ATENDIMENTO EM SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAL POR UMA PROFESSORA DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIAS.
"2019-06-19 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 52760 "edicao_id" => 108 "trabalho_id" => 302 "inscrito_id" => 534 "titulo" => "ATENDIMENTO EM SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAL POR UMA PROFESSORA DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIAS." "resumo" => "O TRABALHO DESENVOLVIDO EM SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS (SEM) TEM COMO OBJETIVO PRINCIPAL GARANTIR ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE) EM CONTRA TURNO ESCOLAR A ALUNOS REGULARMENTE MATRICULADOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA E CADASTRADOS NO CENSO ESCOLAR ANUAL MEC/INEP POR SEREM PORTADORES DE DEFICIÊNCIA, TRANSTORNOS GLOBAIS DO DESENVOLVIMENTO OU ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO. O PRESENTE ESTUDO, TRATA-SE DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIAS SOBRE A VIVÊNCIA E OS OLHARES DE UMA COMUNIDADE ESCOLAR SOBRE A ATUAÇÃO DE UMA PROFESSORA DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM UMA SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS. ATENDENDO OS REQUISITOS LEGAIS, A PROFESSORA PARTICIPOU DA ATRIBUIÇÃO DE SALAS DE RECURSOS E ASSUMIU A SALA DE UMA ESCOLA CENTRAL DE ENSINO FUNDAMENTAL I EM UM MUNICÍPIO DO LITORAL NORTE PAULISTA. O OBJETIVO DESTE TRABALHO É RELATAR A EXPERIÊNCIA VIVIDA POR UMA PROFESSORA DE EDUCAÇÃO FÍSICA SOB SUA PRÓPRIA ÓTICA E DA COMUNIDADE ESCOLAR.ES. POR MEIO DE ANÁLISE DE SEUS RELATOS AO FINAL DO ANO COM SUPORTE DE ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA, CONSTATOU-SE QUE AS DIFICULDADES ENCONTRADAS ESTAVAM RELACIONADAS A CONCEITOS PRÉ-ESTABELECIDOS SOBRE O PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA, SUA FORMAÇÃO, SUA POTENCIALIDADE E SEU PAPEL NA FORMAÇÃO INTEGRAL DO ALUNO. NO DECORRER DO PROCESSO, A PROFESSORA RECEBEU CRÍTICAS POR REALIZAR MAIOR PARTE DE SEUS ATENDIMENTOS FORA DA SALA DE RECURSOS, COMO TAMBÉM POR FAZER POUCO USO DE ATIVIDADES COM LÁPIS E PAPEL. AO FINAL DO ANO LETIVO, SUPERANDO AS CRÍTICAS E AS DÚVIDAS DE ALGUNS MEMBROS DA COMUNIDADE ESCOLAR, A PROFESSORA RELATOU QUE QUATRO DE SEUS SEIS ALUNOS COM DIFICULDADES NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO OBTIVERAM AVANÇOS SIGNIFICATIVOS NESTE PROCESSO, QUE SEGUNDO RELATO DA PROFESSORA, TAL MELHORA PODE ESTAR VINCULADA A SEUS ATENDIMENTOS PAUTADOS NOS PRÉ REQUISITOS PARA A LEITURA E A ESCRITA TAIS COMO ORIENTAÇÃO ESPACIAL E TEMPORAL, RITMO, LATERALIDADE, COORDENAÇÃO VISO-MOTORA E MEMÓRIA CINESTÉSICA. ESTES AVANÇOS FORAM REGISTRADOS POR AVALIAÇÕES QUE OCORRERAM EM TRÊS MOMENTOS DISTINTOS DO ANO E O RETORNO DAS PROFESSORAS DE SALA REGULAR REGISTRADO POR QUESTIONÁRIO SEMIESTRUTURADO APLICADO NO FINAL DO ANO, JUNTAMENTE COM A ESCUTA DA PROFESSORA" "modalidade" => "Painel/Pôster" "area_tematica" => "AT 05: Educação física escolar e formação profissional" "palavra_chave" => "INCLUSÃO, SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS, EDUCAÇÃO FÍSICA, PRECONCEITO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV130_MD4_SA5_ID534_29042019194915.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:50" "updated_at" => "2020-06-09 18:31:30" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MONICA DE CASTRO MELLO TERUYA" "autor_nome_curto" => "MONICA TERUYA" "autor_email" => "teruyamonica78@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE TAUBATÉ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-ciefmh" "edicao_nome" => "Anais do XI Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_evento" => "XI Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2019" "edicao_logo" => "5e4d936f6f404_19022020165839.png" "edicao_capa" => "5f182a839390d_22072020090107.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-06-19 00:00:00" "publicacao_id" => 37 "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH" "publicacao_codigo" => "2527-2268" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 52760 "edicao_id" => 108 "trabalho_id" => 302 "inscrito_id" => 534 "titulo" => "ATENDIMENTO EM SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAL POR UMA PROFESSORA DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIAS." "resumo" => "O TRABALHO DESENVOLVIDO EM SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS (SEM) TEM COMO OBJETIVO PRINCIPAL GARANTIR ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE) EM CONTRA TURNO ESCOLAR A ALUNOS REGULARMENTE MATRICULADOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA E CADASTRADOS NO CENSO ESCOLAR ANUAL MEC/INEP POR SEREM PORTADORES DE DEFICIÊNCIA, TRANSTORNOS GLOBAIS DO DESENVOLVIMENTO OU ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO. O PRESENTE ESTUDO, TRATA-SE DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIAS SOBRE A VIVÊNCIA E OS OLHARES DE UMA COMUNIDADE ESCOLAR SOBRE A ATUAÇÃO DE UMA PROFESSORA DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM UMA SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS. ATENDENDO OS REQUISITOS LEGAIS, A PROFESSORA PARTICIPOU DA ATRIBUIÇÃO DE SALAS DE RECURSOS E ASSUMIU A SALA DE UMA ESCOLA CENTRAL DE ENSINO FUNDAMENTAL I EM UM MUNICÍPIO DO LITORAL NORTE PAULISTA. O OBJETIVO DESTE TRABALHO É RELATAR A EXPERIÊNCIA VIVIDA POR UMA PROFESSORA DE EDUCAÇÃO FÍSICA SOB SUA PRÓPRIA ÓTICA E DA COMUNIDADE ESCOLAR.ES. POR MEIO DE ANÁLISE DE SEUS RELATOS AO FINAL DO ANO COM SUPORTE DE ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA, CONSTATOU-SE QUE AS DIFICULDADES ENCONTRADAS ESTAVAM RELACIONADAS A CONCEITOS PRÉ-ESTABELECIDOS SOBRE O PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA, SUA FORMAÇÃO, SUA POTENCIALIDADE E SEU PAPEL NA FORMAÇÃO INTEGRAL DO ALUNO. NO DECORRER DO PROCESSO, A PROFESSORA RECEBEU CRÍTICAS POR REALIZAR MAIOR PARTE DE SEUS ATENDIMENTOS FORA DA SALA DE RECURSOS, COMO TAMBÉM POR FAZER POUCO USO DE ATIVIDADES COM LÁPIS E PAPEL. AO FINAL DO ANO LETIVO, SUPERANDO AS CRÍTICAS E AS DÚVIDAS DE ALGUNS MEMBROS DA COMUNIDADE ESCOLAR, A PROFESSORA RELATOU QUE QUATRO DE SEUS SEIS ALUNOS COM DIFICULDADES NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO OBTIVERAM AVANÇOS SIGNIFICATIVOS NESTE PROCESSO, QUE SEGUNDO RELATO DA PROFESSORA, TAL MELHORA PODE ESTAR VINCULADA A SEUS ATENDIMENTOS PAUTADOS NOS PRÉ REQUISITOS PARA A LEITURA E A ESCRITA TAIS COMO ORIENTAÇÃO ESPACIAL E TEMPORAL, RITMO, LATERALIDADE, COORDENAÇÃO VISO-MOTORA E MEMÓRIA CINESTÉSICA. ESTES AVANÇOS FORAM REGISTRADOS POR AVALIAÇÕES QUE OCORRERAM EM TRÊS MOMENTOS DISTINTOS DO ANO E O RETORNO DAS PROFESSORAS DE SALA REGULAR REGISTRADO POR QUESTIONÁRIO SEMIESTRUTURADO APLICADO NO FINAL DO ANO, JUNTAMENTE COM A ESCUTA DA PROFESSORA" "modalidade" => "Painel/Pôster" "area_tematica" => "AT 05: Educação física escolar e formação profissional" "palavra_chave" => "INCLUSÃO, SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS, EDUCAÇÃO FÍSICA, PRECONCEITO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV130_MD4_SA5_ID534_29042019194915.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:50" "updated_at" => "2020-06-09 18:31:30" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MONICA DE CASTRO MELLO TERUYA" "autor_nome_curto" => "MONICA TERUYA" "autor_email" => "teruyamonica78@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE TAUBATÉ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-ciefmh" "edicao_nome" => "Anais do XI Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_evento" => "XI Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2019" "edicao_logo" => "5e4d936f6f404_19022020165839.png" "edicao_capa" => "5f182a839390d_22072020090107.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-06-19 00:00:00" "publicacao_id" => 37 "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH" "publicacao_codigo" => "2527-2268" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }