuarem no mercado local, para tanto recorremos a dados que nos mostraram a quantidade de egressos por área de formação. Os dados revelam que ao longo de oito anos a unidade já formou mais de 600 pessoas em diversas áreas, logo, são profissionais colocados à disposição do mercado local e regional. Quanto as alterações espaciais, a unidade foi inaugurada em 2010 em uma região erma da cidade, a pesquisa revela que a escolha do local se pautou na intencionalidade da valorização da área, visando a sua revitalização e consequente valorização dos terrenos do entorno, gerando assim lucratividade para o setor imobiliário. Santos (1988, p.10) nos fala que o espaço é: “[...] um conjunto de formas contendo cada qual frações da sociedade em movimento. As formas, pois têm um papel na realização social”. Este pensamento nos revela que um fixo carrega consigo além de sua função imediata como objeto técnico, outras que são atribuídas pela sociedade a partir de seu uso, logo, o IF de Crateús enquanto fixo foi pensado unicamente como uma unidade formadora, mas uma vez instalado desencadeou processos diversos como o impulsionamento do crescimento da malha urbana, pois a pesquisa revela que a região antes isolada hoje se encontra totalmente urbanizada, tendo surgido um novo bairro nas suas intermediações. É notória a contribuição do IFCE para o desenvolvimento de Crateús, sendo isso demonstrado por aspectos econômicos, sociais – a partir do nível econômico do público atendido – e urbanos. Cremos, a partir do que nos foi revelado pelo estudo, que a expansão dos IF’s carrega consigo o potencial de revolucionar a educação nacional, contribuindo assim para o arrefecimento das desigualdades regionais.
Palavras-chave: Institutos Federais. Expansão. Desenvolvimento. Social. Urbano.
Bibliografia:
SANTOS, M. Metamorfose do espaço habitado. São Paulo: Hucitec, 1988.