O ENFRENTAMENTO DE PROBLEMAS NO ESPORTE UNIVERSITÁRIO
"2019-06-19 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 52899 "edicao_id" => 108 "trabalho_id" => 104 "inscrito_id" => 203 "titulo" => "O ENFRENTAMENTO DE PROBLEMAS NO ESPORTE UNIVERSITÁRIO" "resumo" => "SituaÇÕes estressoras sÃo recorrentes no cotidiano, isso nÃo É diferente no ambiente esportivo. Sendo que a importÂncia do evento, bem como a incerteza em relaÇÃo ao resultado se apresentam como principais fontes situacionais de estresse. Frente a tais questÕes É necessÁrio que o atleta desenvolva estratÉgias de enfrentamento, tambÉm denominadas coping, para lidar com essas situaÇÕes. Analisando um pÚblico mais especÍfico dentro do esporte, como os atletas universitÁrios nota-se que alÉm dos fatores anteriormente citados ocorre tambÉm dificuldade em conciliar a vida acadÊmica com o esporte universitÁrio. Frente a essa situaÇÃo, este trabalho tem como objetivo verificar quais sÃo as estratÉgias de enfrentamento utilizadas por atletas universitÁrios. Para isso, foi utilizado como instrumento o questionÁrio EstratÉgias de Modos de Enfrentamento de Problemas (EMEP). O EMEP É composto por 45 questÕes fechadas e 2 abertas. Para este trabalho, foram consideradas apenas as questÕes fechadas. As 45 questÕes sÃo divididas em 4 fatores: enfrentamento focalizado no problema, enfrentamento focalizado na emoÇÃo, religiosidade e pensamento fantasioso e busca de suporte social. As respostas sÃo dadas em escala do tipo Likert de 1 “eu nunca faÇo isso” atÉ 5 “eu faÇo isso sempre”. A aplicaÇÃo do questionÁrio se deu por meio da plataforma online Google Drive®, sendo que o questionÁrio foi disponibilizado em um link e divulgado em grupos do facebook de diversas universidades. A amostra do estudo foi composta por 93 atletas, 39 do sexo feminino e 54 do sexo masculino, com mÉdia de idade de 22,59 anos (±3,34) de 16 modalidades esportivas. Todos afirmaram representar sua universidade em competiÇÕes universitÁrias, sendo que apenas um recebe bolsa para tal atividade. Para a anÁlise dos dados foi utilizada a estatÍstica descritiva para obtenÇÃo das mÉdias e desvio-padrÃo das questÕes e da frequÊncia para os dados sociodemogrÁficos, para isso foi utilizado o programa Excel 2013. Os resultados indicaram que as estratÉgias mais utilizadas foram as focadas no problema, com mÉdia de 3,81 (±0,82), seguido da busca por suporte social com mÉdia de 3,60 (±0,95), pensamento fantasioso/religioso com mÉdia de 2,78 (±1,31) e estratÉgias focadas na emoÇÃo com mÉdia de 2,49 (±1,15). Por meio dos resultados analisados, pode-se concluir que os atletas universitÁrios utilizam estratÉgias de enfrentamento de problemas eficientes para lidar com situaÇÕes estressoras. Ainda sÃo necessÁrios estudos futuros comparando modalidades coletivas e individuais, bem como considerando o curso universitÁrio e comparando os mesmos atletas em diferentes perÍodos do calendÁrio universitÁrio, sendo que tal anÁlise pode auxiliar os atletas a lidar com situaÇÕes estressoras de maneira eficaz quando necessÁrio." "modalidade" => "Painel/Pôster" "area_tematica" => "AT 08: Estados emocionais e movimentos" "palavra_chave" => "PSICOLOGIA DO ESPORTE, ESTADOS EMOCIONAIS, FUTEBOL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV130_MD4_SA8_ID203_15042019150848.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:50" "updated_at" => "2020-06-09 18:31:30" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GUILHERME BAGNI" "autor_nome_curto" => "GUILHERME BAGNI" "autor_email" => "guilhermebagni@uol.com.br" "autor_ies" => "UNESP" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-ciefmh" "edicao_nome" => "Anais do XI Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_evento" => "XI Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2019" "edicao_logo" => "5e4d936f6f404_19022020165839.png" "edicao_capa" => "5f182a839390d_22072020090107.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-06-19 00:00:00" "publicacao_id" => 37 "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH" "publicacao_codigo" => "2527-2268" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 52899 "edicao_id" => 108 "trabalho_id" => 104 "inscrito_id" => 203 "titulo" => "O ENFRENTAMENTO DE PROBLEMAS NO ESPORTE UNIVERSITÁRIO" "resumo" => "SituaÇÕes estressoras sÃo recorrentes no cotidiano, isso nÃo É diferente no ambiente esportivo. Sendo que a importÂncia do evento, bem como a incerteza em relaÇÃo ao resultado se apresentam como principais fontes situacionais de estresse. Frente a tais questÕes É necessÁrio que o atleta desenvolva estratÉgias de enfrentamento, tambÉm denominadas coping, para lidar com essas situaÇÕes. Analisando um pÚblico mais especÍfico dentro do esporte, como os atletas universitÁrios nota-se que alÉm dos fatores anteriormente citados ocorre tambÉm dificuldade em conciliar a vida acadÊmica com o esporte universitÁrio. Frente a essa situaÇÃo, este trabalho tem como objetivo verificar quais sÃo as estratÉgias de enfrentamento utilizadas por atletas universitÁrios. Para isso, foi utilizado como instrumento o questionÁrio EstratÉgias de Modos de Enfrentamento de Problemas (EMEP). O EMEP É composto por 45 questÕes fechadas e 2 abertas. Para este trabalho, foram consideradas apenas as questÕes fechadas. As 45 questÕes sÃo divididas em 4 fatores: enfrentamento focalizado no problema, enfrentamento focalizado na emoÇÃo, religiosidade e pensamento fantasioso e busca de suporte social. As respostas sÃo dadas em escala do tipo Likert de 1 “eu nunca faÇo isso” atÉ 5 “eu faÇo isso sempre”. A aplicaÇÃo do questionÁrio se deu por meio da plataforma online Google Drive®, sendo que o questionÁrio foi disponibilizado em um link e divulgado em grupos do facebook de diversas universidades. A amostra do estudo foi composta por 93 atletas, 39 do sexo feminino e 54 do sexo masculino, com mÉdia de idade de 22,59 anos (±3,34) de 16 modalidades esportivas. Todos afirmaram representar sua universidade em competiÇÕes universitÁrias, sendo que apenas um recebe bolsa para tal atividade. Para a anÁlise dos dados foi utilizada a estatÍstica descritiva para obtenÇÃo das mÉdias e desvio-padrÃo das questÕes e da frequÊncia para os dados sociodemogrÁficos, para isso foi utilizado o programa Excel 2013. Os resultados indicaram que as estratÉgias mais utilizadas foram as focadas no problema, com mÉdia de 3,81 (±0,82), seguido da busca por suporte social com mÉdia de 3,60 (±0,95), pensamento fantasioso/religioso com mÉdia de 2,78 (±1,31) e estratÉgias focadas na emoÇÃo com mÉdia de 2,49 (±1,15). Por meio dos resultados analisados, pode-se concluir que os atletas universitÁrios utilizam estratÉgias de enfrentamento de problemas eficientes para lidar com situaÇÕes estressoras. Ainda sÃo necessÁrios estudos futuros comparando modalidades coletivas e individuais, bem como considerando o curso universitÁrio e comparando os mesmos atletas em diferentes perÍodos do calendÁrio universitÁrio, sendo que tal anÁlise pode auxiliar os atletas a lidar com situaÇÕes estressoras de maneira eficaz quando necessÁrio." "modalidade" => "Painel/Pôster" "area_tematica" => "AT 08: Estados emocionais e movimentos" "palavra_chave" => "PSICOLOGIA DO ESPORTE, ESTADOS EMOCIONAIS, FUTEBOL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV130_MD4_SA8_ID203_15042019150848.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:50" "updated_at" => "2020-06-09 18:31:30" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GUILHERME BAGNI" "autor_nome_curto" => "GUILHERME BAGNI" "autor_email" => "guilhermebagni@uol.com.br" "autor_ies" => "UNESP" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-ciefmh" "edicao_nome" => "Anais do XI Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_evento" => "XI Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2019" "edicao_logo" => "5e4d936f6f404_19022020165839.png" "edicao_capa" => "5f182a839390d_22072020090107.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-06-19 00:00:00" "publicacao_id" => 37 "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH" "publicacao_codigo" => "2527-2268" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }