AS PRINCIPAIS DIFICULDADES DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO INÍCIO DA PROFISSÃO DOCENTE
"2019-06-19 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 52751 "edicao_id" => 108 "trabalho_id" => 228 "inscrito_id" => 86 "titulo" => "AS PRINCIPAIS DIFICULDADES DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO INÍCIO DA PROFISSÃO DOCENTE" "resumo" => "O INÍCIO DA CARREIRA DOCENTE É MARCADO POR MOMENTOS DE DÚVIDAS, INSTABILIDADES E INCERTEZAS, POIS AO ADENTRAR NO ÂMBITO ESCOLAR A REALIDADE ENCONTRADA É, MUITAS VEZES, DIFERENTE DAQUELA ABORDADA DURANTE A FORMAÇÃO INICIAL OU VIVENCIADA NOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS. POR ISSO, OS PRIMEIROS ANOS DE ATUAÇÃO DO PROFESSOR SÃO FUNDAMENTAIS PARA ADOTAR UMA POSTURA CRÍTICA DIANTE DAS DIFICULDADES E PARA COLOCAR EM PRÁTICA TODOS OS SEUS CONHECIMENTOS PROFISSIONAIS. APESAR DAS DIFICULDADES DOS PROFESSORES INICIANTES DAS DIVERSAS ÁREAS DO CONHECIMENTO SER PARECIDAS, EM MUITAS SITUAÇÕES, O PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA ENCONTRA PROBLEMAS MAIORES DEVIDO AO CONTEXTO EM QUE AS SUAS AULAS SÃO REALIZADAS, POIS ELAS OCORREM, PREFERENCIALMENTE, NO AMBIENTE EXTERNO E TRABALHA COM AS PRÁTICAS CORPORAIS, ASSIM, O DOCENTE NECESSITA ADAPTAR-SE ÀS CONDIÇÕES CLIMÁTICAS E ÀS INSTALAÇÕES FÍSICAS, ALÉM DE CUIDAR DA INTEGRIDADE DOS ALUNOS E DA EXPOSIÇÃO CORPORAL EM QUE SÃO SUBMETIDOS. ESTE ESTUDO É DECORRENTE DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO INTITULADO “PROFESSORES INICIANTES DE EDUCAÇÃO FÍSICA E AS SUAS PRINCIPAIS DIFICULDADES NO INÍCIO DA CARREIRA” QUE TEVE COMO OBJETIVOS VERIFICAR QUAIS DIFICULDADES OS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA ENCONTRAM NO INÍCIO DA CARREIRA E DE QUE FORMA ELES LIDAM COM ESSES OBSTÁCULOS. O MÉTODO UTILIZADO FOI A PESQUISA DE CAMPO, DE NATUREZA DESCRITIVA. PARTICIPARAM DO ESTUDO CINCO PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA INICIANTES, COM NO MÁXIMO TRÊS ANOS DE ATIVIDADE DOCENTE, E QUE ATUAM EM ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS LOCALIZADAS NO INTERIOR DO ESTADO DE SÃO PAULO. O INSTRUMENTO UTILIZADO PARA A COLETA DE DADOS FOI UM QUESTIONÁRIO COMPOSTO POR SEIS QUESTÕES, SENDO TRÊS PERGUNTAS FECHADAS E TRÊS ABERTAS. OS RESULTADOS MOSTRARAM QUE, EM RELAÇÃO AO NÍVEL DE DIFICULDADE ENCONTRADO NO INÍCIO DA CARREIRA, A MAIORIA CLASSIFICOU COMO TENDO NÍVEL MÉDIO (N=4), APENAS 1 PROFESSOR RESPONDEU NÍVEL ALTO. E ESSAS DIFICULDADES OCORRERAM, PRINCIPALMENTE, DEVIDO A NÃO SABER LIDAR COM A INDISCIPLINA DOS ALUNOS, COM A FALTA DE MATERIAIS E COM PLANEJAMENTO DAS AULAS. PARA MINIMIZAR OU SANAR ESSAS DIFICULDADES OS PROFESSORES APRESENTARAM AS SEGUINTES SUGESTÕES: INVESTIMENTO NA FORMAÇÃO CONTINUADA, AUMENTO DE VAGAS PARA O TRABALHO, CRIAÇÃO DE NOVOS PROJETOS PARA INTEGRAR OS NOVOS PROFESSORES E MELHORIA DA QUALIDADE DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO. POR FIM, FOI QUESTIONADO SE ESSAS DIFICULDADES FIZERAM COM QUE OS PROFESSORES PENSASSEM SOBRE A DESISTÊNCIA DA PROFISSÃO, 3 DOS PARTICIPANTES RESPONDERAM QUE MESMO DIANTE DOS PROBLEMAS NÃO COGITARAM ESSA HIPÓTESE E 2 JÁ PONDERARAM ABANDONAR A DOCÊNCIA. CONCLUI-SE QUE OS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA AO INICIAR A SUA CARREIRA ENFRENTAM ALGUMAS ADVERSIDADES E QUE ESSES PROFISSIONAIS BUSCAM RECURSOS E ESTRATÉGIAS PARA TRANSPOR ESSAS BARREIRAS SEM UM APOIO ADEQUADO E ESPECIALIZADO. ESSES TRANSTORNOS GERAM MOMENTOS DE DESÂNIMO E DESESPERO, QUE PODEM LEVÁ-LOS A NÃO PERMANÊNCIA DA PROFISSÃO, POR ISSO, É NECESSÁRIO QUE SEJAM INTENSIFICADAS AS POLÍTICAS E PROGRAMAS DE APOIO AOS PROFESSORES INICIANTES." "modalidade" => "Painel/Pôster" "area_tematica" => "AT 05: Educação física escolar e formação profissional" "palavra_chave" => "PROFESSOR, DIFICULDADE, PROFISSÃO DOCENTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV130_MD4_SA5_ID86_28042019160858.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:50" "updated_at" => "2020-06-09 18:31:29" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDREIA CRISTINA METZNER" "autor_nome_curto" => "ANDREIA" "autor_email" => "acmetzner@hotmail.com" "autor_ies" => "UNESP - CAMPUS DE RIO CLARO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-ciefmh" "edicao_nome" => "Anais do XI Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_evento" => "XI Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2019" "edicao_logo" => "5e4d936f6f404_19022020165839.png" "edicao_capa" => "5f182a839390d_22072020090107.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-06-19 00:00:00" "publicacao_id" => 37 "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH" "publicacao_codigo" => "2527-2268" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 52751 "edicao_id" => 108 "trabalho_id" => 228 "inscrito_id" => 86 "titulo" => "AS PRINCIPAIS DIFICULDADES DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO INÍCIO DA PROFISSÃO DOCENTE" "resumo" => "O INÍCIO DA CARREIRA DOCENTE É MARCADO POR MOMENTOS DE DÚVIDAS, INSTABILIDADES E INCERTEZAS, POIS AO ADENTRAR NO ÂMBITO ESCOLAR A REALIDADE ENCONTRADA É, MUITAS VEZES, DIFERENTE DAQUELA ABORDADA DURANTE A FORMAÇÃO INICIAL OU VIVENCIADA NOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS. POR ISSO, OS PRIMEIROS ANOS DE ATUAÇÃO DO PROFESSOR SÃO FUNDAMENTAIS PARA ADOTAR UMA POSTURA CRÍTICA DIANTE DAS DIFICULDADES E PARA COLOCAR EM PRÁTICA TODOS OS SEUS CONHECIMENTOS PROFISSIONAIS. APESAR DAS DIFICULDADES DOS PROFESSORES INICIANTES DAS DIVERSAS ÁREAS DO CONHECIMENTO SER PARECIDAS, EM MUITAS SITUAÇÕES, O PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA ENCONTRA PROBLEMAS MAIORES DEVIDO AO CONTEXTO EM QUE AS SUAS AULAS SÃO REALIZADAS, POIS ELAS OCORREM, PREFERENCIALMENTE, NO AMBIENTE EXTERNO E TRABALHA COM AS PRÁTICAS CORPORAIS, ASSIM, O DOCENTE NECESSITA ADAPTAR-SE ÀS CONDIÇÕES CLIMÁTICAS E ÀS INSTALAÇÕES FÍSICAS, ALÉM DE CUIDAR DA INTEGRIDADE DOS ALUNOS E DA EXPOSIÇÃO CORPORAL EM QUE SÃO SUBMETIDOS. ESTE ESTUDO É DECORRENTE DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO INTITULADO “PROFESSORES INICIANTES DE EDUCAÇÃO FÍSICA E AS SUAS PRINCIPAIS DIFICULDADES NO INÍCIO DA CARREIRA” QUE TEVE COMO OBJETIVOS VERIFICAR QUAIS DIFICULDADES OS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA ENCONTRAM NO INÍCIO DA CARREIRA E DE QUE FORMA ELES LIDAM COM ESSES OBSTÁCULOS. O MÉTODO UTILIZADO FOI A PESQUISA DE CAMPO, DE NATUREZA DESCRITIVA. PARTICIPARAM DO ESTUDO CINCO PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA INICIANTES, COM NO MÁXIMO TRÊS ANOS DE ATIVIDADE DOCENTE, E QUE ATUAM EM ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS LOCALIZADAS NO INTERIOR DO ESTADO DE SÃO PAULO. O INSTRUMENTO UTILIZADO PARA A COLETA DE DADOS FOI UM QUESTIONÁRIO COMPOSTO POR SEIS QUESTÕES, SENDO TRÊS PERGUNTAS FECHADAS E TRÊS ABERTAS. OS RESULTADOS MOSTRARAM QUE, EM RELAÇÃO AO NÍVEL DE DIFICULDADE ENCONTRADO NO INÍCIO DA CARREIRA, A MAIORIA CLASSIFICOU COMO TENDO NÍVEL MÉDIO (N=4), APENAS 1 PROFESSOR RESPONDEU NÍVEL ALTO. E ESSAS DIFICULDADES OCORRERAM, PRINCIPALMENTE, DEVIDO A NÃO SABER LIDAR COM A INDISCIPLINA DOS ALUNOS, COM A FALTA DE MATERIAIS E COM PLANEJAMENTO DAS AULAS. PARA MINIMIZAR OU SANAR ESSAS DIFICULDADES OS PROFESSORES APRESENTARAM AS SEGUINTES SUGESTÕES: INVESTIMENTO NA FORMAÇÃO CONTINUADA, AUMENTO DE VAGAS PARA O TRABALHO, CRIAÇÃO DE NOVOS PROJETOS PARA INTEGRAR OS NOVOS PROFESSORES E MELHORIA DA QUALIDADE DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO. POR FIM, FOI QUESTIONADO SE ESSAS DIFICULDADES FIZERAM COM QUE OS PROFESSORES PENSASSEM SOBRE A DESISTÊNCIA DA PROFISSÃO, 3 DOS PARTICIPANTES RESPONDERAM QUE MESMO DIANTE DOS PROBLEMAS NÃO COGITARAM ESSA HIPÓTESE E 2 JÁ PONDERARAM ABANDONAR A DOCÊNCIA. CONCLUI-SE QUE OS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA AO INICIAR A SUA CARREIRA ENFRENTAM ALGUMAS ADVERSIDADES E QUE ESSES PROFISSIONAIS BUSCAM RECURSOS E ESTRATÉGIAS PARA TRANSPOR ESSAS BARREIRAS SEM UM APOIO ADEQUADO E ESPECIALIZADO. ESSES TRANSTORNOS GERAM MOMENTOS DE DESÂNIMO E DESESPERO, QUE PODEM LEVÁ-LOS A NÃO PERMANÊNCIA DA PROFISSÃO, POR ISSO, É NECESSÁRIO QUE SEJAM INTENSIFICADAS AS POLÍTICAS E PROGRAMAS DE APOIO AOS PROFESSORES INICIANTES." "modalidade" => "Painel/Pôster" "area_tematica" => "AT 05: Educação física escolar e formação profissional" "palavra_chave" => "PROFESSOR, DIFICULDADE, PROFISSÃO DOCENTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV130_MD4_SA5_ID86_28042019160858.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:50" "updated_at" => "2020-06-09 18:31:29" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDREIA CRISTINA METZNER" "autor_nome_curto" => "ANDREIA" "autor_email" => "acmetzner@hotmail.com" "autor_ies" => "UNESP - CAMPUS DE RIO CLARO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-ciefmh" "edicao_nome" => "Anais do XI Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_evento" => "XI Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2019" "edicao_logo" => "5e4d936f6f404_19022020165839.png" "edicao_capa" => "5f182a839390d_22072020090107.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-06-19 00:00:00" "publicacao_id" => 37 "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH" "publicacao_codigo" => "2527-2268" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }