PERFIL DOS PROFESSORES COLABORADORES DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NA PERSPECTIVA DO ESTAGIÁRIO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
"2019-06-19 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 52934 "edicao_id" => 108 "trabalho_id" => 225 "inscrito_id" => 289 "titulo" => "PERFIL DOS PROFESSORES COLABORADORES DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NA PERSPECTIVA DO ESTAGIÁRIO DE EDUCAÇÃO FÍSICA" "resumo" => "O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO (ECS) É UM MOMENTO DE APRENDIZADO EM QUE O GRADUANDO MOBILIZA DIVERSOS SABERES A PARTIR DA EXPERIÊNCIA E SE APROXIMA DA REALIDADE DA FUTURA PROFISSÃO, ARTICULANDO TEORIA-PRÁTICA QUE O LEVARÃO A REFLETIR E CONSTRUIR A SUA PRÁXIS PEDAGÓGICA. O PROFESSOR COLABORADOR (PC) DE ESTÁGIO ASSUME UMA FUNÇÃO FORMADORA AO ACOMPANHAR O ESTAGIÁRIO NA UNIDADE ESCOLAR, OPORTUNIZAR AS INTERVENÇÕES, PROMOVER TROCA DE EXPERIÊNCIAS E FORNECER ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS. O OBJETIVO DA PESQUISA FOI ANALISAR O PERFIL DOS PCS DE ECS SOB A PERSPECTIVA DO ESTAGIÁRIO DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DO RIO DE JANEIRO. A PESQUISA É QUALITATIVA, MEDIANTE MÉTODO DE ANÁLISE DOCUMENTAL, TENDO COMO FONTE OS RELATÓRIOS FINAIS DE ESTÁGIO, SUBMETIDOS À ANÁLISE DE CONTEÚDO. A AMOSTRA FOI COMPOSTA POR 43 GRADUANDOS MATRICULADOS EM ECS NO ENSINO FUNDAMENTAL NO SEGUNDO PERÍODO LETIVO DE 2018. OS RESULTADOS MOSTRARAM QUE TODOS OS ESTAGIÁRIOS FORAM ESTIMULADOS PELOS PCS À INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NAS TURMAS. O ESTAGIÁRIO INTERAGINDO COM O SEU MEIO PROFISSIONAL, RECEBE INFLUÊNCIAS QUE O PERMITEM ELABORAR SUA PRÁTICA PEDAGÓGICA, ATRAVÉS DE TROCAS DE EXPERIÊNCIAS E INTERVENÇÕES NESTA REALIDADE. A PESQUISA APONTOU A FALTA DE ORIENTAÇÃO DO PC EM ALGUMAS ESCOLAS. NO ECS, O PC DEVE OFERECER MOMENTOS DE ORIENTAÇÕES AO ESTAGIÁRIO, OPORTUNIZANDO A DISCUSSÃO SOBRE PRÁTICA ASSISTIDA E A REALIDADE DA FUTURA PROFISSÃO, FORNECENDO AO ESTAGIÁRIO UM FEEDBACK DE SUAS AÇÕES, LEVANDO-O A REFLETIR SOBRE SUA PRÁTICA PEDAGÓGICA. A POUCA DEMONSTRAÇÃO DE INTERESSE E AUSÊNCIA DOS PCS DURANTE A INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA REALIZADA PELO ESTAGIÁRIO SE FEZ PRESENTE EM GRANDE PARTE DOS RELATÓRIOS ANALISADOS. A INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA DO ESTAGIÁRIO DEVE SER ACOMPANHADA E ASSISTIDA PELO PC DURANTE TODA A SUA PRÁTICA, A FIM DE CONTRIBUIR COM A FORMAÇÃO PROFISSIONAL DESTE FUTURO PROFESSOR. A FALTA DE ACESSO AO PLANEJAMENTO DE AULA DO PC E DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA ESCOLA MOSTROU-SE PREDOMINANTE NOS RELATOS DOS ESTAGIÁRIOS. ESTES SÃO DOCUMENTOS IMPORTANTES PARA UM CONHECIMENTO MAIS APROFUNDADO DOS OBJETIVOS E IDENTIDADE DA ESCOLA. A AUSÊNCIA DE AUXÍLIO DO PC NA CONFECÇÃO DO PLANEJAMENTO DAS INTERVENÇÕES DOS ESTAGIÁRIOS SURGIU DE FORMA EXPRESSIVA NOS RELATÓRIOS. O AUXÍLIO NO PLANEJAMENTO DEVE SER UMA PRÁTICA DE ORIENTAÇÃO DO PC, A FIM DE QUE O ESTAGIÁRIO DESENVOLVA COMPETÊNCIAS E ESTRATÉGIAS PARA SUAS FUTURAS AÇÕES DOCENTES. OS RESULTADOS APONTAM A RELEVÂNCIA DE SE AMPLIAR A DISCUSSÃO SOBRE O ECS E O ASPECTO FORMADOR DO AMBIENTE ESCOLAR DA REDE BÁSICA PÚBLICA DE ENSINO QUE RECEBEM OS ESTAGIÁRIOS. SE FAZ NECESSÁRIO UM OLHAR MAIS ATENTO PARA O PC, VISTO QUE A MAIORIA DEMONSTROU POUCO INTERESSE E CONHECIMENTO DO SEU PAPEL FORMADOR NESTA ETAPA DA FORMAÇÃO DOCENTE DO ESTAGIÁRIO. ESTE TRABALHO FOI FINANCIADO PELA CAPES." "modalidade" => "Tema Livre (TL)" "area_tematica" => "AT 05: Educação física escolar e formação profissional" "palavra_chave" => "ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO, PROFESSOR COLABORADOR, EDUCAÇÃO FÍSICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV130_MD2_SA5_ID289_28042019153728.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:50" "updated_at" => "2020-06-09 18:31:30" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DIANE MOTA" "autor_nome_curto" => "DIANE MOTA" "autor_email" => "dianemotalima@gmail.com" "autor_ies" => "UNESP" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-ciefmh" "edicao_nome" => "Anais do XI Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_evento" => "XI Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2019" "edicao_logo" => "5e4d936f6f404_19022020165839.png" "edicao_capa" => "5f182a839390d_22072020090107.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-06-19 00:00:00" "publicacao_id" => 37 "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH" "publicacao_codigo" => "2527-2268" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 52934 "edicao_id" => 108 "trabalho_id" => 225 "inscrito_id" => 289 "titulo" => "PERFIL DOS PROFESSORES COLABORADORES DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NA PERSPECTIVA DO ESTAGIÁRIO DE EDUCAÇÃO FÍSICA" "resumo" => "O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO (ECS) É UM MOMENTO DE APRENDIZADO EM QUE O GRADUANDO MOBILIZA DIVERSOS SABERES A PARTIR DA EXPERIÊNCIA E SE APROXIMA DA REALIDADE DA FUTURA PROFISSÃO, ARTICULANDO TEORIA-PRÁTICA QUE O LEVARÃO A REFLETIR E CONSTRUIR A SUA PRÁXIS PEDAGÓGICA. O PROFESSOR COLABORADOR (PC) DE ESTÁGIO ASSUME UMA FUNÇÃO FORMADORA AO ACOMPANHAR O ESTAGIÁRIO NA UNIDADE ESCOLAR, OPORTUNIZAR AS INTERVENÇÕES, PROMOVER TROCA DE EXPERIÊNCIAS E FORNECER ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS. O OBJETIVO DA PESQUISA FOI ANALISAR O PERFIL DOS PCS DE ECS SOB A PERSPECTIVA DO ESTAGIÁRIO DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DO RIO DE JANEIRO. A PESQUISA É QUALITATIVA, MEDIANTE MÉTODO DE ANÁLISE DOCUMENTAL, TENDO COMO FONTE OS RELATÓRIOS FINAIS DE ESTÁGIO, SUBMETIDOS À ANÁLISE DE CONTEÚDO. A AMOSTRA FOI COMPOSTA POR 43 GRADUANDOS MATRICULADOS EM ECS NO ENSINO FUNDAMENTAL NO SEGUNDO PERÍODO LETIVO DE 2018. OS RESULTADOS MOSTRARAM QUE TODOS OS ESTAGIÁRIOS FORAM ESTIMULADOS PELOS PCS À INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NAS TURMAS. O ESTAGIÁRIO INTERAGINDO COM O SEU MEIO PROFISSIONAL, RECEBE INFLUÊNCIAS QUE O PERMITEM ELABORAR SUA PRÁTICA PEDAGÓGICA, ATRAVÉS DE TROCAS DE EXPERIÊNCIAS E INTERVENÇÕES NESTA REALIDADE. A PESQUISA APONTOU A FALTA DE ORIENTAÇÃO DO PC EM ALGUMAS ESCOLAS. NO ECS, O PC DEVE OFERECER MOMENTOS DE ORIENTAÇÕES AO ESTAGIÁRIO, OPORTUNIZANDO A DISCUSSÃO SOBRE PRÁTICA ASSISTIDA E A REALIDADE DA FUTURA PROFISSÃO, FORNECENDO AO ESTAGIÁRIO UM FEEDBACK DE SUAS AÇÕES, LEVANDO-O A REFLETIR SOBRE SUA PRÁTICA PEDAGÓGICA. A POUCA DEMONSTRAÇÃO DE INTERESSE E AUSÊNCIA DOS PCS DURANTE A INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA REALIZADA PELO ESTAGIÁRIO SE FEZ PRESENTE EM GRANDE PARTE DOS RELATÓRIOS ANALISADOS. A INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA DO ESTAGIÁRIO DEVE SER ACOMPANHADA E ASSISTIDA PELO PC DURANTE TODA A SUA PRÁTICA, A FIM DE CONTRIBUIR COM A FORMAÇÃO PROFISSIONAL DESTE FUTURO PROFESSOR. A FALTA DE ACESSO AO PLANEJAMENTO DE AULA DO PC E DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA ESCOLA MOSTROU-SE PREDOMINANTE NOS RELATOS DOS ESTAGIÁRIOS. ESTES SÃO DOCUMENTOS IMPORTANTES PARA UM CONHECIMENTO MAIS APROFUNDADO DOS OBJETIVOS E IDENTIDADE DA ESCOLA. A AUSÊNCIA DE AUXÍLIO DO PC NA CONFECÇÃO DO PLANEJAMENTO DAS INTERVENÇÕES DOS ESTAGIÁRIOS SURGIU DE FORMA EXPRESSIVA NOS RELATÓRIOS. O AUXÍLIO NO PLANEJAMENTO DEVE SER UMA PRÁTICA DE ORIENTAÇÃO DO PC, A FIM DE QUE O ESTAGIÁRIO DESENVOLVA COMPETÊNCIAS E ESTRATÉGIAS PARA SUAS FUTURAS AÇÕES DOCENTES. OS RESULTADOS APONTAM A RELEVÂNCIA DE SE AMPLIAR A DISCUSSÃO SOBRE O ECS E O ASPECTO FORMADOR DO AMBIENTE ESCOLAR DA REDE BÁSICA PÚBLICA DE ENSINO QUE RECEBEM OS ESTAGIÁRIOS. SE FAZ NECESSÁRIO UM OLHAR MAIS ATENTO PARA O PC, VISTO QUE A MAIORIA DEMONSTROU POUCO INTERESSE E CONHECIMENTO DO SEU PAPEL FORMADOR NESTA ETAPA DA FORMAÇÃO DOCENTE DO ESTAGIÁRIO. ESTE TRABALHO FOI FINANCIADO PELA CAPES." "modalidade" => "Tema Livre (TL)" "area_tematica" => "AT 05: Educação física escolar e formação profissional" "palavra_chave" => "ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO, PROFESSOR COLABORADOR, EDUCAÇÃO FÍSICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV130_MD2_SA5_ID289_28042019153728.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:50" "updated_at" => "2020-06-09 18:31:30" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DIANE MOTA" "autor_nome_curto" => "DIANE MOTA" "autor_email" => "dianemotalima@gmail.com" "autor_ies" => "UNESP" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-ciefmh" "edicao_nome" => "Anais do XI Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_evento" => "XI Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2019" "edicao_logo" => "5e4d936f6f404_19022020165839.png" "edicao_capa" => "5f182a839390d_22072020090107.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-06-19 00:00:00" "publicacao_id" => 37 "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH" "publicacao_codigo" => "2527-2268" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }