RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A OFICINA DE ATIVIDADES LÚDICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DESAFIOS E CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DA CRIANÇA
"2019-06-19 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 52960 "edicao_id" => 108 "trabalho_id" => 13 "inscrito_id" => 71 "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A OFICINA DE ATIVIDADES LÚDICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DESAFIOS E CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DA CRIANÇA" "resumo" => "A EducaÇÃo Infantil (EI), segundo a LDB, É a primeira etapa da EducaÇÃo BÁsica (EB) e tem como objetivo o desenvolvimento integral –fÍsico, psicolÓgico, social e intelectual, da crianÇa de 0 a 5 anos. Somado a isso, a EducaÇÃo FÍsica (EF) É componente curricular obrigatÓrio da EB, logo deveria contemplar tambÉm a EI. Na prÁtica, ao realizar o EstÁgio Curricular Supervisionado na EI os estagiÁrios de EF da UFRRJ, em sua maioria, percebem que nÃo hÁ professor de EF nessa modalidade de ensino, na qual a professora unidocente fica na incumbÊncia de realizar atividades com suas crianÇas. Visto esse contexto, duas professoras-estagiÁrias foram convidadas para realizar uma oficina de atividades lÚdicas na EI para um grupo de futuros professores do Curso Normal (CN)/ FormaÇÃo de Professores (FP), que poderÃo deparar-se futuramente com essa problemÁtica. O objetivo desse trabalho foi analisar as contribuiÇÕes da oficina de atividades lÚdicas na EI, realizada com futuros professores do Curso Normal. A oficina teve duraÇÃo de duas horas, sendo 40m de roda de conversa e explanaÇÃo teÓrica e 1h20m de prÁtica com atividades lÚdicas – jogos, brinquedos e brincadeiras, com 50 alunos do 1º ano, de ambos os sexos e diferentes faixas etÁrias. Ao iniciar a anamnese sobre a EI, ludicidade, contribuiÇÕes das atividades lÚdicas para as crianÇas e os documentos/ leis (LDB, DCNEI, RCNEI, por exemplo) que a regem, percebeu-se que os alunos, talvez por estarem cursando o 1º ano do CN, pareciam nÃo possuir conhecimentos sobre o assunto. Nesse sentido, as oficineiras buscaram explanar os conteÚdos teÓricos de forma dinÂmica, buscando agregar os saberes dos alunos. Em dado momento, lanÇou-se a problemÁtica entre os normalistas e os professores de EF, na qual, muitas vezes escolas que atendem a EI nÃo tem professor de EF, virando incumbÊncia do professor unidocente realizar atividades com as crianÇas. Esse nÃo É o modelo ideal de ensino, pois a presenÇa do professor de EF É fundamental na EB, porÉm, buscou-se abordar alÉm do ideal, trabalhando a realidade escolar. Nesse momento foram realizadas diversas atividades prÁticas, nas quais os alunos participaram de forma engajada e motivada, com maior dedicaÇÃo para aprender. Os resultados, de maneira geral, indicam que É muito importante que essa temÁtica seja discutida com os futuros professores unidocentes, alÉm de serem realizadas oficinas desse teor ainda no CN/ FP para que os alunos recebam uma formaÇÃo ampla, rica e reconhecendo diferentes realidades que poderÃo encontrar ao assumir a docÊncia. AlÉm disso, percebeu-se que ao dialogar sobre o conteÚdo teÓrico, relacionando-o com a prÁtica nas atividades realizadas, e projetar toda essa experiÊncia teÓrico-prÁtica para um futuro prÓximo, na qual esse conhecimento poderÁ ser utilizado, a oficina ficou mais proveitosa e atraente, pois os alunos perceberam que o que estava sendo dito e feito agregaria em sua formaÇÃo, alÉm de ser utilizado em sua futura profissÃo docente." "modalidade" => "Painel/Pôster" "area_tematica" => "AT 05: Educação física escolar e formação profissional" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES, EDUCAÇÃO FÍSICA, EDUCAÇÃO INFANTIL, UNIDOCENTE, UNIDOCENTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV130_MD4_SA5_ID71_30032019021332.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:50" "updated_at" => "2020-06-09 18:31:30" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GABRIELA SIMÕES SILVA" "autor_nome_curto" => "GABRIELA SIMÕES" "autor_email" => "gabizinhamaluketi@hotmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-ciefmh" "edicao_nome" => "Anais do XI Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_evento" => "XI Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2019" "edicao_logo" => "5e4d936f6f404_19022020165839.png" "edicao_capa" => "5f182a839390d_22072020090107.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-06-19 00:00:00" "publicacao_id" => 37 "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH" "publicacao_codigo" => "2527-2268" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 52960 "edicao_id" => 108 "trabalho_id" => 13 "inscrito_id" => 71 "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A OFICINA DE ATIVIDADES LÚDICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DESAFIOS E CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DA CRIANÇA" "resumo" => "A EducaÇÃo Infantil (EI), segundo a LDB, É a primeira etapa da EducaÇÃo BÁsica (EB) e tem como objetivo o desenvolvimento integral –fÍsico, psicolÓgico, social e intelectual, da crianÇa de 0 a 5 anos. Somado a isso, a EducaÇÃo FÍsica (EF) É componente curricular obrigatÓrio da EB, logo deveria contemplar tambÉm a EI. Na prÁtica, ao realizar o EstÁgio Curricular Supervisionado na EI os estagiÁrios de EF da UFRRJ, em sua maioria, percebem que nÃo hÁ professor de EF nessa modalidade de ensino, na qual a professora unidocente fica na incumbÊncia de realizar atividades com suas crianÇas. Visto esse contexto, duas professoras-estagiÁrias foram convidadas para realizar uma oficina de atividades lÚdicas na EI para um grupo de futuros professores do Curso Normal (CN)/ FormaÇÃo de Professores (FP), que poderÃo deparar-se futuramente com essa problemÁtica. O objetivo desse trabalho foi analisar as contribuiÇÕes da oficina de atividades lÚdicas na EI, realizada com futuros professores do Curso Normal. A oficina teve duraÇÃo de duas horas, sendo 40m de roda de conversa e explanaÇÃo teÓrica e 1h20m de prÁtica com atividades lÚdicas – jogos, brinquedos e brincadeiras, com 50 alunos do 1º ano, de ambos os sexos e diferentes faixas etÁrias. Ao iniciar a anamnese sobre a EI, ludicidade, contribuiÇÕes das atividades lÚdicas para as crianÇas e os documentos/ leis (LDB, DCNEI, RCNEI, por exemplo) que a regem, percebeu-se que os alunos, talvez por estarem cursando o 1º ano do CN, pareciam nÃo possuir conhecimentos sobre o assunto. Nesse sentido, as oficineiras buscaram explanar os conteÚdos teÓricos de forma dinÂmica, buscando agregar os saberes dos alunos. Em dado momento, lanÇou-se a problemÁtica entre os normalistas e os professores de EF, na qual, muitas vezes escolas que atendem a EI nÃo tem professor de EF, virando incumbÊncia do professor unidocente realizar atividades com as crianÇas. Esse nÃo É o modelo ideal de ensino, pois a presenÇa do professor de EF É fundamental na EB, porÉm, buscou-se abordar alÉm do ideal, trabalhando a realidade escolar. Nesse momento foram realizadas diversas atividades prÁticas, nas quais os alunos participaram de forma engajada e motivada, com maior dedicaÇÃo para aprender. Os resultados, de maneira geral, indicam que É muito importante que essa temÁtica seja discutida com os futuros professores unidocentes, alÉm de serem realizadas oficinas desse teor ainda no CN/ FP para que os alunos recebam uma formaÇÃo ampla, rica e reconhecendo diferentes realidades que poderÃo encontrar ao assumir a docÊncia. AlÉm disso, percebeu-se que ao dialogar sobre o conteÚdo teÓrico, relacionando-o com a prÁtica nas atividades realizadas, e projetar toda essa experiÊncia teÓrico-prÁtica para um futuro prÓximo, na qual esse conhecimento poderÁ ser utilizado, a oficina ficou mais proveitosa e atraente, pois os alunos perceberam que o que estava sendo dito e feito agregaria em sua formaÇÃo, alÉm de ser utilizado em sua futura profissÃo docente." "modalidade" => "Painel/Pôster" "area_tematica" => "AT 05: Educação física escolar e formação profissional" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES, EDUCAÇÃO FÍSICA, EDUCAÇÃO INFANTIL, UNIDOCENTE, UNIDOCENTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV130_MD4_SA5_ID71_30032019021332.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:50" "updated_at" => "2020-06-09 18:31:30" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GABRIELA SIMÕES SILVA" "autor_nome_curto" => "GABRIELA SIMÕES" "autor_email" => "gabizinhamaluketi@hotmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-ciefmh" "edicao_nome" => "Anais do XI Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_evento" => "XI Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2019" "edicao_logo" => "5e4d936f6f404_19022020165839.png" "edicao_capa" => "5f182a839390d_22072020090107.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-06-19 00:00:00" "publicacao_id" => 37 "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH" "publicacao_codigo" => "2527-2268" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }