A MUDANÇA NAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE GESTÃO DO ESPORTE EDUCACIONAL NAS ESCOLAS DE TEMPO INTEGRAL NO MUNICÍPIO DE CURITIBA
"2019-06-19 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 52713 "edicao_id" => 108 "trabalho_id" => 20 "inscrito_id" => 80 "titulo" => "A MUDANÇA NAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE GESTÃO DO ESPORTE EDUCACIONAL NAS ESCOLAS DE TEMPO INTEGRAL NO MUNICÍPIO DE CURITIBA" "resumo" => "A PARTIR DE 2012, O MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, ATRAVÉS DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO COMPÔS A POLÍTICA INDUTÓRIA DE IMPLANTAÇÃO DE ATIVIDADES VOLTADAS PARA A EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL, INCLUSIVE COM PERSPECTIVAS ESPECIFICAS PARA O ESPORTE E LAZER. COM ISSO, NOS ÚLTIMOS ANOS, ENCAMINHAMENTOS E METODOLOGIAS FORAM ELABORADAS PARA O DESENVOLVIMENTO, ESPECIALMENTE, DO ESPORTE EDUCACIONAL EM ESCOLAS QUE OFERTAM A AMPLIAÇÃO DO TEMPO LETIVO. ESTE ESTUDO TEM POR OBJETIVO APRESENTAR O PROCESSO DE EFETIVAÇÃO DA POLÍTICA NACIONAL PARA O ESPORTE EDUCACIONAL NO ÂMBITO MUNICIPAL, NA CIDADE DE CURITIBA. CARACTERIZA-SE POR UMA PESQUISA DE CAMPO QUALITATIVA DESCRITIVA, QUE OCORREU DURANTE O PROCESSO DE ESCRITA DOS DOCUMENTOS MUNICIPAIS (2015 - 2017). O REGISTRO DAS OBSERVAÇÕES FORAM REALIZADOS EM DIÁRIO DE CAMPO, DE FORMA SISTEMÁTICA. AS OBSERVAÇÕES ACONTECERAM EM 5 REUNIÕES DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO DOCUMENTO MUNICIPAL, A PARTIR DA POLÍTICA NACIONAL PROPOSTA PARA A EDUCAÇÃO INTEGRAL. FORAM ENVOLVIDAS 185 ESCOLAS, DESTAS, DESTACA-SE AS 85 UNIDADES QUE COMPUNHAM A ADESÃO DO REFERIDO PROGRAMA E RECEBEM ORIENTAÇÕES PARA A AMPLIAÇÃO DO ESPORTE EDUCACIONAL. OS DADOS FORAM ANALISADOS E DISCUTIDOS A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA SOCIOLÓGICA. OBSERVA-SE QUE AS POLÍTICAS DESTACADAS NACIONALMENTE E QUE CORRESPONDEM A APLICAÇÃO DA EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL INSEREM-SE EFETIVAMENTE EM 2016, COMPONDO O DOCUMENTO DO CURRÍCULO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE CURITIBA. ESTAS ORIENTAÇÕES TAMBÉM APRESENTAM-SE EM FORMATOS DIFERENTES COMO: ORIENTAÇÕES GERAIS E CADERNOS INFORMATIVOS, LANÇADOS EM DEZEMBRO DE 2016. NESTE, A PERSPECTIVA DO TRABALHO DA PRÁTICA DE MOVIMENTO EM TEMPO AMPLIADO ABORDA O ESPORTE COMO SENDO UM PROPULSOR EDUCACIONAL, OPORTUNIZANDO, AOS ESTUDANTES QUE PERMANECEM 9 HORAS NA ESCOLA, UM CONTATO MAIS APROFUNDADO COM ALGUMA PRÁTICA CORPORAL OU ESPORTE ESPECÍFICO. OS RESULTADOS MOSTRAM QUE AS POLÍTICAS PÚBLICAS NACIONAIS INFLUENCIARAM AS COMPOSIÇÕES DE POLÍTICAS MUNICIPAIS, IMPRIMIDO, ASSIM, O TOM DOS DOCUMENTOS PRODUZIDOS, AO MENOS NO QUE SE REFERE AO TEMPO AMPLIADO. PERCEBE-SE QUE A CONSTRUÇÃO COLETIVA SE LIMITOU A EXPLORAR APENAS DIRETRIZES PREVIAMENTE EXISTENTES PARA QUE HOUVESSE CONSONÂNCIA COM OS DEMAIS DOCUMENTOS PRÉ-EXISTENTES. APONTA-SE ASSIM, QUE HÁ UMA NECESSIDADE DE FORMAÇÕES COMPLEMENTARES PARA QUE OS AGENTES POSSAM COMPREENDER E DISCUTIR ELEMENTOS QUE CONTRIBUAM PARA A EFETIVAÇÃO DESSAS POLÍTICAS NA PRÁTICA." "modalidade" => "Tema Livre (TL)" "area_tematica" => "AT 05: Educação física escolar e formação profissional" "palavra_chave" => "CURRÍCULO, FORMAÇÃO PROFISSIONAL, EDUCAÇÃO INTEGRAL, ESPORTE EDUCACIONAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV130_MD2_SA5_ID80_04042019192423.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:50" "updated_at" => "2020-06-09 18:31:29" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EMILIA DEVANTEL HERCULES" "autor_nome_curto" => "EMILIA DEVANTEL" "autor_email" => "ehercules@sme.curitiba.pr" "autor_ies" => "UFPR" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-ciefmh" "edicao_nome" => "Anais do XI Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_evento" => "XI Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2019" "edicao_logo" => "5e4d936f6f404_19022020165839.png" "edicao_capa" => "5f182a839390d_22072020090107.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-06-19 00:00:00" "publicacao_id" => 37 "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH" "publicacao_codigo" => "2527-2268" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 52713 "edicao_id" => 108 "trabalho_id" => 20 "inscrito_id" => 80 "titulo" => "A MUDANÇA NAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE GESTÃO DO ESPORTE EDUCACIONAL NAS ESCOLAS DE TEMPO INTEGRAL NO MUNICÍPIO DE CURITIBA" "resumo" => "A PARTIR DE 2012, O MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, ATRAVÉS DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO COMPÔS A POLÍTICA INDUTÓRIA DE IMPLANTAÇÃO DE ATIVIDADES VOLTADAS PARA A EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL, INCLUSIVE COM PERSPECTIVAS ESPECIFICAS PARA O ESPORTE E LAZER. COM ISSO, NOS ÚLTIMOS ANOS, ENCAMINHAMENTOS E METODOLOGIAS FORAM ELABORADAS PARA O DESENVOLVIMENTO, ESPECIALMENTE, DO ESPORTE EDUCACIONAL EM ESCOLAS QUE OFERTAM A AMPLIAÇÃO DO TEMPO LETIVO. ESTE ESTUDO TEM POR OBJETIVO APRESENTAR O PROCESSO DE EFETIVAÇÃO DA POLÍTICA NACIONAL PARA O ESPORTE EDUCACIONAL NO ÂMBITO MUNICIPAL, NA CIDADE DE CURITIBA. CARACTERIZA-SE POR UMA PESQUISA DE CAMPO QUALITATIVA DESCRITIVA, QUE OCORREU DURANTE O PROCESSO DE ESCRITA DOS DOCUMENTOS MUNICIPAIS (2015 - 2017). O REGISTRO DAS OBSERVAÇÕES FORAM REALIZADOS EM DIÁRIO DE CAMPO, DE FORMA SISTEMÁTICA. AS OBSERVAÇÕES ACONTECERAM EM 5 REUNIÕES DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO DOCUMENTO MUNICIPAL, A PARTIR DA POLÍTICA NACIONAL PROPOSTA PARA A EDUCAÇÃO INTEGRAL. FORAM ENVOLVIDAS 185 ESCOLAS, DESTAS, DESTACA-SE AS 85 UNIDADES QUE COMPUNHAM A ADESÃO DO REFERIDO PROGRAMA E RECEBEM ORIENTAÇÕES PARA A AMPLIAÇÃO DO ESPORTE EDUCACIONAL. OS DADOS FORAM ANALISADOS E DISCUTIDOS A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA SOCIOLÓGICA. OBSERVA-SE QUE AS POLÍTICAS DESTACADAS NACIONALMENTE E QUE CORRESPONDEM A APLICAÇÃO DA EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL INSEREM-SE EFETIVAMENTE EM 2016, COMPONDO O DOCUMENTO DO CURRÍCULO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE CURITIBA. ESTAS ORIENTAÇÕES TAMBÉM APRESENTAM-SE EM FORMATOS DIFERENTES COMO: ORIENTAÇÕES GERAIS E CADERNOS INFORMATIVOS, LANÇADOS EM DEZEMBRO DE 2016. NESTE, A PERSPECTIVA DO TRABALHO DA PRÁTICA DE MOVIMENTO EM TEMPO AMPLIADO ABORDA O ESPORTE COMO SENDO UM PROPULSOR EDUCACIONAL, OPORTUNIZANDO, AOS ESTUDANTES QUE PERMANECEM 9 HORAS NA ESCOLA, UM CONTATO MAIS APROFUNDADO COM ALGUMA PRÁTICA CORPORAL OU ESPORTE ESPECÍFICO. OS RESULTADOS MOSTRAM QUE AS POLÍTICAS PÚBLICAS NACIONAIS INFLUENCIARAM AS COMPOSIÇÕES DE POLÍTICAS MUNICIPAIS, IMPRIMIDO, ASSIM, O TOM DOS DOCUMENTOS PRODUZIDOS, AO MENOS NO QUE SE REFERE AO TEMPO AMPLIADO. PERCEBE-SE QUE A CONSTRUÇÃO COLETIVA SE LIMITOU A EXPLORAR APENAS DIRETRIZES PREVIAMENTE EXISTENTES PARA QUE HOUVESSE CONSONÂNCIA COM OS DEMAIS DOCUMENTOS PRÉ-EXISTENTES. APONTA-SE ASSIM, QUE HÁ UMA NECESSIDADE DE FORMAÇÕES COMPLEMENTARES PARA QUE OS AGENTES POSSAM COMPREENDER E DISCUTIR ELEMENTOS QUE CONTRIBUAM PARA A EFETIVAÇÃO DESSAS POLÍTICAS NA PRÁTICA." "modalidade" => "Tema Livre (TL)" "area_tematica" => "AT 05: Educação física escolar e formação profissional" "palavra_chave" => "CURRÍCULO, FORMAÇÃO PROFISSIONAL, EDUCAÇÃO INTEGRAL, ESPORTE EDUCACIONAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV130_MD2_SA5_ID80_04042019192423.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:50" "updated_at" => "2020-06-09 18:31:29" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EMILIA DEVANTEL HERCULES" "autor_nome_curto" => "EMILIA DEVANTEL" "autor_email" => "ehercules@sme.curitiba.pr" "autor_ies" => "UFPR" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-ciefmh" "edicao_nome" => "Anais do XI Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_evento" => "XI Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2019" "edicao_logo" => "5e4d936f6f404_19022020165839.png" "edicao_capa" => "5f182a839390d_22072020090107.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-06-19 00:00:00" "publicacao_id" => 37 "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH" "publicacao_codigo" => "2527-2268" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }