O PIBID E A PRÁTICA DOCENTE: INTRODUÇÃO DA GINÁSTICA ARTÍSTICA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
"2019-06-19 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 52911 "edicao_id" => 108 "trabalho_id" => 117 "inscrito_id" => 223 "titulo" => "O PIBID E A PRÁTICA DOCENTE: INTRODUÇÃO DA GINÁSTICA ARTÍSTICA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR" "resumo" => "A GinÁstica ArtÍstica (GA) É considerada uma das modalidades esportivas bÁsicas, na qual inclui as manifestaÇÕes da cultura corporal do movimento e tem como caracterÍsticas comuns À intenÇÃo de expressÃo e comunicaÇÃo por meio de gestos. Nesse sentido o esporte pode proporcionar diversas possibilidades de movimentos, ampliando as habilidades motoras e controle postural dos alunos. AlÉm disso, as atividades desenvolvem respeito mÚtuo, dignidade, solidariedade e inclusÃo social na prÁtica do esporte. O objetivo deste trabalho foi de apresentar as vivÊncias prÁticas dos alunos para alÉm das atividades com bolas, ou seja, ampliando assim seus acervos motores e suas prÁticas corporais, devido seus movimentos diferenciados. As experiÊncias teÓricas e prÁticas foram vivenciadas por bolsistas graduandos de Licenciatura em EducaÇÃo FÍsica, do Programa Institucional de Bolsa de IniciaÇÃo À DocÊncia (PIBID), vinculado a UFRRJ, com o apoio financeiro da CAPES, atuantes na Escola Municipal do Rio de Janeiro. As aulas foram divididas em trÊs semanas e tiveram como foco as atividades de solo, ministradas para turmas de 6°ano. No desenvolvimento das aulas, cada bolsista ficou responsÁvel por um grupo de cinco alunos. Na primeira intervenÇÃo, foram propostas atividades de rolamento para frente e vela. Na segunda intervenÇÃo, foram realizadas dinÂmicas trabalhadas anteriormente e introduziu-se o rolamento para trÁs, ponte e saltos esticado e lateral. Na Última aula propÔs-se que os alunos apresentassem, em grupo, pequenas sequÊncias trabalhadas nas intervenÇÕes anteriores, com objetivo de conhecer, valorizar e desfrutar de diferentes manifestaÇÕes da cultura corporal do movimento. AlÉm disso, adotou-se como estratÉgia o trabalho em equipe para ratificar a importÂncia do respeito das dimensÕes afetivas, cognitivas, motoras e socioculturais dos participantes. A partir das intervenÇÕes, percebeu-se, mesmo que de forma superficial, pois o tempo de intervenÇÃo na turma com o esporte foi curto, diversas contribuiÇÕes para com os alunos. Pode-se observar que foi o primeiro contado dos alunos com a GA e por sua vez, causou estranhamento. ApÓs as atividades propostas no decorrer das aulas, os alunos ganharam confianÇa em realizar os fundamentos bÁsicos, auxiliados pela professora e bolsistas. Outro aspecto positivo observado foi À evoluÇÃo do trabalho em equipe, no qual cada aluno incentivava e respeitava os limites corporais de seus pares. AlÉm disso, observou-se que É complexo para o professor abordar o conteÚdo de GA na escola, visto a demanda de atenÇÃo especÍfica necessÁria para alunos que nÃo conseguem executar os movimentos como os demais. Sendo assim, percebemos que nesse processo de ensino e aprendizagem as prÁticas sÃo de suma importÂncia e um conteÚdo interessante de que deve ser trabalhado no Ensino Fundamental, pois as atividades desenvolvem o domÍnio do corpo, a autonomia, o respeito das caracterÍsticas fÍsicas, alÉm do desempenho motor e postural dos aluno." "modalidade" => "Painel/Pôster" "area_tematica" => "AT 05: Educação física escolar e formação profissional" "palavra_chave" => "CULTURA CORPORAL, ACERVO MOTOR, ENSINO FUNDAMENTAL, BOLSISTAS, BOLSISTAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV130_MD4_SA5_ID223_15042019171128.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:50" "updated_at" => "2020-06-09 18:31:30" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CRISLANE CARLA DA SILVA DO ESPÍRITO SANTO" "autor_nome_curto" => "CRISLANE CARLA" "autor_email" => "crislane_tijuk@live.com" "autor_ies" => "UFRRJ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-ciefmh" "edicao_nome" => "Anais do XI Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_evento" => "XI Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2019" "edicao_logo" => "5e4d936f6f404_19022020165839.png" "edicao_capa" => "5f182a839390d_22072020090107.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-06-19 00:00:00" "publicacao_id" => 37 "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH" "publicacao_codigo" => "2527-2268" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 52911 "edicao_id" => 108 "trabalho_id" => 117 "inscrito_id" => 223 "titulo" => "O PIBID E A PRÁTICA DOCENTE: INTRODUÇÃO DA GINÁSTICA ARTÍSTICA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR" "resumo" => "A GinÁstica ArtÍstica (GA) É considerada uma das modalidades esportivas bÁsicas, na qual inclui as manifestaÇÕes da cultura corporal do movimento e tem como caracterÍsticas comuns À intenÇÃo de expressÃo e comunicaÇÃo por meio de gestos. Nesse sentido o esporte pode proporcionar diversas possibilidades de movimentos, ampliando as habilidades motoras e controle postural dos alunos. AlÉm disso, as atividades desenvolvem respeito mÚtuo, dignidade, solidariedade e inclusÃo social na prÁtica do esporte. O objetivo deste trabalho foi de apresentar as vivÊncias prÁticas dos alunos para alÉm das atividades com bolas, ou seja, ampliando assim seus acervos motores e suas prÁticas corporais, devido seus movimentos diferenciados. As experiÊncias teÓricas e prÁticas foram vivenciadas por bolsistas graduandos de Licenciatura em EducaÇÃo FÍsica, do Programa Institucional de Bolsa de IniciaÇÃo À DocÊncia (PIBID), vinculado a UFRRJ, com o apoio financeiro da CAPES, atuantes na Escola Municipal do Rio de Janeiro. As aulas foram divididas em trÊs semanas e tiveram como foco as atividades de solo, ministradas para turmas de 6°ano. No desenvolvimento das aulas, cada bolsista ficou responsÁvel por um grupo de cinco alunos. Na primeira intervenÇÃo, foram propostas atividades de rolamento para frente e vela. Na segunda intervenÇÃo, foram realizadas dinÂmicas trabalhadas anteriormente e introduziu-se o rolamento para trÁs, ponte e saltos esticado e lateral. Na Última aula propÔs-se que os alunos apresentassem, em grupo, pequenas sequÊncias trabalhadas nas intervenÇÕes anteriores, com objetivo de conhecer, valorizar e desfrutar de diferentes manifestaÇÕes da cultura corporal do movimento. AlÉm disso, adotou-se como estratÉgia o trabalho em equipe para ratificar a importÂncia do respeito das dimensÕes afetivas, cognitivas, motoras e socioculturais dos participantes. A partir das intervenÇÕes, percebeu-se, mesmo que de forma superficial, pois o tempo de intervenÇÃo na turma com o esporte foi curto, diversas contribuiÇÕes para com os alunos. Pode-se observar que foi o primeiro contado dos alunos com a GA e por sua vez, causou estranhamento. ApÓs as atividades propostas no decorrer das aulas, os alunos ganharam confianÇa em realizar os fundamentos bÁsicos, auxiliados pela professora e bolsistas. Outro aspecto positivo observado foi À evoluÇÃo do trabalho em equipe, no qual cada aluno incentivava e respeitava os limites corporais de seus pares. AlÉm disso, observou-se que É complexo para o professor abordar o conteÚdo de GA na escola, visto a demanda de atenÇÃo especÍfica necessÁria para alunos que nÃo conseguem executar os movimentos como os demais. Sendo assim, percebemos que nesse processo de ensino e aprendizagem as prÁticas sÃo de suma importÂncia e um conteÚdo interessante de que deve ser trabalhado no Ensino Fundamental, pois as atividades desenvolvem o domÍnio do corpo, a autonomia, o respeito das caracterÍsticas fÍsicas, alÉm do desempenho motor e postural dos aluno." "modalidade" => "Painel/Pôster" "area_tematica" => "AT 05: Educação física escolar e formação profissional" "palavra_chave" => "CULTURA CORPORAL, ACERVO MOTOR, ENSINO FUNDAMENTAL, BOLSISTAS, BOLSISTAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV130_MD4_SA5_ID223_15042019171128.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:50" "updated_at" => "2020-06-09 18:31:30" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CRISLANE CARLA DA SILVA DO ESPÍRITO SANTO" "autor_nome_curto" => "CRISLANE CARLA" "autor_email" => "crislane_tijuk@live.com" "autor_ies" => "UFRRJ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-ciefmh" "edicao_nome" => "Anais do XI Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_evento" => "XI Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2019" "edicao_logo" => "5e4d936f6f404_19022020165839.png" "edicao_capa" => "5f182a839390d_22072020090107.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-06-19 00:00:00" "publicacao_id" => 37 "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH" "publicacao_codigo" => "2527-2268" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }