CONSCIÊNCIA HISTÓRICA DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA SOBRE A HISTÓRIA DO FUTEBOL PRATICADO POR MULHERES NO BRASIL.
"2019-06-19 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 52791 "edicao_id" => 108 "trabalho_id" => 16 "inscrito_id" => 82 "titulo" => "CONSCIÊNCIA HISTÓRICA DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA SOBRE A HISTÓRIA DO FUTEBOL PRATICADO POR MULHERES NO BRASIL." "resumo" => "A prescriÇÃo para o ensino dos conhecimentos histÓricos das modalidades esportivas ocupa a maioria das propostas curriculares estaduais e nacionais no Brasil (PEREIRA e IMPOLCETTO, 2018). Entretanto, a proposiÇÃo de estratÉgias didÁtico pedagÓgicas para a difusÃo desses saberes É pouco indicado nos documentos que orientam @s professor@s. SÃo raras as produÇÕes que versam sobre o assunto, destacando-se as formulaÇÕes do Grupo de Pesquisa e PrÁtica em Atletismo (GEPPA) e de Nunes (2017). Para contribuir no preenchimento desta lacuna foi desenvolvida pesquisa, na qual o objetivo foi analisar a ConsciÊncia HistÓrica (CH) de professores de EducaÇÃo FÍsica sobre o tema HistÓrias do futebol praticado por mulheres no Brasil. Para tanto foram mobilizados os tipos de CH sistematizadas por Jorn Rusen (2001), a saber: tradicional (CHT), exemplar (CHE), crÍtica (CHC) e genÉtica (CHG). A CHT ocorre quando a realidade É explicada sob a perspectiva das permanÊncias, da tradiÇÃo. O tempo É eternizado como sentido. Na CHE as explicaÇÕes do presente sÃo pautadas por exemplos histÓricos, recuperados de forma seletiva. A HistÓria É vista como um estabelecimento de regras e normas de atuaÇÃo, orientando a atuaÇÃo do agir no presente. As pessoas atribuem a si mesmas a referÊncia do agir correto, enxergando a versÃo histÓrica como algo universal e de forma supratemporal. Na CHC rompe-se com as explicaÇÕes correntes, consagradas, com a ideia de continuidade da histÓria. ReconstrÓi as narrativas, questionando a plausibilidade das explicaÇÕes anteriores. Na CHG a HistÓria É vista como processo de mudanÇas nas quais os tempos alteram as formas de ler a realidade, pois pautados por elementos diferentes de Épocas anteriores. Trabalha com a ideia de desenvolvimento. Por meio de Curso Aberto Online e Massivo (MOOC), 21 professor@s produziram Narrativas HistÓricas (NHs) nas quais expressaram sua CH sobre uma escolha relacionada a situaÇÃo fictÍcia que envolvia a jovem Cristina. A estudante consultava os docentes sobre o prosseguimento na carreira de jogadora de futebol, sendo que seu pai e irmà mais velha haviam fracassado na modalidade. A situaÇÃo problema oportunizava que eles mobilizassem os saberes histÓricos abordados durante as aulas. As NHs trouxeram argumentos relacionados ao histÓrico familiar de Cristina e Às histÓrias gerais do futebol praticado pelas mulheres, gerando diferentes CHs. Quatro professor@s expressaram uma CHT; dois deles, a CHC; treze mobilizaram a CHG. A majoritÁria expressÃo de CHG indica uma percepÇÃo de tempo histÓrico como movimento na qual a expectativa de futuro dialoga com uma leitura de passado para a definiÇÃo das aÇÕes no presente. Estudos como esse contribuem para o avanÇo do ensino da HistÓria da EducaÇÃo FÍsica e do Esporte À medida que trazem ao cenÁrio de anÁlise a percepÇÃo docente lastreada por teoria que sistematiza elementos de qualificaÇÃo destes olhares." "modalidade" => "Tema Livre (TL)" "area_tematica" => "AT 05: Educação física escolar e formação profissional" "palavra_chave" => "ENSINO DE HISTÓRIA, EDUCAÇÃO FÍSICA, CONSCIÊNCIA HISTÓRICA, CURSO ABERTO ONLINE MASSIVO, CURSO ABERTO ONLINE MASSIVO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV130_MD2_SA5_ID82_01042019170218.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:50" "updated_at" => "2020-06-09 18:31:30" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MATEUS CAMARGO PEREIRA" "autor_nome_curto" => "MATEUS C. PEREIRA" "autor_email" => "matunicamp@gmail.com" "autor_ies" => "IFSULDEMINAS-UNESP" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-ciefmh" "edicao_nome" => "Anais do XI Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_evento" => "XI Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2019" "edicao_logo" => "5e4d936f6f404_19022020165839.png" "edicao_capa" => "5f182a839390d_22072020090107.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-06-19 00:00:00" "publicacao_id" => 37 "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH" "publicacao_codigo" => "2527-2268" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 52791 "edicao_id" => 108 "trabalho_id" => 16 "inscrito_id" => 82 "titulo" => "CONSCIÊNCIA HISTÓRICA DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA SOBRE A HISTÓRIA DO FUTEBOL PRATICADO POR MULHERES NO BRASIL." "resumo" => "A prescriÇÃo para o ensino dos conhecimentos histÓricos das modalidades esportivas ocupa a maioria das propostas curriculares estaduais e nacionais no Brasil (PEREIRA e IMPOLCETTO, 2018). Entretanto, a proposiÇÃo de estratÉgias didÁtico pedagÓgicas para a difusÃo desses saberes É pouco indicado nos documentos que orientam @s professor@s. SÃo raras as produÇÕes que versam sobre o assunto, destacando-se as formulaÇÕes do Grupo de Pesquisa e PrÁtica em Atletismo (GEPPA) e de Nunes (2017). Para contribuir no preenchimento desta lacuna foi desenvolvida pesquisa, na qual o objetivo foi analisar a ConsciÊncia HistÓrica (CH) de professores de EducaÇÃo FÍsica sobre o tema HistÓrias do futebol praticado por mulheres no Brasil. Para tanto foram mobilizados os tipos de CH sistematizadas por Jorn Rusen (2001), a saber: tradicional (CHT), exemplar (CHE), crÍtica (CHC) e genÉtica (CHG). A CHT ocorre quando a realidade É explicada sob a perspectiva das permanÊncias, da tradiÇÃo. O tempo É eternizado como sentido. Na CHE as explicaÇÕes do presente sÃo pautadas por exemplos histÓricos, recuperados de forma seletiva. A HistÓria É vista como um estabelecimento de regras e normas de atuaÇÃo, orientando a atuaÇÃo do agir no presente. As pessoas atribuem a si mesmas a referÊncia do agir correto, enxergando a versÃo histÓrica como algo universal e de forma supratemporal. Na CHC rompe-se com as explicaÇÕes correntes, consagradas, com a ideia de continuidade da histÓria. ReconstrÓi as narrativas, questionando a plausibilidade das explicaÇÕes anteriores. Na CHG a HistÓria É vista como processo de mudanÇas nas quais os tempos alteram as formas de ler a realidade, pois pautados por elementos diferentes de Épocas anteriores. Trabalha com a ideia de desenvolvimento. Por meio de Curso Aberto Online e Massivo (MOOC), 21 professor@s produziram Narrativas HistÓricas (NHs) nas quais expressaram sua CH sobre uma escolha relacionada a situaÇÃo fictÍcia que envolvia a jovem Cristina. A estudante consultava os docentes sobre o prosseguimento na carreira de jogadora de futebol, sendo que seu pai e irmà mais velha haviam fracassado na modalidade. A situaÇÃo problema oportunizava que eles mobilizassem os saberes histÓricos abordados durante as aulas. As NHs trouxeram argumentos relacionados ao histÓrico familiar de Cristina e Às histÓrias gerais do futebol praticado pelas mulheres, gerando diferentes CHs. Quatro professor@s expressaram uma CHT; dois deles, a CHC; treze mobilizaram a CHG. A majoritÁria expressÃo de CHG indica uma percepÇÃo de tempo histÓrico como movimento na qual a expectativa de futuro dialoga com uma leitura de passado para a definiÇÃo das aÇÕes no presente. Estudos como esse contribuem para o avanÇo do ensino da HistÓria da EducaÇÃo FÍsica e do Esporte À medida que trazem ao cenÁrio de anÁlise a percepÇÃo docente lastreada por teoria que sistematiza elementos de qualificaÇÃo destes olhares." "modalidade" => "Tema Livre (TL)" "area_tematica" => "AT 05: Educação física escolar e formação profissional" "palavra_chave" => "ENSINO DE HISTÓRIA, EDUCAÇÃO FÍSICA, CONSCIÊNCIA HISTÓRICA, CURSO ABERTO ONLINE MASSIVO, CURSO ABERTO ONLINE MASSIVO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV130_MD2_SA5_ID82_01042019170218.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:50" "updated_at" => "2020-06-09 18:31:30" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MATEUS CAMARGO PEREIRA" "autor_nome_curto" => "MATEUS C. PEREIRA" "autor_email" => "matunicamp@gmail.com" "autor_ies" => "IFSULDEMINAS-UNESP" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-ciefmh" "edicao_nome" => "Anais do XI Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_evento" => "XI Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2019" "edicao_logo" => "5e4d936f6f404_19022020165839.png" "edicao_capa" => "5f182a839390d_22072020090107.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-06-19 00:00:00" "publicacao_id" => 37 "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH" "publicacao_codigo" => "2527-2268" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }