SOUZA, Arthur Batista De. Preparação dos alunos do 6º ano para a obmep. Anais VII ENALIC... Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/52526>. Acesso em: 23/11/2024 17:02
Preparação dos alunos do 6º para a OBMEP Arthur Batista de Souza/arthurobmep@gmail.com/ IFTO Campus Palmas Frank Alves Lustosa/ IFTO Campus Palmas Amanda Glória Cortes/IFTO Campus Palmas Rodrigo Carvalho Dias/ IFTO Campus Palmas Eixo Temático: Aprendizagem baseada em problemas Resumo O presente trabalho apresenta um relato da experiência das atividades desenvolvidas no estágio curricular supervisionado II, durante o período de 1º de maio a 4 de junho de 2018, foi executado, como parte integrante da carga horária necessária de estágio, um projeto nas turmas de 6º ano da escola municipal Jorge Amado, localizada em Palmas - TO, com o objetivo de apresentar a OBMEP(Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas) para os estudantes e trabalhar a preparação para a primeira e segunda fase. A OBMEP ocorre em duas fases distintas, onde na primeira fase os alunos são convidados a realizarem uma prova objetiva na própria escola. A prova das olimpíadas tem um total de 20 questões objetivas e duração de 2 horas e 30 minutos e uma segunda fase com 6 questões subjetivas, onde essas questões costumam ter de 3 a 5 itens para serem resolvidos acerca de um mesmo problema. O 6º ano juntamente com 7º ano compõem o nível 1, onde os exercícios não exigem que o estudante "calcule" algo, e sim que o estudante interprete um problema e entenda como o mesmo se desenvolve. O projeto ocorreu em algumas etapas, sendo assim, o projeto foi dividido em 4 etapas, todas realizadas em dias distintos. Inicialmente foi comunicado aos estudantes da escola que cursavam o 6º ano do projeto que iria ocorrer no contraturno, e ver quantos tinham interesse em fazer parte do projeto, que a posteriori, foram selecionados 15 estudantes para participarem do projeto. No primeiro encontro foi feito uma abordagem da OBMEP, onde foi explicado para os estudantes o que era a OBMEP, seus prêmios, de maneira a incentivá-los a fazer a melhor prova que pudessem, além de proporcionar aos mesmos o interesse por estudar matemática além do que o professor passa em sala. Para a realização do projeto obteve-se cerca de 15 bancos de questões da OBMEP 2016. Trabalhando como professor regente dos alunos foi resolvida uma questão de maneira participativa com eles, apresentando assim a OBMEP e, também, um exemplo de exercício que já havia sido cobrado anteriormente. Após essa apresentação, nos últimos instantes da aula, foi proposto aos estudantes que sentassem em pequenos grupos e discutissem os problemas da 2ª fase da OBMEP 2017. Orientamos aos alunos que, caso não tivessem nenhuma ideia para resolver o problema que explicassem o que o problema pedia, ou simplesmente dizer que não entenderam na questão. Como resultado, depois observando as respostas dos estudantes, algo notório foi que cada grupo de estudantes conseguiu resolver grande parte dos problemas, e que seus argumentos estavam em grande parte desorganizados, mas que alguns até essa articulação na hora de elaborarem argumentos que justificassem a sua resposta já estavam indo muito bem. Sendo assim as próximas aulas foram voltadas a trabalhar em cima de ideias acerca de como cada problema funcionava e quais caminhos poderiam levar e solução da atividade. Para o segundo encontros como já haviam sido entregues os bancos de questões aos estudantes, o primeiro momento do nosso encontro foi reservado para que eles comentassem, caso já tivessem dado uma olhada ou resolvido algo do banco, e em grande parte os bancos de questões estavam escritos, com vários comentários acerca de cada problema, e alguns estudantes tiraram dúvidas de problemas que eles não haviam conseguido concluir ou entender. No segundo momento da aula, dedicou-se ao trabalho de conceitos de frações, uma vez que a maior parte dos erros na prova que eles haviam cometido envolviam de alguma forma as frações e seus conceitos. A aula se sucedeu de maneira bem participativa e produtiva, onde os estudantes após trabalharem com os principais conceitos de frações já conseguiram aplicá-los de maneira eficiente. Ao fim do encontro foi proposto aos estudantes que eles se organizassem entre si, de maneira que cada estudante deveria selecionar, resolver e justificar algum exercício do banco de questões. Em nosso terceiro encontro os estudantes já chegaram animados em resolver alguns problemas, algo notório era o fato de cada um deles ter procurado problemas mais complexos, dando assim uma ideia de que eles sabiam mais ou eram mais inteligentes. Com o prazo de uma semana para pensar no problema, os estudantes trouxeram argumentos bem sólidos e um domínio muito grande do que se estendia o problema. Os demais colegas questionavam o problema e a solução dos demais, fazendo assim com que os argumentos dos estudantes estivessem cada vez mais sólidos. Na segunda metade da aula foi resolvido com eles a prova da primeira fase da OBMEP de 2017 do nível 1, que novamente foi uma resolução bem participativa e dinâmica, terminando assim nossos encontros no que se estendia a conteúdo, pois já havia sido comentado com os estudantes que no próximo encontro eles iriam realizar um simulado da OBMEP. Por fim, com intenção de avaliar e ter uma ideia do impacto do projeto e das aulas administradas foi aplicado junto aos estudantes uma avaliação anterior da OBMEP, onde cada estudante deveria fazer sozinho. O resultado foi que em menos de um mês, com acompanhamento, tais estudantes evoluíram as suas ideias acerca dos problemas e de como eles envolviam a matemática, de modo que todos os estudantes conseguiram resultado muito superior a primeira avaliação, e obtivemos ao fim dos 10 estudantes que participaram ativamente de todas as fases do programa, um total de 8 que foram aprovados na primeira fase das olimpíadas. Palavras-chave: OBMEP, Preparação, Aprendizagem. Referências 14ª OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS - OBMEP 2018. Apresentação. Disponível em:. Acesso em: 17 out.2018. INSTITUTO FEDERAL DO TOCANTINS. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em v bv Matemática do Campus Palmas. Disponível em: < http://www.palmas.ifto.edu.br/index.php/component/content/article?id=223 >. Acesso em: 20 jun 2018. INSTITUTO FEDERAL DO TOCANTINS. Regulamento do Estágio Curricular Supervisionado dos Cursos de Graduação Presenciais do IFTO. Disponível em: . Acesso em 23 jun 2018.