DANÇA FOLCLÓRICA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR.
"2019-06-19 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 52806 "edicao_id" => 108 "trabalho_id" => 212 "inscrito_id" => 469 "titulo" => "DANÇA FOLCLÓRICA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR." "resumo" => """ A DANÇA FAZ PARTE DA CULTURA HUMANA. A DANÇA NA EDUCAÇÃO FÍSICA COLABORA PARA UM MAIOR\r\n CONHECIMENTO DO PRÓPRIO CORPO, RESPEITANDO NOSSOS LIMITES, TRANSMITINDO SENSAÇÕES E SENTIMENTOS,\r\n CONTRIBUINDO PARA A LIBERDADE DE EXPRESSÃO, CONSTRUÇÃO DE MOVIMENTOS, CONHECIMENTO HISTÓRICO,\r\n AUTONOMIA DOS ALUNOS E DESENVOLTURA QUANTO À VONTADE E NECESSIDADE DE SE EXPRESSAR. A DIVERSIDADE\r\n E O RESPEITO À MULTICULTURALIDADE É FUNDAMENTAL NO AMBIENTE ESCOLAR E POR ISSO, AO\r\n CONTEXTUALIZARMOS A DANÇA E O FOLCLORE, ACREDITAMOS NA DIVERSIFICAÇÃO DO CONTEÚDO. DIANTE DISSO,\r\n APRESENTAMOS COMO PROBLEMA DE PESQUISA O SEGUINTE: QUAIS OS DESAFIOS DA DIFUSÃO DA CULTURA\r\n FOLCLÓRICA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR? PARA TANTO, APRESENTAMOS COMO OBJETIVOS: ANALISAR O\r\n CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. REFLETIR SOBRE O PAPEL DO FOLCLORE NO CURRÍCULO ESCOLAR.\r\n APRESENTAR ÀS POSSIBILIDADES DE TRABALHO SOBRE O FOLCLORE NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. O TRABALHO SE\r\n DEU POR MEIO DE REVISÃO DA LITERATURA ANALISADA QUALITATIVAMENTE EM MATERIAIS SELECIONADOS A PARTIR\r\n DE TERMOS COMO EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, CURRÍCULO, FOLCLORE E DANÇA. NO BRASIL, MESMO COM\r\n RIQUÍSSIMA CULTURA FOLCLÓRICA, ESTE É UM ASSUNTO POUCO EXPLORADO NO PROCESSO EDUCACIONAL,\r\n PRINCIPALMENTE NA EDUCAÇÃO FÍSICA. CADA CULTURA É DETERMINADA PELOS COSTUMES HÁBITOS E TRADIÇÕES\r\n CRIADAS POR UM POVO PASSANDO DE GERAÇÃO EM GERAÇÃO (PEREIRA, 2009). “CULTURA SE REFERE À\r\n DIMENSÃO SIMBÓLICA PRESENTE NOS SIGNIFICADOS COMPARTILHADOS POR UM DETERMINADO GRUPO”\r\n (SBORQUIA E NEIRA, 2008, P. 81). “A ARTE SEMPRE ESTEVE PRESENTE EM TODAS AS FORMAÇÕES\r\n CULTURAIS, DESDE O INÍCIO DA HISTÓRIA DA HUMANIDADE” (ZANIN, 2004, P. 57). A EDUCAÇÃO FÍSICA TEM,\r\n ENTRE OS DIVERSOS CONTEÚDOS, A DANÇA FOLCLÓRICA REGIONAL DO BRASIL PREVISTO NOS PARÂMETROS\r\n CURRICULARES NACIONAIS (BRASIL, 1997). AS DANÇAS FOLCLÓRICAS MAIS CONHECIDAS E NORMALMENTE\r\n PRATICADAS EM DIAS FESTIVOS (CALENDÁRIO REGIONAL OU NACIONAL) SÃO: CARIMBÓ (PA), XAXADO (PE),\r\n CIRANDA (AM), PAU-DE-FITAS (PR, RS, SC) E CAXAMBU (MG, RJ). O FOLCLORE CONTRIBUI PARA O\r\n DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA DE VÁRIAS FORMAS, NA SOCIALIZAÇÃO, NO RESGATE DA CULTURA E NA MELHORIA\r\n DOS ASPECTOS COGNITIVO, AFETIVO E MOTOR, SE TRABALHADO POR MEIO DO MOVIMENTO CORPORAL. A INCLUSÃO\r\n E O FOMENTO ÀS MANIFESTAÇÕES FOLCLÓRICAS NAS ESCOLAS INCENTIVAM CADA VEZ MAIS A EDUCAÇÃO E A\r\n CULTURA, CARACTERIZADOS COMO PILARES E PONTO DE PARTIDA PARA A FORMAÇÃO DO INDIVÍDUO (NETO E\r\n TONELLO, 2008). FOI POSSÍVEL VERIFICAR QUE O FOLCLORE BRASILEIRO, ASSIM COMO A DANÇA, É UM\r\n CONTEÚDO PREVISTO NOS DOCUMENTOS OFICIAIS. A DIFUSÃO DESSE CONTEÚDO É RELEVANTE PARA O\r\n DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL E CULTURAL DOS NOSSOS ALUNOS, PORÉM AINDA TEM UM PERCURSO BASTANTE\r\n DIFÍCIL, POIS ENFRENTA MUITA RESISTÊNCIA DIANTE DA HEGEMONIA DO ESPORTE, DA FALTA DE CONHECIMENTO DOS\r\n PROFESSORES E CONSEQUENTEMENTE O POUCO INTERESSE DOS ALUNOS. """ "modalidade" => "Painel/Pôster" "area_tematica" => "AT 05: Educação física escolar e formação profissional" "palavra_chave" => "DANÇA FOLCLÓRICA, CURRÍCULO, EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, MULTICULTURALIDADE, MULTICULTURALIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV130_MD4_SA5_ID469_26042019202341.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:50" "updated_at" => "2020-06-09 18:31:30" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALICE GABRIELLE DE OLIVEIRA FARIAS " "autor_nome_curto" => "ALICE " "autor_email" => "lili_gaby.oliver@hotmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-ciefmh" "edicao_nome" => "Anais do XI Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_evento" => "XI Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2019" "edicao_logo" => "5e4d936f6f404_19022020165839.png" "edicao_capa" => "5f182a839390d_22072020090107.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-06-19 00:00:00" "publicacao_id" => 37 "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH" "publicacao_codigo" => "2527-2268" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 52806 "edicao_id" => 108 "trabalho_id" => 212 "inscrito_id" => 469 "titulo" => "DANÇA FOLCLÓRICA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR." "resumo" => """ A DANÇA FAZ PARTE DA CULTURA HUMANA. A DANÇA NA EDUCAÇÃO FÍSICA COLABORA PARA UM MAIOR\r\n CONHECIMENTO DO PRÓPRIO CORPO, RESPEITANDO NOSSOS LIMITES, TRANSMITINDO SENSAÇÕES E SENTIMENTOS,\r\n CONTRIBUINDO PARA A LIBERDADE DE EXPRESSÃO, CONSTRUÇÃO DE MOVIMENTOS, CONHECIMENTO HISTÓRICO,\r\n AUTONOMIA DOS ALUNOS E DESENVOLTURA QUANTO À VONTADE E NECESSIDADE DE SE EXPRESSAR. A DIVERSIDADE\r\n E O RESPEITO À MULTICULTURALIDADE É FUNDAMENTAL NO AMBIENTE ESCOLAR E POR ISSO, AO\r\n CONTEXTUALIZARMOS A DANÇA E O FOLCLORE, ACREDITAMOS NA DIVERSIFICAÇÃO DO CONTEÚDO. DIANTE DISSO,\r\n APRESENTAMOS COMO PROBLEMA DE PESQUISA O SEGUINTE: QUAIS OS DESAFIOS DA DIFUSÃO DA CULTURA\r\n FOLCLÓRICA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR? PARA TANTO, APRESENTAMOS COMO OBJETIVOS: ANALISAR O\r\n CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. REFLETIR SOBRE O PAPEL DO FOLCLORE NO CURRÍCULO ESCOLAR.\r\n APRESENTAR ÀS POSSIBILIDADES DE TRABALHO SOBRE O FOLCLORE NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. O TRABALHO SE\r\n DEU POR MEIO DE REVISÃO DA LITERATURA ANALISADA QUALITATIVAMENTE EM MATERIAIS SELECIONADOS A PARTIR\r\n DE TERMOS COMO EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, CURRÍCULO, FOLCLORE E DANÇA. NO BRASIL, MESMO COM\r\n RIQUÍSSIMA CULTURA FOLCLÓRICA, ESTE É UM ASSUNTO POUCO EXPLORADO NO PROCESSO EDUCACIONAL,\r\n PRINCIPALMENTE NA EDUCAÇÃO FÍSICA. CADA CULTURA É DETERMINADA PELOS COSTUMES HÁBITOS E TRADIÇÕES\r\n CRIADAS POR UM POVO PASSANDO DE GERAÇÃO EM GERAÇÃO (PEREIRA, 2009). “CULTURA SE REFERE À\r\n DIMENSÃO SIMBÓLICA PRESENTE NOS SIGNIFICADOS COMPARTILHADOS POR UM DETERMINADO GRUPO”\r\n (SBORQUIA E NEIRA, 2008, P. 81). “A ARTE SEMPRE ESTEVE PRESENTE EM TODAS AS FORMAÇÕES\r\n CULTURAIS, DESDE O INÍCIO DA HISTÓRIA DA HUMANIDADE” (ZANIN, 2004, P. 57). A EDUCAÇÃO FÍSICA TEM,\r\n ENTRE OS DIVERSOS CONTEÚDOS, A DANÇA FOLCLÓRICA REGIONAL DO BRASIL PREVISTO NOS PARÂMETROS\r\n CURRICULARES NACIONAIS (BRASIL, 1997). AS DANÇAS FOLCLÓRICAS MAIS CONHECIDAS E NORMALMENTE\r\n PRATICADAS EM DIAS FESTIVOS (CALENDÁRIO REGIONAL OU NACIONAL) SÃO: CARIMBÓ (PA), XAXADO (PE),\r\n CIRANDA (AM), PAU-DE-FITAS (PR, RS, SC) E CAXAMBU (MG, RJ). O FOLCLORE CONTRIBUI PARA O\r\n DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA DE VÁRIAS FORMAS, NA SOCIALIZAÇÃO, NO RESGATE DA CULTURA E NA MELHORIA\r\n DOS ASPECTOS COGNITIVO, AFETIVO E MOTOR, SE TRABALHADO POR MEIO DO MOVIMENTO CORPORAL. A INCLUSÃO\r\n E O FOMENTO ÀS MANIFESTAÇÕES FOLCLÓRICAS NAS ESCOLAS INCENTIVAM CADA VEZ MAIS A EDUCAÇÃO E A\r\n CULTURA, CARACTERIZADOS COMO PILARES E PONTO DE PARTIDA PARA A FORMAÇÃO DO INDIVÍDUO (NETO E\r\n TONELLO, 2008). FOI POSSÍVEL VERIFICAR QUE O FOLCLORE BRASILEIRO, ASSIM COMO A DANÇA, É UM\r\n CONTEÚDO PREVISTO NOS DOCUMENTOS OFICIAIS. A DIFUSÃO DESSE CONTEÚDO É RELEVANTE PARA O\r\n DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL E CULTURAL DOS NOSSOS ALUNOS, PORÉM AINDA TEM UM PERCURSO BASTANTE\r\n DIFÍCIL, POIS ENFRENTA MUITA RESISTÊNCIA DIANTE DA HEGEMONIA DO ESPORTE, DA FALTA DE CONHECIMENTO DOS\r\n PROFESSORES E CONSEQUENTEMENTE O POUCO INTERESSE DOS ALUNOS. """ "modalidade" => "Painel/Pôster" "area_tematica" => "AT 05: Educação física escolar e formação profissional" "palavra_chave" => "DANÇA FOLCLÓRICA, CURRÍCULO, EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, MULTICULTURALIDADE, MULTICULTURALIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV130_MD4_SA5_ID469_26042019202341.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:50" "updated_at" => "2020-06-09 18:31:30" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALICE GABRIELLE DE OLIVEIRA FARIAS " "autor_nome_curto" => "ALICE " "autor_email" => "lili_gaby.oliver@hotmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-ciefmh" "edicao_nome" => "Anais do XI Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_evento" => "XI Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2019" "edicao_logo" => "5e4d936f6f404_19022020165839.png" "edicao_capa" => "5f182a839390d_22072020090107.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-06-19 00:00:00" "publicacao_id" => 37 "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH" "publicacao_codigo" => "2527-2268" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }