RELACIONAMENTO À DISTÂNCIA: AS TECNOLOGIAS QUE FAVORECEM A APROXIMAÇÃO ENTRE TREINADORES E CLIENTES
"2019-06-19 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 52955 "edicao_id" => 108 "trabalho_id" => 347 "inscrito_id" => 69 "titulo" => "RELACIONAMENTO À DISTÂNCIA: AS TECNOLOGIAS QUE FAVORECEM A APROXIMAÇÃO ENTRE TREINADORES E CLIENTES" "resumo" => "O USO DO QUE SE PODE CHAMAR DE MIXAGEM MULTIMÍDIA, ENQUANTO A SOMA DE DIFERENTES FORMAS E ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO PARA INFORMAR ALGO, É UM HÁBITO COMUM NA RELAÇÃO INTERPESSOAL VIA APLICATIVOS DE COMUNICAÇÃO. ATRAVÉS DA UNIÃO DE DIFERENTES ESTRATÉGIAS COMUNICACIONAIS HÁ O ENRIQUECIMENTO DO CONTEXTO E DA NARRATIVA, FAVORECENDO SEU ENTENDIMENTO. A PRESENÇA CONSTANTE DESTAS TECNOLOGIAS NA CONTEMPORANEIDADE E A POPULARIZAÇÃO DA ORIENTAÇÃO À DISTÂNCIA REALIZADA POR PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DE ASSESSORIAS ESPORTIVAS, MOTIVARAM A REALIZAÇÃO DESTE ESTUDO, SENDO SEU PRINCIPAL OBJETIVO IDENTIFICAR OS APLICATIVOS E SOFTWARES UTILIZADOS POR TREINADORES ESPORTIVOS QUE ORIENTAM SEUS CLIENTES À DISTÂNCIA. DESTE ESTUDO DE CARÁTER EXPLORATÓRIO, PARTICIPARAM SETE TREINADORES E OITO CLIENTES, OS QUAIS PREENCHERAM QUESTIONÁRIOS E PARTICIPARAM DE ENTREVISTAS, SENDO QUE OS DADOS FORAM ANALISADOS QUALI-QUANTITATIVAMENTE. DENTRE OS PRINCIPAIS MEIOS UTILIZADOS PARA A COMUNICAÇÃO ENTRE TREINADOR E CLIENTES DESTACARAM-SE: O WHATSAPP® (T=100% E C=88,9%), O E-MAIL (T=57% E C=55,6%), O FACEBOOK® (T=57% E C=11,1%), AS LIGAÇÕES TELEFÔNICAS (T=29% E C=11,1%), OS SITES CORPORATIVOS (T=14% E C=33,3%) E OUTRAS REDES SOCIAIS, COMO O INSTAGRAM® E O SKYPE® (T=14% E C=0%). EM SUA TOTALIDADE, TREINADORES E CLIENTES MENCIONARAM QUE O MOTIVO PARA A UTILIZAÇÃO DESTAS FERRAMENTAS FOI SUA EFICIÊNCIA, SENDO QUE, TODOS OS RECURSOS DISPONÍVEIS POR ESTES MEIOS ATENDERAM SUAS NECESSIDADES. A COMUNICAÇÃO ENTRE TREINADOR E CLIENTE OCORREU PRINCIPALMENTE VIA WHATSAPP®, O QUAL POSSIBILITOU O ENVIO DOS PLANOS DE TREINO, A POSSIBILIDADE DE TIRAR DÚVIDAS A RESPEITO DO TREINAMENTO E O ENVIO DOS RESULTADOS (TEMPO, DISTÂNCIA E VELOCIDADE). O ENVIO DE QUESTIONÁRIOS DE AVALIAÇÃO DA SESSÃO DE TREINAMENTO POR E-MAIL E DE VÍDEOS DO YOUTUBE® ATRAVÉS DO WHATSAPP® FORAM MENCIONADOS COMO PRÁTICA CORRIQUEIRA POR PROFISSIONAIS E CLIENTES. ALÉM DA TECNOLOGIA COMUNICACIONAL, FOI TAMBÉM MENCIONADA AQUELA UTILIZADA PARA MONITORAR, ACOMPANHAR E REGISTRAR INFORMAÇÕES SOBRE O DESEMPENHO DOS CLIENTES DURANTE AS PRÁTICAS EM TREINAMENTOS PRESENCIAIS (MONITORES CARDÍACOS, PEDÔMETROS ETC.). A ANÁLISE DOS DADOS SUGERIU QUE A INTRODUÇÃO E A UTILIZAÇÃO DE SITES, REDES SOCIAIS E APLICATIVOS OCORREU DE FORMA NATURAL, ASSIM COMO FOI A INTRODUÇÃO SOCIAL DESTES. A ESCOLHA DAS FERRAMENTAS COMUNICACIONAIS CITADAS, PARA ALÉM DE SUA EVIDENTE EFICÁCIA, SE BASEOU TAMBÉM NO CUSTO E DISPONIBILIDADE DE ACESSO ATRAVÉS DAS DIVERSAS PLATAFORMAS PARA UMA DIVERSIDADE DE USUÁRIOS. TAL AFIRMAÇÃO SE REFORÇA PELA AINDA REDUZIDA UTILIZAÇÃO DE SITES E APLICAÇÕES CONSTRUÍDAS ESPECIFICAMENTE PARA AS EMPRESAS E PARA A UTILIZAÇÃO NO ÂMBITO DAS PRÁTICAS DO TREINAMENTO FÍSICO-ESPORTIVO. A TECNOLOGIA CONTRIBUIU PARA O CRESCIMENTO DESTA ÁREA DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL, AS QUAIS NECESSITAM SER MAIS ESTUDADAS E MELHOR ADEQUADAS À REALIDADE UMA DA OUTRA. FATO QUE PROVAVELMENTE TEM OCORRIDO, POIS AMBAS SÃO EMERGENTES E DEMONSTRAM ESTAR EM EXPANSÃO." "modalidade" => "Painel/Pôster" "area_tematica" => "AT 08: Estados emocionais e movimentos" "palavra_chave" => "DESENVOLVIMENTO HUMANO, TECNOLOGIAS, EDUCAÇÃO FÍSICA, TREINAMENTO PERSONALIZADO ONLINE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV130_MD4_SA8_ID69_29042019233259.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:50" "updated_at" => "2020-06-09 18:31:30" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GUSTAVO LIMA ISLER" "autor_nome_curto" => "GUSTAVO LIMA ISLER" "autor_email" => "gustavoisler@gmail.com" "autor_ies" => "CLARETIANO - CENTRO UNIVERSITÁRIO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-ciefmh" "edicao_nome" => "Anais do XI Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_evento" => "XI Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2019" "edicao_logo" => "5e4d936f6f404_19022020165839.png" "edicao_capa" => "5f182a839390d_22072020090107.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-06-19 00:00:00" "publicacao_id" => 37 "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH" "publicacao_codigo" => "2527-2268" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 52955 "edicao_id" => 108 "trabalho_id" => 347 "inscrito_id" => 69 "titulo" => "RELACIONAMENTO À DISTÂNCIA: AS TECNOLOGIAS QUE FAVORECEM A APROXIMAÇÃO ENTRE TREINADORES E CLIENTES" "resumo" => "O USO DO QUE SE PODE CHAMAR DE MIXAGEM MULTIMÍDIA, ENQUANTO A SOMA DE DIFERENTES FORMAS E ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO PARA INFORMAR ALGO, É UM HÁBITO COMUM NA RELAÇÃO INTERPESSOAL VIA APLICATIVOS DE COMUNICAÇÃO. ATRAVÉS DA UNIÃO DE DIFERENTES ESTRATÉGIAS COMUNICACIONAIS HÁ O ENRIQUECIMENTO DO CONTEXTO E DA NARRATIVA, FAVORECENDO SEU ENTENDIMENTO. A PRESENÇA CONSTANTE DESTAS TECNOLOGIAS NA CONTEMPORANEIDADE E A POPULARIZAÇÃO DA ORIENTAÇÃO À DISTÂNCIA REALIZADA POR PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DE ASSESSORIAS ESPORTIVAS, MOTIVARAM A REALIZAÇÃO DESTE ESTUDO, SENDO SEU PRINCIPAL OBJETIVO IDENTIFICAR OS APLICATIVOS E SOFTWARES UTILIZADOS POR TREINADORES ESPORTIVOS QUE ORIENTAM SEUS CLIENTES À DISTÂNCIA. DESTE ESTUDO DE CARÁTER EXPLORATÓRIO, PARTICIPARAM SETE TREINADORES E OITO CLIENTES, OS QUAIS PREENCHERAM QUESTIONÁRIOS E PARTICIPARAM DE ENTREVISTAS, SENDO QUE OS DADOS FORAM ANALISADOS QUALI-QUANTITATIVAMENTE. DENTRE OS PRINCIPAIS MEIOS UTILIZADOS PARA A COMUNICAÇÃO ENTRE TREINADOR E CLIENTES DESTACARAM-SE: O WHATSAPP® (T=100% E C=88,9%), O E-MAIL (T=57% E C=55,6%), O FACEBOOK® (T=57% E C=11,1%), AS LIGAÇÕES TELEFÔNICAS (T=29% E C=11,1%), OS SITES CORPORATIVOS (T=14% E C=33,3%) E OUTRAS REDES SOCIAIS, COMO O INSTAGRAM® E O SKYPE® (T=14% E C=0%). EM SUA TOTALIDADE, TREINADORES E CLIENTES MENCIONARAM QUE O MOTIVO PARA A UTILIZAÇÃO DESTAS FERRAMENTAS FOI SUA EFICIÊNCIA, SENDO QUE, TODOS OS RECURSOS DISPONÍVEIS POR ESTES MEIOS ATENDERAM SUAS NECESSIDADES. A COMUNICAÇÃO ENTRE TREINADOR E CLIENTE OCORREU PRINCIPALMENTE VIA WHATSAPP®, O QUAL POSSIBILITOU O ENVIO DOS PLANOS DE TREINO, A POSSIBILIDADE DE TIRAR DÚVIDAS A RESPEITO DO TREINAMENTO E O ENVIO DOS RESULTADOS (TEMPO, DISTÂNCIA E VELOCIDADE). O ENVIO DE QUESTIONÁRIOS DE AVALIAÇÃO DA SESSÃO DE TREINAMENTO POR E-MAIL E DE VÍDEOS DO YOUTUBE® ATRAVÉS DO WHATSAPP® FORAM MENCIONADOS COMO PRÁTICA CORRIQUEIRA POR PROFISSIONAIS E CLIENTES. ALÉM DA TECNOLOGIA COMUNICACIONAL, FOI TAMBÉM MENCIONADA AQUELA UTILIZADA PARA MONITORAR, ACOMPANHAR E REGISTRAR INFORMAÇÕES SOBRE O DESEMPENHO DOS CLIENTES DURANTE AS PRÁTICAS EM TREINAMENTOS PRESENCIAIS (MONITORES CARDÍACOS, PEDÔMETROS ETC.). A ANÁLISE DOS DADOS SUGERIU QUE A INTRODUÇÃO E A UTILIZAÇÃO DE SITES, REDES SOCIAIS E APLICATIVOS OCORREU DE FORMA NATURAL, ASSIM COMO FOI A INTRODUÇÃO SOCIAL DESTES. A ESCOLHA DAS FERRAMENTAS COMUNICACIONAIS CITADAS, PARA ALÉM DE SUA EVIDENTE EFICÁCIA, SE BASEOU TAMBÉM NO CUSTO E DISPONIBILIDADE DE ACESSO ATRAVÉS DAS DIVERSAS PLATAFORMAS PARA UMA DIVERSIDADE DE USUÁRIOS. TAL AFIRMAÇÃO SE REFORÇA PELA AINDA REDUZIDA UTILIZAÇÃO DE SITES E APLICAÇÕES CONSTRUÍDAS ESPECIFICAMENTE PARA AS EMPRESAS E PARA A UTILIZAÇÃO NO ÂMBITO DAS PRÁTICAS DO TREINAMENTO FÍSICO-ESPORTIVO. A TECNOLOGIA CONTRIBUIU PARA O CRESCIMENTO DESTA ÁREA DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL, AS QUAIS NECESSITAM SER MAIS ESTUDADAS E MELHOR ADEQUADAS À REALIDADE UMA DA OUTRA. FATO QUE PROVAVELMENTE TEM OCORRIDO, POIS AMBAS SÃO EMERGENTES E DEMONSTRAM ESTAR EM EXPANSÃO." "modalidade" => "Painel/Pôster" "area_tematica" => "AT 08: Estados emocionais e movimentos" "palavra_chave" => "DESENVOLVIMENTO HUMANO, TECNOLOGIAS, EDUCAÇÃO FÍSICA, TREINAMENTO PERSONALIZADO ONLINE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV130_MD4_SA8_ID69_29042019233259.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:50" "updated_at" => "2020-06-09 18:31:30" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GUSTAVO LIMA ISLER" "autor_nome_curto" => "GUSTAVO LIMA ISLER" "autor_email" => "gustavoisler@gmail.com" "autor_ies" => "CLARETIANO - CENTRO UNIVERSITÁRIO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-ciefmh" "edicao_nome" => "Anais do XI Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_evento" => "XI Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2019" "edicao_logo" => "5e4d936f6f404_19022020165839.png" "edicao_capa" => "5f182a839390d_22072020090107.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-06-19 00:00:00" "publicacao_id" => 37 "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH" "publicacao_codigo" => "2527-2268" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }