A CONSTRUÇÃO DE VÍDEOS AUTORAIS COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE GEOGRAFIA
"2018-12-03 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 51689 "edicao_id" => 104 "trabalho_id" => 599 "inscrito_id" => 55003 "titulo" => "A CONSTRUÇÃO DE VÍDEOS AUTORAIS COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE GEOGRAFIA" "resumo" => "Este artigo foi elaborado a partir das atividades de pesquisa, ensino e extensão desenvolvidas pelo Programa de Bolsas de Iniciação à Docência ? PIBID, realizado entre o Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará ? IFPA/Curso de Geografia na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Lauro Sodré, localizada no bairro do Marco em Belém do Pará. O objetivo do mesmo foi o de relatar as práticas desenvolvidas no ensino de Geografia, a partir do uso das tecnologias, como o uso do celular, enquanto uma ferramenta didático-pedagógica na produção dos saberes geográficos, envolvendo alunos no processo de construção do conhecimento. A metodologia utilizada foi à pesquisa bibliográfica a edição de vídeos, além da análise de um questionário avaliativo inserido aos discentes ao final do projeto, a fim de perceber o envolvimento e aprendizado dos alunos mediante o desenvolvimento da metodologia. Verificamos grandes avanços nos aspectos associados a aprendizagem dos conteúdos geográficos, como também observamos respostas positivas no que tange ao envolvimento e motivação dos alunos ao produzir esses trabalhos. Palavras-Chave: Tecnologias digitais, Ensino de Geografia, Recurso didático." "modalidade" => null "area_tematica" => null "palavra_chave" => null "idioma" => null "arquivo" => "443-55003-30112018-122713.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:41" "updated_at" => "2020-08-11 17:16:36" "ativo" => 1 "autor_nome" => "Dexter André Santos da Gama" "autor_nome_curto" => "Dexter" "autor_email" => null "autor_ies" => null "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-enalic" "edicao_nome" => "Anais VII ENALIC" "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional das Licenciaturas" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2018" "edicao_logo" => "5e49f810852b5_16022020231856.png" "edicao_capa" => "5e49f81084a9f_16022020231856.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-12-03 23:00:00" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 51689 "edicao_id" => 104 "trabalho_id" => 599 "inscrito_id" => 55003 "titulo" => "A CONSTRUÇÃO DE VÍDEOS AUTORAIS COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE GEOGRAFIA" "resumo" => "Este artigo foi elaborado a partir das atividades de pesquisa, ensino e extensão desenvolvidas pelo Programa de Bolsas de Iniciação à Docência ? PIBID, realizado entre o Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará ? IFPA/Curso de Geografia na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Lauro Sodré, localizada no bairro do Marco em Belém do Pará. O objetivo do mesmo foi o de relatar as práticas desenvolvidas no ensino de Geografia, a partir do uso das tecnologias, como o uso do celular, enquanto uma ferramenta didático-pedagógica na produção dos saberes geográficos, envolvendo alunos no processo de construção do conhecimento. A metodologia utilizada foi à pesquisa bibliográfica a edição de vídeos, além da análise de um questionário avaliativo inserido aos discentes ao final do projeto, a fim de perceber o envolvimento e aprendizado dos alunos mediante o desenvolvimento da metodologia. Verificamos grandes avanços nos aspectos associados a aprendizagem dos conteúdos geográficos, como também observamos respostas positivas no que tange ao envolvimento e motivação dos alunos ao produzir esses trabalhos. Palavras-Chave: Tecnologias digitais, Ensino de Geografia, Recurso didático." "modalidade" => null "area_tematica" => null "palavra_chave" => null "idioma" => null "arquivo" => "443-55003-30112018-122713.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:41" "updated_at" => "2020-08-11 17:16:36" "ativo" => 1 "autor_nome" => "Dexter André Santos da Gama" "autor_nome_curto" => "Dexter" "autor_email" => null "autor_ies" => null "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-enalic" "edicao_nome" => "Anais VII ENALIC" "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional das Licenciaturas" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2018" "edicao_logo" => "5e49f810852b5_16022020231856.png" "edicao_capa" => "5e49f81084a9f_16022020231856.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-12-03 23:00:00" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }