Lima, Solange Maria Pitombeira De. O mito do herói: mas que herói?. Anais VII ENALIC... Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/51697>. Acesso em: 23/11/2024 14:10
O mito do herói está presente nas mais variadas civilizações humanas, o mitólogo Campbell relaciona esse mito com o período da adolescência, ele defende que assim como o herói, o jovem também está saindo numa jornada heroica, foi essa ideia chave que guiou a estruturação do projeto. Como professora, nas aulas práticas de ilustração (disciplina optativa da escola de tempo integral do estado Ceará), percebi que os heróis que os alunos conheciam, em sua maioria, pertenciam a outras culturas. Existe uma forte influencia americana, europeia e até nórdica, mas pouco se fala dos heróis brasileiros. Pretendo, com esse projeto, desconstruir a imagem que o aluno do ensino médio possui de herói, que tem forte influência externa. Através do contato com heróis, afro-brasileiros e indígenas. Essa desconstrução ocorrerá com práticas que tem por finalidade o aprendizado de técnicas de desenho e pintura e a criação de um herói por cada aluno, nas aulas de disciplina optativa de arte (ilustração), do primeiro ano, em escola de tempo integral do estado. O esperado é que esse herói criado seja um representativo simbólico do adolescente. Usarei como referencial teórico o mitólogo Campbell, o psicanalista Jung, o antropólogo Darcy Ribeiro e a artista Fayga. A pesquisa será em ensino de arte, o método será hipotético-dedutivo, o tipo de pesquisa etnográfica, experimental e a abordagem qualitativa. Palavras-chave: Ensino de artes visuais. Herói. Adolescente.