O PIBID E A PRÁTICA DOCENTE: A IMPORTÂNCIA DA DANÇA NO CONTEXTO ESCOLAR.
"2019-06-19 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 52910 "edicao_id" => 108 "trabalho_id" => 131 "inscrito_id" => 306 "titulo" => "O PIBID E A PRÁTICA DOCENTE: A IMPORTÂNCIA DA DANÇA NO CONTEXTO ESCOLAR." "resumo" => "A autoconfianÇa, a cooperatividade, a consciÊncia do corpo e o autoconhecimento sÃo alguns benefÍcios proporcionados pelo conteÚdo de danÇa no contexto escolar. A danÇa É considerada como um conteÚdo essencial e obrigatÓrio a ser trabalhado nas aulas de EducaÇÃo FÍsica, respaldada e apresentada pelos ParÂmetros Curriculares Nacionais (PCNs) como um dos blocos de conteÚdos – Atividades rÍtmicas e expressivas. No entanto, a danÇa É vista apenas como uma atividade extracurricular na maioria das escolas, sendo associada apenas a eventos festivos e datas comemorativas. O objetivo deste trabalho foi de explicitar a importÂncia e os benefÍcios da danÇa no contexto escolar, como elemento motivador para o desenvolvimento da cultura corporal do movimento dos alunos, por bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de IniciaÇÃo À DocÊncia (PIBID) e alunos do estÁgio supervisionado da UFRRJ, sob a orientaÇÃo da professora-supervisora, nas aulas de EducaÇÃo FÍsica, em uma escola pÚblica de Ensino MÉdio regular noturno da SEEDUC-RJ. Os bolsistas conduziram a aula prÁtica, ensinando aos alunos passos simples de danÇa em dois estilos musicais: internacional (Tango, Raggaeton e Hip-hop) e nacional (ForrÓ, AxÉ e Samba). Nas aulas pudemos observar que os alunos, quando expostos Às atividades que fogem do padrÃo esportivo, se sentem mais motivados a participarem das aulas. Nesse sentido, percebeu-se que os alunos se envolveram nas atividades realizando-as motivados e engajados. Os benefÍcios percebidos pelos bolsistas, a partir das atividades propostas, partiram da observaÇÃo na qual os alunos se sentiram capazes de realizar a prÁtica e interagiram entre si nas danÇas em dupla independente das caracterÍsticas individuas e/ou fÍsicas. Tendo em vista contribuiÇÕes percebidas, conclui-se que hÁ grande importÂncia em realizar atividades fÍsicas diferenciadas, pois motivam os alunos de modo a tornarem-se mais interessados, e a fazerem a aula por motivaÇÃo interna. Ao integrar a danÇa nas aulas bimestrais, a professora-supervisora e os licenciandos – bolsistas PIBID e estagiÁrios conseguiram perceber que os alunos interagem com ela de forma positiva, compreendendo a danÇa como conteÚdo curricular e nÃo como um momento de lazer. Nesse sentido É importante que o professor repense sua prÁtica pedagÓgica para nÃo introduzir a danÇa apenas em datas comemorativas, mas sim explorando todo seu potencial de expressÃo do corpo atravÉs da cultura corporal do movimento. AlÉm disso, a participaÇÃo dos professores estagiÁrios nas aulas de danÇa estimularam os alunos a perderem a vergonha e participarem da prÁtica corporal, possibilitando a troca experiÊncias entre os pares e permitindo que os professores em formaÇÃo pudessem adquirir experiÊncias para a futura atuaÇÃo profissional. A experiÊncia contou com apoio financeiro da CAPES." "modalidade" => "Painel/Pôster" "area_tematica" => "AT 05: Educação física escolar e formação profissional" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO FÍSICA, EXPRESSÃO CORPORAL, EXPRESSÃO CORPORAL, BENEFÍCIOS DA DANÇA, BENEFÍCIOS DA DANÇA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV130_MD4_SA5_ID306_15042019190140.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:50" "updated_at" => "2020-06-09 18:31:30" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CARLOS EDUARDO DE ALMEIDA GOMES" "autor_nome_curto" => "CARLOS EDUARDO" "autor_email" => "carloseduardo_ceag@hotmai" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-ciefmh" "edicao_nome" => "Anais do XI Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_evento" => "XI Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2019" "edicao_logo" => "5e4d936f6f404_19022020165839.png" "edicao_capa" => "5f182a839390d_22072020090107.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-06-19 00:00:00" "publicacao_id" => 37 "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH" "publicacao_codigo" => "2527-2268" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 52910 "edicao_id" => 108 "trabalho_id" => 131 "inscrito_id" => 306 "titulo" => "O PIBID E A PRÁTICA DOCENTE: A IMPORTÂNCIA DA DANÇA NO CONTEXTO ESCOLAR." "resumo" => "A autoconfianÇa, a cooperatividade, a consciÊncia do corpo e o autoconhecimento sÃo alguns benefÍcios proporcionados pelo conteÚdo de danÇa no contexto escolar. A danÇa É considerada como um conteÚdo essencial e obrigatÓrio a ser trabalhado nas aulas de EducaÇÃo FÍsica, respaldada e apresentada pelos ParÂmetros Curriculares Nacionais (PCNs) como um dos blocos de conteÚdos – Atividades rÍtmicas e expressivas. No entanto, a danÇa É vista apenas como uma atividade extracurricular na maioria das escolas, sendo associada apenas a eventos festivos e datas comemorativas. O objetivo deste trabalho foi de explicitar a importÂncia e os benefÍcios da danÇa no contexto escolar, como elemento motivador para o desenvolvimento da cultura corporal do movimento dos alunos, por bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de IniciaÇÃo À DocÊncia (PIBID) e alunos do estÁgio supervisionado da UFRRJ, sob a orientaÇÃo da professora-supervisora, nas aulas de EducaÇÃo FÍsica, em uma escola pÚblica de Ensino MÉdio regular noturno da SEEDUC-RJ. Os bolsistas conduziram a aula prÁtica, ensinando aos alunos passos simples de danÇa em dois estilos musicais: internacional (Tango, Raggaeton e Hip-hop) e nacional (ForrÓ, AxÉ e Samba). Nas aulas pudemos observar que os alunos, quando expostos Às atividades que fogem do padrÃo esportivo, se sentem mais motivados a participarem das aulas. Nesse sentido, percebeu-se que os alunos se envolveram nas atividades realizando-as motivados e engajados. Os benefÍcios percebidos pelos bolsistas, a partir das atividades propostas, partiram da observaÇÃo na qual os alunos se sentiram capazes de realizar a prÁtica e interagiram entre si nas danÇas em dupla independente das caracterÍsticas individuas e/ou fÍsicas. Tendo em vista contribuiÇÕes percebidas, conclui-se que hÁ grande importÂncia em realizar atividades fÍsicas diferenciadas, pois motivam os alunos de modo a tornarem-se mais interessados, e a fazerem a aula por motivaÇÃo interna. Ao integrar a danÇa nas aulas bimestrais, a professora-supervisora e os licenciandos – bolsistas PIBID e estagiÁrios conseguiram perceber que os alunos interagem com ela de forma positiva, compreendendo a danÇa como conteÚdo curricular e nÃo como um momento de lazer. Nesse sentido É importante que o professor repense sua prÁtica pedagÓgica para nÃo introduzir a danÇa apenas em datas comemorativas, mas sim explorando todo seu potencial de expressÃo do corpo atravÉs da cultura corporal do movimento. AlÉm disso, a participaÇÃo dos professores estagiÁrios nas aulas de danÇa estimularam os alunos a perderem a vergonha e participarem da prÁtica corporal, possibilitando a troca experiÊncias entre os pares e permitindo que os professores em formaÇÃo pudessem adquirir experiÊncias para a futura atuaÇÃo profissional. A experiÊncia contou com apoio financeiro da CAPES." "modalidade" => "Painel/Pôster" "area_tematica" => "AT 05: Educação física escolar e formação profissional" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO FÍSICA, EXPRESSÃO CORPORAL, EXPRESSÃO CORPORAL, BENEFÍCIOS DA DANÇA, BENEFÍCIOS DA DANÇA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV130_MD4_SA5_ID306_15042019190140.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:50" "updated_at" => "2020-06-09 18:31:30" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CARLOS EDUARDO DE ALMEIDA GOMES" "autor_nome_curto" => "CARLOS EDUARDO" "autor_email" => "carloseduardo_ceag@hotmai" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-ciefmh" "edicao_nome" => "Anais do XI Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_evento" => "XI Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2019" "edicao_logo" => "5e4d936f6f404_19022020165839.png" "edicao_capa" => "5f182a839390d_22072020090107.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-06-19 00:00:00" "publicacao_id" => 37 "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH" "publicacao_codigo" => "2527-2268" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }