LOPES, Youri Djorkaeff Da Silva. O uso do smartphone como objeto de aprendizagem. Anais VII ENALIC... Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/51583>. Acesso em: 23/11/2024 14:48
O USO DO SMARTPHONE COMO OBJETO DE APRENDIZAGEM [1] Rodolfo Rodrigues Lucas dos Santos/rodolfo_hodrigues@hotmail.com/UFERSA [2] Youri Djorkaeff da Silva Lopes/UFERSA Eixo Temático: Processos de Ensino e aprendizagem Resumo O resumo do trabalho intitulado: O uso do smartphone como objeto de aprendizagem, trata-se de um trabalho aplicado na escola da rede pública estadual de ensino a Escola Estadual Professor Francisco veras, localizada no interior do Rio Grande do Norte na cidade de Angicos, onde é muito comum a problemática com o uso dos dispositivos móveis nas escolas. Este problema tem dificultado o cotidiano dos professores nas salas de aula e pode ser decorrente de muitos fatores dentre os quais: a ausência de formação continuada na área das tecnologias e mídias, o que concorre para a falta de profissionais capacitados que possam dar suporte aos profissionais da educação, quando no uso das tecnologias no processo de ensino e aprendizagem. Estas questões perpassam a falta de incentivo por parte dos sistemas políticos, os quais não repensam políticas de formação continuada para os professores. A problemática ora apresentada é comum nas escolas do interior do estado. Por isso se torna cada vez mais necessário o apoio ao profissional docente no tocante ao bom uso das tecnologias e mídias, para que o mesmo possa se aperfeiçoar e desenvolver novas práticas, metodologias e novos objetos de aprendizagem para melhorar o nosso sistema educacional. Compreendemos que é necessário trabalhar o desenvolvimento de mais habilidades e novos conhecimentos tecnológicos que acarretará em novas práticas educativas e um melhor desenvolvimento educacional para os discentes. O nosso trabalho teve como objetivo estimular o uso de dispositivos móveis dentro da sala de aula como ferramenta pedagógica, produzir juntamente com alunos e professores métodos de aprendizagem mais interativos e atraentes, desconstruir a cultura de que a sala de aula se limita apenas as paredes de um prédio. Desta maneira pensamos na construção de um espaço escolar que permita o uso de diversos dispositivos tecnológicos com fins multidisciplinares, ampliando o horizonte de novas aprendizagens através do uso do smartphone como ferramenta pedagógica. Dedicamo-nos a análise documental de livros que trabalham a temática de objetos de aprendizagem e práticas docentes e através desta analise vimos que existe uma gama de possibilidades para que se possa inovar na sala de aula. Escolhemos a metodologia a ser aplicada a partir de tecnologias já existentes que possibilitam essas interações, para realizarmos nossa pesquisa escolhemos QR Code que é um código de barras bidimensional que pode ser facilmente escaneado usando a maioria dos telefones celulares equipados com câmera, uma tecnologia que atualmente é amplamente utilizada por diversas instituições. Introduzimos o seu uso ligado a educação como facilitador no aprendizado dos alunos, e com a ajuda de uma professora de inglês montamos um quiz que foi aplicado com três turmas concluintes do ensino médio, onde os alunos iriam ler os QR code com o seu celular e logo após responderiam as questões. Na segunda fase pedimos para cada grupo formar a sua pergunta baseada no assunto em que estavam estudando e colocá-la em formato de QR code, onde foram obtidos resultados positivos, apesar de ser o primeiro contato da turma com essa ferramenta todos tiveram facilidade, e por fim cada grupo respondeu as questões feitas pelos outros colegas. Todos acertaram e ganharam uma pontuação extra pelo bom desempenho. Após a aplicação do trabalho os professores, que antes achavam que tecnologia e educação não poderia ser uma combinação para os alunos, mudaram os seus conceitos e viram que dá para estimular as ferramentas tecnológicas a favor de aulas mais construtivas. Vimos também uma enorme aceitação por parte dos alunos, onde os mesmos queriam saber quando teriam outra aula como aquela, dando a sugestão de fazer também com outras matérias. Ao realizarmos esse trabalho analisamos os resultados e vimos que o desempenho dos alunos melhorou consideravelmente em relação ao conteúdo aplicado durante o trabalho. Percebemos também que a professora que nos recebeu mudou sua visão sobre o uso das tecnologias da informação e comunicação em sala de aula e os outros professores que observaram a ação também ficaram interessados nessas novas práticas ali introduzidas. Os resultados obtidos através desse trabalho são extremamente positivos, pois vimos que é possível utilizar as novas tecnologias em sala de aula e que também é possível criar um ambiente de aprendizagem mais interativo, que estimule ainda mais o uso da tecnologia como uma ferramenta de aprendizagem. Ressaltamos que esta experiência partilhada por nós não se aplica somente ao smartphone, mas a tecnologia de forma geral tem um grande impacto na educação, principalmente por ser mais atrativa e gerar nos jovens e crianças uma curiosidade pelo saber. Sabemos que várias empresas do ramo da computação têm investido fortemente no mercado educacional tecnológico dando a escola softwares e aparelhos adequados para que possamos vivenciar novos métodos de aprendizagem futurista. Palavras-chave: Smartphone, Tecnologia, Aprendizagem, Ferramenta pedagógica. REFERÊNCIAS BRAGA, Juliana Cristina, Objetos de aprendizagem volume 1: Introdução e fundamentos. Santo André: Editora UFABC,2014. p.19-57. BRAGA, Juliana Cristina, Objetos de aprendizagem volume 2: Metodologia de desenvolvimento. Santo André: Editora UFABC,2015. p.23-25. LIBÂNEO, José Carlos, Adeus professor, Adeus professora? Novas exigências educacionais e profissão docente. 13 ed. São Paulo: Cortez editora, 2011.