A INICIAÇÃO ESPORTIVA COMO UMA OPORTUNIDADE PARA APRENDER COM O DIFERENTE: DESCONSTRUINDO A SEPARAÇÃO POR FAIXA ETÁRIA E GÊNERO A PARTIR DA INTERGERACIONALIDADE
"2019-06-19 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 52711 "edicao_id" => 108 "trabalho_id" => 64 "inscrito_id" => 246 "titulo" => "A INICIAÇÃO ESPORTIVA COMO UMA OPORTUNIDADE PARA APRENDER COM O DIFERENTE: DESCONSTRUINDO A SEPARAÇÃO POR FAIXA ETÁRIA E GÊNERO A PARTIR DA INTERGERACIONALIDADE" "resumo" => "AO ENTENDERMOS A INICIAÇÃO ESPORTIVA (IE) COMO UM MOMENTO DE CONTATO COM A PRÁTICA DO ESPORTE, NO CASO AQUI DO HANDEBOL, BEM COMO UM ESPAÇO DE LAZER VOLTADO PARA A DEMOCRATIZAÇÃO E COMPARTILHAMENTO DE APRENDIZAGENS, ESTAMOS DEFENDENDO UMA PROPOSTA DE ENSINO DA IE QUE SE ORIENTE PELA INTERGERACIONALIDADE, OU SEJA, PELA TROCA DE SABERES ENTRE CRIANÇAS, ADOLESCENTES, JOVENS E ADULTOS DE DIFERENTES GÊNEROS. AINDA QUE AS GERAÇÕES SEJAM DEFINIDAS POR PECULIARIDADES BIOLÓGICAS, A PARTIR DO DESENVOLVIMENTO HUMANO, ELAS SÃO CLARAMENTE UM PRODUTO CULTURAL. COM BASE NESTE PRESSUPOSTO FOI DESENVOLVIDO UM FESTIVAL INTERGERACIONAL DE HANDEBOL COM REGRAS ADAPTADAS E VOLTADAS PARA A INCLUSÃO E PARTICIPAÇÃO ATIVA NO JOGO, ENVOLVENDO UM TOTAL DE 62 PESSOAS DE NOVE A 44 ANOS DE IDADE, DO GÊNERO MASCULINO E FEMININO, QUE JOGARAM JUNTOS. NESTE SENTIDO, O OBJETIVO DESTE TRABALHO FOI ANALISAR AS IMPRESSÕES DOS PARTICIPANTES DESTE FESTIVAL SOBRE A VIVÊNCIA REALIZADA. A PESQUISA, DE NATUREZA QUALITATIVA, SE ORIENTOU POR UM ESTUDO EXPLORATÓRIO. A COLETA FOI REALIZADA POR MEIO DE ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA QUE FOI COMPOSTA POR DUAS QUESTÕES RELATIVAS ÀS IMPRESSÕES DOS PARTICIPANTES SOBRE O FESTIVAL. PARTICIPARAM DA PESQUISA 31 PESSOAS QUE HAVIAM JOGADO PELO MENOS UMA PARTIDA DE HANDEBOL NO FESTIVAL, DESTAS, 25 DO GÊNERO MASCULINO E 6 DO GÊNERO FEMININO. OS DADOS APONTARAM QUE, EMBORA A IE, SOBRETUDO NA LITERATURA ACADÊMICA, AINDA SE ASSENTE EM UMA PERSPECTIVA DE DIVISÃO POR FAIXA ETÁRIA E GÊNERO, IMPEDINDO UMA CONSTRUÇÃO DE PARTILHA ENTRE PESSOAS DE IDADES E GÊNEROS DISTINTOS, 29 ENTREVISTADOS MANIFESTARAM QUE JÁ TINHAM VIVENCIADO ESTA SITUAÇÃO EM OUTROS ESPAÇOS NOS QUAIS FAZEM (OU FIZERAM) ALGUMA PRÁTICA ESPORTIVA, COMO: ESCOLA, PROJETOS SOCIAIS, RUA, CLUBES, BOSQUE, CAMPINHO DO BAIRRO. OS DOIS ENTREVISTADOS QUE DISSERAM NUNCA TER VIVENCIADO ALGO SEMELHANTE, SINALIZARAM QUE A VIVÊNCIA CONTRIBUIU PARA: EXPLICAR AS REGRAS AO OUTRO, AJUDAR QUEM NÃO SABIA JOGAR, CONHECER PESSOAS NOVAS E OUTRAS FORMAS DE JOGAR. DENTRE OS QUE JÁ TINHAM VIVENCIADO JOGOS COM ESTA MISTURA, FORAM APONTADAS REFLEXÕES COMO: “O DESAFIO DESTA VIVÊNCIA SE TORNA MAIS RELEVANTE E POR ISSO INCENTIVA O PARTICIPANTE A JOGAR”; “AS PESSOAS DE MAIS IDADE COSTUMAM SER EXCLUÍDAS DA PRÁTICA DO ESPORTE E ESTE TIPO DE DINÂMICA PODE CONTRIBUIR PARA FAZER ESTA INCLUSÃO”; “QUANDO EU ERA PEQUENO JOGAR JUNTO COM MENINAS ERA ALGO COMUM, QUANDO FUI CRESCENDO ESTA SEPARAÇÃO FOI ACONTECENDO”. COM BASE NOS RESULTADOS IDENTIFICADOS, PODEMOS APONTAR QUE A VIVÊNCIA REALIZADA DÁ VISIBILIDADE A UMA PRÁTICA SOCIAL QUE PARECE JÁ ACONTECER EM DIVERSOS ESPAÇOS SOCIAIS E NUMA PERSPECTIVA DO LAZER, DESCONSTRUINDO ESTA SEPARAÇÃO POR FAIXA ETÁRIA E GÊNERO DA IE QUE PARECE MUITO MAIS INSPIRADA PELO ESPORTE DE RENDIMENTO E ESPETÁCULO. PARA ALÉM DISSO, OUTRO PONTO RELEVANTE DOS DADOS CORRESPONDE ÀS VÁRIAS CONTRIBUIÇÕES E REFLEXÕES SOBRE INCLUSÃO, RESPEITO, SOLIDARIEDADE, GÊNERO QUE FORAM EXPLICITADAS PELOS PARTICIPANTES." "modalidade" => "Painel/Pôster" "area_tematica" => "AT 06: Esporte e lazer" "palavra_chave" => "INTERGERACIONALIDADE, INICIAÇÃO ESPORTIVA, HANDEBOL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV130_MD4_SA6_ID246_14042019202942.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:50" "updated_at" => "2020-06-09 18:31:29" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KAROLINE CALVO ABILIO" "autor_nome_curto" => "KAROLINE ABILIO" "autor_email" => "karol.abilio@gmail.com" "autor_ies" => "UNESP" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-ciefmh" "edicao_nome" => "Anais do XI Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_evento" => "XI Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2019" "edicao_logo" => "5e4d936f6f404_19022020165839.png" "edicao_capa" => "5f182a839390d_22072020090107.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-06-19 00:00:00" "publicacao_id" => 37 "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH" "publicacao_codigo" => "2527-2268" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 52711 "edicao_id" => 108 "trabalho_id" => 64 "inscrito_id" => 246 "titulo" => "A INICIAÇÃO ESPORTIVA COMO UMA OPORTUNIDADE PARA APRENDER COM O DIFERENTE: DESCONSTRUINDO A SEPARAÇÃO POR FAIXA ETÁRIA E GÊNERO A PARTIR DA INTERGERACIONALIDADE" "resumo" => "AO ENTENDERMOS A INICIAÇÃO ESPORTIVA (IE) COMO UM MOMENTO DE CONTATO COM A PRÁTICA DO ESPORTE, NO CASO AQUI DO HANDEBOL, BEM COMO UM ESPAÇO DE LAZER VOLTADO PARA A DEMOCRATIZAÇÃO E COMPARTILHAMENTO DE APRENDIZAGENS, ESTAMOS DEFENDENDO UMA PROPOSTA DE ENSINO DA IE QUE SE ORIENTE PELA INTERGERACIONALIDADE, OU SEJA, PELA TROCA DE SABERES ENTRE CRIANÇAS, ADOLESCENTES, JOVENS E ADULTOS DE DIFERENTES GÊNEROS. AINDA QUE AS GERAÇÕES SEJAM DEFINIDAS POR PECULIARIDADES BIOLÓGICAS, A PARTIR DO DESENVOLVIMENTO HUMANO, ELAS SÃO CLARAMENTE UM PRODUTO CULTURAL. COM BASE NESTE PRESSUPOSTO FOI DESENVOLVIDO UM FESTIVAL INTERGERACIONAL DE HANDEBOL COM REGRAS ADAPTADAS E VOLTADAS PARA A INCLUSÃO E PARTICIPAÇÃO ATIVA NO JOGO, ENVOLVENDO UM TOTAL DE 62 PESSOAS DE NOVE A 44 ANOS DE IDADE, DO GÊNERO MASCULINO E FEMININO, QUE JOGARAM JUNTOS. NESTE SENTIDO, O OBJETIVO DESTE TRABALHO FOI ANALISAR AS IMPRESSÕES DOS PARTICIPANTES DESTE FESTIVAL SOBRE A VIVÊNCIA REALIZADA. A PESQUISA, DE NATUREZA QUALITATIVA, SE ORIENTOU POR UM ESTUDO EXPLORATÓRIO. A COLETA FOI REALIZADA POR MEIO DE ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA QUE FOI COMPOSTA POR DUAS QUESTÕES RELATIVAS ÀS IMPRESSÕES DOS PARTICIPANTES SOBRE O FESTIVAL. PARTICIPARAM DA PESQUISA 31 PESSOAS QUE HAVIAM JOGADO PELO MENOS UMA PARTIDA DE HANDEBOL NO FESTIVAL, DESTAS, 25 DO GÊNERO MASCULINO E 6 DO GÊNERO FEMININO. OS DADOS APONTARAM QUE, EMBORA A IE, SOBRETUDO NA LITERATURA ACADÊMICA, AINDA SE ASSENTE EM UMA PERSPECTIVA DE DIVISÃO POR FAIXA ETÁRIA E GÊNERO, IMPEDINDO UMA CONSTRUÇÃO DE PARTILHA ENTRE PESSOAS DE IDADES E GÊNEROS DISTINTOS, 29 ENTREVISTADOS MANIFESTARAM QUE JÁ TINHAM VIVENCIADO ESTA SITUAÇÃO EM OUTROS ESPAÇOS NOS QUAIS FAZEM (OU FIZERAM) ALGUMA PRÁTICA ESPORTIVA, COMO: ESCOLA, PROJETOS SOCIAIS, RUA, CLUBES, BOSQUE, CAMPINHO DO BAIRRO. OS DOIS ENTREVISTADOS QUE DISSERAM NUNCA TER VIVENCIADO ALGO SEMELHANTE, SINALIZARAM QUE A VIVÊNCIA CONTRIBUIU PARA: EXPLICAR AS REGRAS AO OUTRO, AJUDAR QUEM NÃO SABIA JOGAR, CONHECER PESSOAS NOVAS E OUTRAS FORMAS DE JOGAR. DENTRE OS QUE JÁ TINHAM VIVENCIADO JOGOS COM ESTA MISTURA, FORAM APONTADAS REFLEXÕES COMO: “O DESAFIO DESTA VIVÊNCIA SE TORNA MAIS RELEVANTE E POR ISSO INCENTIVA O PARTICIPANTE A JOGAR”; “AS PESSOAS DE MAIS IDADE COSTUMAM SER EXCLUÍDAS DA PRÁTICA DO ESPORTE E ESTE TIPO DE DINÂMICA PODE CONTRIBUIR PARA FAZER ESTA INCLUSÃO”; “QUANDO EU ERA PEQUENO JOGAR JUNTO COM MENINAS ERA ALGO COMUM, QUANDO FUI CRESCENDO ESTA SEPARAÇÃO FOI ACONTECENDO”. COM BASE NOS RESULTADOS IDENTIFICADOS, PODEMOS APONTAR QUE A VIVÊNCIA REALIZADA DÁ VISIBILIDADE A UMA PRÁTICA SOCIAL QUE PARECE JÁ ACONTECER EM DIVERSOS ESPAÇOS SOCIAIS E NUMA PERSPECTIVA DO LAZER, DESCONSTRUINDO ESTA SEPARAÇÃO POR FAIXA ETÁRIA E GÊNERO DA IE QUE PARECE MUITO MAIS INSPIRADA PELO ESPORTE DE RENDIMENTO E ESPETÁCULO. PARA ALÉM DISSO, OUTRO PONTO RELEVANTE DOS DADOS CORRESPONDE ÀS VÁRIAS CONTRIBUIÇÕES E REFLEXÕES SOBRE INCLUSÃO, RESPEITO, SOLIDARIEDADE, GÊNERO QUE FORAM EXPLICITADAS PELOS PARTICIPANTES." "modalidade" => "Painel/Pôster" "area_tematica" => "AT 06: Esporte e lazer" "palavra_chave" => "INTERGERACIONALIDADE, INICIAÇÃO ESPORTIVA, HANDEBOL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV130_MD4_SA6_ID246_14042019202942.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:50" "updated_at" => "2020-06-09 18:31:29" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KAROLINE CALVO ABILIO" "autor_nome_curto" => "KAROLINE ABILIO" "autor_email" => "karol.abilio@gmail.com" "autor_ies" => "UNESP" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-ciefmh" "edicao_nome" => "Anais do XI Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_evento" => "XI Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2019" "edicao_logo" => "5e4d936f6f404_19022020165839.png" "edicao_capa" => "5f182a839390d_22072020090107.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-06-19 00:00:00" "publicacao_id" => 37 "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH" "publicacao_codigo" => "2527-2268" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }