A AUTOPERCEPÇÃO DE COMPETÊNCIAS DE ENSINO PELOS PROFESSORES COMO INDICADORES GLOBAIS DA EFICÁCIA DAS ESCOLAS E DO SISTEMA EDUCATIVO
"2019-06-19 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 52697 "edicao_id" => 108 "trabalho_id" => 27 "inscrito_id" => 37 "titulo" => "A AUTOPERCEPÇÃO DE COMPETÊNCIAS DE ENSINO PELOS PROFESSORES COMO INDICADORES GLOBAIS DA EFICÁCIA DAS ESCOLAS E DO SISTEMA EDUCATIVO" "resumo" => "INTRODUÇÃO: O desenvolvimento profissional de professores nÃo se inicia e nem termina na formaÇÃo inicial; É uma trajetÓria composta por diferentes fases de aperfeiÇoamento que sofre influÊncias das experiÊncias vivenciadas. Estas experiÊncias permitem desenvolver competÊncias, elementos decisivos na atividade docente. OBJETIVO: Analisar a autoavaliaÇÃo de professores iniciantes de EducaÇÃo FÍsica (EF) sobre as competÊncias de ensino, considerando as diferentes Áreas. MÉTODO: A pesquisa É quantitativa e descritiva. Decorreu do voluntariado de 18 professores iniciantes de EF, sendo 8 do gÊnero feminino e 10 do gÊnero masculino, entre 25-36 anos. É critÉrio de inclusÃo lecionar na EducaÇÃo BÁsica e de exclusÃo os que nÃo assinaram o TCLE. Utilizou-se um questionÁrio estruturado com questÕes abertas e fechadas. Na Última parte do questionÁrio os professores foram solicitados a realizar uma autoavaliaÇÃo sobre as competÊncias de ensino no Âmbito das nove Áreas da funÇÃo docente (Conhecimento/ConteÚdo; Desenvolvimento e Diversidade; GestÃo e MotivaÇÃo; ComunicaÇÃo; Planejamento e InstruÇÃo; AvaliaÇÃo de Alunos; ReflexÃo; Tecnologia; e Trabalho Colaborativo). A escala de autoavaliaÇÃo foi constituÍda de quatro pontos: 1) Insuficiente; 2) Suficiente; 3) Bom; 4) Muito Bom. RESULTADOS: HÁ maior concentraÇÃo da autoavaliaÇÃo dos professores entre Suficiente (48.1%) e Insuficiente (26.5%), totalizando 74.6% de todos os registros e apenas 23.5% e 1.9% dos registros em Bom e Muito Bom, respectivamente. Globalmente, estes dados denotam uma baixa percepÇÃo de domÍnio de competÊncia. A Área Trabalho Colaborativo foi a que recebeu pior avaliaÇÃo (x=1.5± 0.6, Mo=1), enquanto as melhores autoavaliaÇÕes foram na Área Tecnologia (x=2.4± 0.9, Mo=2) e AvaliaÇÃo de Alunos (x=2.3± 0.7, Mo=2). As medidas de mÉdia e de moda levam-nos a interpretar a predominÂncia do nÍvel Suficiente, exceto em Trabalho Colaborativo, pior avaliado. No intervalo da escala de 1 a 4, a Mo=2 se repete em oito das nove Áreas. Da mesma forma, a mediana se estabeleceu em oito Áreas em Suficiente, exceto em Trabalho Colaborativo (Md=1). A maior frequÊncia de registros se concentrou no intervalo entre 1 e 3. Os professores P8 e P12 foram os Únicos a registrar autoavaliaÇÃo na categoria Muito Bom. A distribuiÇÃo dos professores em funÇÃo dos valores modais ratifica a predominÂncia de registros na categoria Suficiente. CONCLUSÃO: ConcluÍmos que maioritariamente os professores percepcionaram possuir domÍnio suficiente das competÊncias de ensino nas vÁrias Áreas da funÇÃo docente; contudo, a autoavaliaÇÃo em Suficiente indica a existÊncia de uma necessÁria aprendizagem para o aprimoramento didÁtico-pedagÓgico, organizacional, reflexivo e colaborativo. A Área Trabalho Colaborativo foi a que recebeu pior avaliaÇÃo, implicando a atenÇÃo do sistema educativo brasileiro para fortalecer a colegialidade dos professores nas escolas." "modalidade" => "Tema Livre (TL)" "area_tematica" => "AT 05: Educação física escolar e formação profissional" "palavra_chave" => "AUTOAVALIAÇÃO DE PROFESSORES, EDUCAÇÃO FÍSICA, COMPETÊNCIAS DE ENSINO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV130_MD2_SA5_ID37_09042019205716.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:50" "updated_at" => "2020-06-09 18:31:29" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCIS NATALLY DE ALMEIDA ANACLETO" "autor_nome_curto" => "FRANCIS ANACLETO" "autor_email" => "francisnatally@yahoo.com." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-ciefmh" "edicao_nome" => "Anais do XI Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_evento" => "XI Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2019" "edicao_logo" => "5e4d936f6f404_19022020165839.png" "edicao_capa" => "5f182a839390d_22072020090107.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-06-19 00:00:00" "publicacao_id" => 37 "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH" "publicacao_codigo" => "2527-2268" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 52697 "edicao_id" => 108 "trabalho_id" => 27 "inscrito_id" => 37 "titulo" => "A AUTOPERCEPÇÃO DE COMPETÊNCIAS DE ENSINO PELOS PROFESSORES COMO INDICADORES GLOBAIS DA EFICÁCIA DAS ESCOLAS E DO SISTEMA EDUCATIVO" "resumo" => "INTRODUÇÃO: O desenvolvimento profissional de professores nÃo se inicia e nem termina na formaÇÃo inicial; É uma trajetÓria composta por diferentes fases de aperfeiÇoamento que sofre influÊncias das experiÊncias vivenciadas. Estas experiÊncias permitem desenvolver competÊncias, elementos decisivos na atividade docente. OBJETIVO: Analisar a autoavaliaÇÃo de professores iniciantes de EducaÇÃo FÍsica (EF) sobre as competÊncias de ensino, considerando as diferentes Áreas. MÉTODO: A pesquisa É quantitativa e descritiva. Decorreu do voluntariado de 18 professores iniciantes de EF, sendo 8 do gÊnero feminino e 10 do gÊnero masculino, entre 25-36 anos. É critÉrio de inclusÃo lecionar na EducaÇÃo BÁsica e de exclusÃo os que nÃo assinaram o TCLE. Utilizou-se um questionÁrio estruturado com questÕes abertas e fechadas. Na Última parte do questionÁrio os professores foram solicitados a realizar uma autoavaliaÇÃo sobre as competÊncias de ensino no Âmbito das nove Áreas da funÇÃo docente (Conhecimento/ConteÚdo; Desenvolvimento e Diversidade; GestÃo e MotivaÇÃo; ComunicaÇÃo; Planejamento e InstruÇÃo; AvaliaÇÃo de Alunos; ReflexÃo; Tecnologia; e Trabalho Colaborativo). A escala de autoavaliaÇÃo foi constituÍda de quatro pontos: 1) Insuficiente; 2) Suficiente; 3) Bom; 4) Muito Bom. RESULTADOS: HÁ maior concentraÇÃo da autoavaliaÇÃo dos professores entre Suficiente (48.1%) e Insuficiente (26.5%), totalizando 74.6% de todos os registros e apenas 23.5% e 1.9% dos registros em Bom e Muito Bom, respectivamente. Globalmente, estes dados denotam uma baixa percepÇÃo de domÍnio de competÊncia. A Área Trabalho Colaborativo foi a que recebeu pior avaliaÇÃo (x=1.5± 0.6, Mo=1), enquanto as melhores autoavaliaÇÕes foram na Área Tecnologia (x=2.4± 0.9, Mo=2) e AvaliaÇÃo de Alunos (x=2.3± 0.7, Mo=2). As medidas de mÉdia e de moda levam-nos a interpretar a predominÂncia do nÍvel Suficiente, exceto em Trabalho Colaborativo, pior avaliado. No intervalo da escala de 1 a 4, a Mo=2 se repete em oito das nove Áreas. Da mesma forma, a mediana se estabeleceu em oito Áreas em Suficiente, exceto em Trabalho Colaborativo (Md=1). A maior frequÊncia de registros se concentrou no intervalo entre 1 e 3. Os professores P8 e P12 foram os Únicos a registrar autoavaliaÇÃo na categoria Muito Bom. A distribuiÇÃo dos professores em funÇÃo dos valores modais ratifica a predominÂncia de registros na categoria Suficiente. CONCLUSÃO: ConcluÍmos que maioritariamente os professores percepcionaram possuir domÍnio suficiente das competÊncias de ensino nas vÁrias Áreas da funÇÃo docente; contudo, a autoavaliaÇÃo em Suficiente indica a existÊncia de uma necessÁria aprendizagem para o aprimoramento didÁtico-pedagÓgico, organizacional, reflexivo e colaborativo. A Área Trabalho Colaborativo foi a que recebeu pior avaliaÇÃo, implicando a atenÇÃo do sistema educativo brasileiro para fortalecer a colegialidade dos professores nas escolas." "modalidade" => "Tema Livre (TL)" "area_tematica" => "AT 05: Educação física escolar e formação profissional" "palavra_chave" => "AUTOAVALIAÇÃO DE PROFESSORES, EDUCAÇÃO FÍSICA, COMPETÊNCIAS DE ENSINO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV130_MD2_SA5_ID37_09042019205716.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:50" "updated_at" => "2020-06-09 18:31:29" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCIS NATALLY DE ALMEIDA ANACLETO" "autor_nome_curto" => "FRANCIS ANACLETO" "autor_email" => "francisnatally@yahoo.com." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-ciefmh" "edicao_nome" => "Anais do XI Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_evento" => "XI Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2019" "edicao_logo" => "5e4d936f6f404_19022020165839.png" "edicao_capa" => "5f182a839390d_22072020090107.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-06-19 00:00:00" "publicacao_id" => 37 "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH" "publicacao_codigo" => "2527-2268" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }