O ENSINO DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS A PARTIR DO FLAG FOOTBALL NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
"2019-06-19 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 52900 "edicao_id" => 108 "trabalho_id" => 129 "inscrito_id" => 245 "titulo" => "O ENSINO DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS A PARTIR DO FLAG FOOTBALL NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR" "resumo" => """ Pensar em propostas didÁticas e metodolÓgicas para trabalhar com a interdisciplinaridade a partir das inteligÊncias mÚltiplas pode ser um desafio interessante para o desenvolvimento integral do aluno. Desta forma, identificar possibilidades de ensino vivÊncia e aprendizagem que traga para o aluno um significado relevante para o seu aprendizado deve ser um caminho fundamental para a equipe docente no ambiente escolar. Sendo assim, o objetivo deste estudo foi analisar as competÊncias e habilidades desenvolvidas a partir das dimensÕes conceitual, procedimental e atitudinal atravÉs do ensino do Flag Football na educaÇÃo fÍsica escolar. Identificar os benefÍcios do ensino a partir das inteligÊncias mÚltiplas trabalhadas de forma integrada. A proposta foi construÍda por trÊs professores das seguintes Áreas: EducaÇÃo fÍsica, InglÊs e MatemÁtica, e participaram deste estudo 25 alunos do ensino fundamental II do 7º ano de uma escola particular da cidade de AvarÉ sendo 10 meninos e 15 meninas. A proposta foi desenvolvida durante as aulas regulares com a ideia de desenvolver as inteligÊncias CinestÉsica, LÓgico MatemÁtica e LinguÍstica. Foram trabalhados os referenciais HistÓrico Cultural, TÉcnico-TÁtico e Socioeducativo, e na sequÊncia a equipe de professores lanÇaram para os alunos o desafio de trabalhar a tabuada em portuguÊs e depois em inglÊs durante o jogo de Flag Football, a cada Touchdown que É uma das maneiras de pontuaÇÃo do esporte, os alunos respondiam perguntas sobre a tabuada do nÚmero 2 ao 10, os nÚmeros e comandos bÁsicos do jogo foram trabalhados nas aulas de inglÊs, a equipe docente apresentou aos alunos a data do encerramento do projeto, para que eles pudessem preparar-se. E a cada aula o desafio foi aumentando, os alunos ao perceberem a proposta comeÇaram a estudar cada vez mais antes de cada jogo e ajudar os colegas de equipe com dificuldades em algum tipo de inteligÊncia, chegavam para as prÁticas cada vez mais preparados, desta forma contribuiu-se muito para o aprendizado de todos, e perceberam que cada um tinha facilidade para uma das inteligÊncias mas com a proposta puderam desenvolver as outras. Verificou-se que os alunos desenvolveram as habilidades e competÊncias propostas devido a compreensÃo da lÓgica do fazer, entenderam que as inteligÊncias podem ser desenvolvidas de forma integral e nÃo fragmentada somente. Por meio destes resultados encontrados, compreendemos que a interdisciplinaridade pode ser uma ferramenta fundamental para a formaÇÃo global dos alunos, a partir do desenvolvimento das inteligÊncias mÚltiplas, porÉm o aluno deve ser o sujeito da construÇÃo do conhecimento, e a equipe docente precisa mediar esse processo de uma forma que traga significado para a proposta realizada.\r\n \r\n E-mail: alexed.fisica@hotmail.com """ "modalidade" => "Painel/Pôster" "area_tematica" => "AT 05: Educação física escolar e formação profissional" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, FLAG FOOTBALL, INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS, INTERDISCIPLINARIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV130_MD4_SA5_ID245_15042019185220.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:50" "updated_at" => "2020-06-09 18:31:30" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALEX PEREIRA ALVES" "autor_nome_curto" => "ALEX ALVES" "autor_email" => "alexed.fisica@hotmail.com" "autor_ies" => "UNOPAR/ FACULDADES INTEGRADAS REGIONAIS DE AVARÉ/CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIFSP" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-ciefmh" "edicao_nome" => "Anais do XI Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_evento" => "XI Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2019" "edicao_logo" => "5e4d936f6f404_19022020165839.png" "edicao_capa" => "5f182a839390d_22072020090107.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-06-19 00:00:00" "publicacao_id" => 37 "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH" "publicacao_codigo" => "2527-2268" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 52900 "edicao_id" => 108 "trabalho_id" => 129 "inscrito_id" => 245 "titulo" => "O ENSINO DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS A PARTIR DO FLAG FOOTBALL NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR" "resumo" => """ Pensar em propostas didÁticas e metodolÓgicas para trabalhar com a interdisciplinaridade a partir das inteligÊncias mÚltiplas pode ser um desafio interessante para o desenvolvimento integral do aluno. Desta forma, identificar possibilidades de ensino vivÊncia e aprendizagem que traga para o aluno um significado relevante para o seu aprendizado deve ser um caminho fundamental para a equipe docente no ambiente escolar. Sendo assim, o objetivo deste estudo foi analisar as competÊncias e habilidades desenvolvidas a partir das dimensÕes conceitual, procedimental e atitudinal atravÉs do ensino do Flag Football na educaÇÃo fÍsica escolar. Identificar os benefÍcios do ensino a partir das inteligÊncias mÚltiplas trabalhadas de forma integrada. A proposta foi construÍda por trÊs professores das seguintes Áreas: EducaÇÃo fÍsica, InglÊs e MatemÁtica, e participaram deste estudo 25 alunos do ensino fundamental II do 7º ano de uma escola particular da cidade de AvarÉ sendo 10 meninos e 15 meninas. A proposta foi desenvolvida durante as aulas regulares com a ideia de desenvolver as inteligÊncias CinestÉsica, LÓgico MatemÁtica e LinguÍstica. Foram trabalhados os referenciais HistÓrico Cultural, TÉcnico-TÁtico e Socioeducativo, e na sequÊncia a equipe de professores lanÇaram para os alunos o desafio de trabalhar a tabuada em portuguÊs e depois em inglÊs durante o jogo de Flag Football, a cada Touchdown que É uma das maneiras de pontuaÇÃo do esporte, os alunos respondiam perguntas sobre a tabuada do nÚmero 2 ao 10, os nÚmeros e comandos bÁsicos do jogo foram trabalhados nas aulas de inglÊs, a equipe docente apresentou aos alunos a data do encerramento do projeto, para que eles pudessem preparar-se. E a cada aula o desafio foi aumentando, os alunos ao perceberem a proposta comeÇaram a estudar cada vez mais antes de cada jogo e ajudar os colegas de equipe com dificuldades em algum tipo de inteligÊncia, chegavam para as prÁticas cada vez mais preparados, desta forma contribuiu-se muito para o aprendizado de todos, e perceberam que cada um tinha facilidade para uma das inteligÊncias mas com a proposta puderam desenvolver as outras. Verificou-se que os alunos desenvolveram as habilidades e competÊncias propostas devido a compreensÃo da lÓgica do fazer, entenderam que as inteligÊncias podem ser desenvolvidas de forma integral e nÃo fragmentada somente. Por meio destes resultados encontrados, compreendemos que a interdisciplinaridade pode ser uma ferramenta fundamental para a formaÇÃo global dos alunos, a partir do desenvolvimento das inteligÊncias mÚltiplas, porÉm o aluno deve ser o sujeito da construÇÃo do conhecimento, e a equipe docente precisa mediar esse processo de uma forma que traga significado para a proposta realizada.\r\n \r\n E-mail: alexed.fisica@hotmail.com """ "modalidade" => "Painel/Pôster" "area_tematica" => "AT 05: Educação física escolar e formação profissional" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, FLAG FOOTBALL, INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS, INTERDISCIPLINARIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV130_MD4_SA5_ID245_15042019185220.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:50" "updated_at" => "2020-06-09 18:31:30" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALEX PEREIRA ALVES" "autor_nome_curto" => "ALEX ALVES" "autor_email" => "alexed.fisica@hotmail.com" "autor_ies" => "UNOPAR/ FACULDADES INTEGRADAS REGIONAIS DE AVARÉ/CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIFSP" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-ciefmh" "edicao_nome" => "Anais do XI Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_evento" => "XI Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2019" "edicao_logo" => "5e4d936f6f404_19022020165839.png" "edicao_capa" => "5f182a839390d_22072020090107.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-06-19 00:00:00" "publicacao_id" => 37 "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH" "publicacao_codigo" => "2527-2268" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }