O "ESTADO DA ARTE" DA CAPOEIRA EM PERIÓDICOS NACIONAIS
"2019-06-19 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 52894 "edicao_id" => 108 "trabalho_id" => 25 "inscrito_id" => 124 "titulo" => "O "ESTADO DA ARTE" DA CAPOEIRA EM PERIÓDICOS NACIONAIS" "resumo" => "Atualmente a capoeira É uma manifestaÇÃo cultural presente em diversos paÍses e que de certa forma vem conquistando e consolidando seu espaÇo como patrimÔnio cultural. Historicamente sabe-se que esse caminho nÃo tem sido fÁcil, desde seu surgimento diretamente ligado À chegada dos povos africanos escravizados ao Brasil por volta do sÉculo XVI, atÉ o reconhecimento da roda de capoeira como PatrimÔnio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO em 2014, muitas foram as barreiras superadas e as heranÇas deixadas pela capoeira para a sociedade. Durante esse processo de descriminalizaÇÃo da capoeira, destacam-se as contribuiÇÕes relacionadas Às iniciativas de organizaÇÃo do ensino, que ajudaram a modificar a forma como a capoeira era vista pela sociedade. Mesmo desempenhando importante papel para o desenvolvimento da capoeira, a prÁtica pedagÓgica nÃo parece ser muito discutida na Área. O modelo de ensino-aprendizagem utilizado ainda apresenta influÊncia do ensino por meio das “escolas de ofÍcio” e parece nÃo acompanhar os avanÇos da organizaÇÃo da sociedade e da capoeira. Desse modo, o presente trabalho buscou investigar por meio de uma revisÃo de literatura do tipo “estado da arte”, como a comunidade acadÊmica tem contribuÍdo com a produÇÃo de conhecimento sobre a temÁtica capoeira, em especÍfico relacionado a assuntos pedagÓgicos. O levantamento da produÇÃo cientÍfica foi realizado, a partir da data inicial das publicaÇÕes veiculadas em sete periÓdicos nacionais, considerados pelo sistema Qualis/CAPES – no ano base 2015 e na Área 21 – como B2, B1 e A2, e se estendeu atÉ o primeiro bimestre de 2017. Foram analisados todos os artigos associados Às lutas, que posteriormente foram filtrados atÉ chegar À temÁtica em questÃo. ApÓs a verificaÇÃo, tabulaÇÃo e arquivamento, os trabalhos relacionados À capoeira foram categorizados com base nas principais subÁreas de concentraÇÃo dos programas de pÓs-graduaÇÃo da EducaÇÃo FÍsica no Brasil: biodinÂmica, sociocultural e pedagÓgica. Foram analisados no geral 5.192 artigos, sendo apenas 2,9% da Área das lutas e 0,9% referente À capoeira. Quando comparados ao total de artigos encontrado sobre lutas, os relacionados À capoeira correspondem a 29,8% das produÇÕes na Área. Com relaÇÃo À classificaÇÃo dos artigos de capoeira quanto Às subÁreas de concentraÇÃo, a sociocultural obteve o maior Índice, totalizando 29 artigos (64,4%), enquanto a pedagÓgica ficou em segundo lugar com 14 artigos (31,2%) e a biodinÂmica em Último com apenas dois artigos (4,4%). Conclui-se que a capoeira ocupa lugar de destaque nos estudos da Área das lutas, possuindo o maior nÚmero de artigos entre as lutas encontradas. Contudo, a Área pedagÓgica nÃo recebe o mesmo destaque nos estudos analisados, o que resulta em pouco material para discutir o processo de ensino-aprendizagem da capoeira, principalmente pelo motivo de nem sempre envolverem os personagens responsÁveis por disseminar o conhecimento, como mestres e professores de capoeira." "modalidade" => "Tema Livre (TL)" "area_tematica" => "AT 05: Educação física escolar e formação profissional" "palavra_chave" => "CAPOEIRA, ENSINO-APRENDIZAGEM, "ESTADO DA ARTE"" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV130_MD2_SA5_ID124_09042019141640.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:50" "updated_at" => "2020-06-09 18:31:30" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAFAEL SOARES BUFALO" "autor_nome_curto" => "RAFAEL S. BUFALO" "autor_email" => "rafaelbufalo@hotmail.com" "autor_ies" => "UNESP" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-ciefmh" "edicao_nome" => "Anais do XI Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_evento" => "XI Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2019" "edicao_logo" => "5e4d936f6f404_19022020165839.png" "edicao_capa" => "5f182a839390d_22072020090107.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-06-19 00:00:00" "publicacao_id" => 37 "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH" "publicacao_codigo" => "2527-2268" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 52894 "edicao_id" => 108 "trabalho_id" => 25 "inscrito_id" => 124 "titulo" => "O "ESTADO DA ARTE" DA CAPOEIRA EM PERIÓDICOS NACIONAIS" "resumo" => "Atualmente a capoeira É uma manifestaÇÃo cultural presente em diversos paÍses e que de certa forma vem conquistando e consolidando seu espaÇo como patrimÔnio cultural. Historicamente sabe-se que esse caminho nÃo tem sido fÁcil, desde seu surgimento diretamente ligado À chegada dos povos africanos escravizados ao Brasil por volta do sÉculo XVI, atÉ o reconhecimento da roda de capoeira como PatrimÔnio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO em 2014, muitas foram as barreiras superadas e as heranÇas deixadas pela capoeira para a sociedade. Durante esse processo de descriminalizaÇÃo da capoeira, destacam-se as contribuiÇÕes relacionadas Às iniciativas de organizaÇÃo do ensino, que ajudaram a modificar a forma como a capoeira era vista pela sociedade. Mesmo desempenhando importante papel para o desenvolvimento da capoeira, a prÁtica pedagÓgica nÃo parece ser muito discutida na Área. O modelo de ensino-aprendizagem utilizado ainda apresenta influÊncia do ensino por meio das “escolas de ofÍcio” e parece nÃo acompanhar os avanÇos da organizaÇÃo da sociedade e da capoeira. Desse modo, o presente trabalho buscou investigar por meio de uma revisÃo de literatura do tipo “estado da arte”, como a comunidade acadÊmica tem contribuÍdo com a produÇÃo de conhecimento sobre a temÁtica capoeira, em especÍfico relacionado a assuntos pedagÓgicos. O levantamento da produÇÃo cientÍfica foi realizado, a partir da data inicial das publicaÇÕes veiculadas em sete periÓdicos nacionais, considerados pelo sistema Qualis/CAPES – no ano base 2015 e na Área 21 – como B2, B1 e A2, e se estendeu atÉ o primeiro bimestre de 2017. Foram analisados todos os artigos associados Às lutas, que posteriormente foram filtrados atÉ chegar À temÁtica em questÃo. ApÓs a verificaÇÃo, tabulaÇÃo e arquivamento, os trabalhos relacionados À capoeira foram categorizados com base nas principais subÁreas de concentraÇÃo dos programas de pÓs-graduaÇÃo da EducaÇÃo FÍsica no Brasil: biodinÂmica, sociocultural e pedagÓgica. Foram analisados no geral 5.192 artigos, sendo apenas 2,9% da Área das lutas e 0,9% referente À capoeira. Quando comparados ao total de artigos encontrado sobre lutas, os relacionados À capoeira correspondem a 29,8% das produÇÕes na Área. Com relaÇÃo À classificaÇÃo dos artigos de capoeira quanto Às subÁreas de concentraÇÃo, a sociocultural obteve o maior Índice, totalizando 29 artigos (64,4%), enquanto a pedagÓgica ficou em segundo lugar com 14 artigos (31,2%) e a biodinÂmica em Último com apenas dois artigos (4,4%). Conclui-se que a capoeira ocupa lugar de destaque nos estudos da Área das lutas, possuindo o maior nÚmero de artigos entre as lutas encontradas. Contudo, a Área pedagÓgica nÃo recebe o mesmo destaque nos estudos analisados, o que resulta em pouco material para discutir o processo de ensino-aprendizagem da capoeira, principalmente pelo motivo de nem sempre envolverem os personagens responsÁveis por disseminar o conhecimento, como mestres e professores de capoeira." "modalidade" => "Tema Livre (TL)" "area_tematica" => "AT 05: Educação física escolar e formação profissional" "palavra_chave" => "CAPOEIRA, ENSINO-APRENDIZAGEM, "ESTADO DA ARTE"" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV130_MD2_SA5_ID124_09042019141640.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:50" "updated_at" => "2020-06-09 18:31:30" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAFAEL SOARES BUFALO" "autor_nome_curto" => "RAFAEL S. BUFALO" "autor_email" => "rafaelbufalo@hotmail.com" "autor_ies" => "UNESP" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-ciefmh" "edicao_nome" => "Anais do XI Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_evento" => "XI Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2019" "edicao_logo" => "5e4d936f6f404_19022020165839.png" "edicao_capa" => "5f182a839390d_22072020090107.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-06-19 00:00:00" "publicacao_id" => 37 "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH" "publicacao_codigo" => "2527-2268" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }