MOURAES, Rosilene Silva De et al.. Avaliação educacional: por uma práxis transformadora. Anais IV FIPED... Campina Grande: Realize Editora, 2012. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/535>. Acesso em: 24/11/2024 23:47
ResumoINTRODUÇÃO: A avaliação educacional é um tema de grande relevância para a educação brasileira. O curso de licenciatura em Pedagagogia – CCAE – UFPB dialogo com a temática no 10º Seminário Temático – 2012.1. A avaliação vem como uma forma de promover nos educandos um melhor processo de ensino-aprendizagem. Mas para que isso aconteça é preciso que seja realizada na práxis. Para que alguma modificação venha a acontecer tanto na educação quanto na sociedade o educador necessita assumir o compromisso de transformá-la na sua prática docente. A escola enquanto lugar de formação deve adotar uma nova avaliação entendendo que esta pode ser uma ação transformadora, isto é, ação que pode desenvolver no educando uma postura autônoma e uma consciência social. (GADOTTI, 2004). METODOLOGIA: O seminário temático acontece a cada semestre, quando os estudantes apresentam artigos dialogando direto com educadores da rede publica do Vale do Mamanguape. Para tal, são formados diversos GT´s, além da Chegança, Palestras e Oficinas. Optamos pela pesquisa-ação (FRANCO, 2005) para averiguar como o tema ‘avaliação educacional’ é operacionalizada na escola. RESULTADO: Já foram realizados nove eventos. Esses além de entusiamar estudantes e professores, é espaço para dialogar sobre a formação de professores, refletir sobre as práticas pedagógicas nas séries iniciais do ensino fundamental e sobre a educação e movimentos sociais. A avaliação deve sugerir sempre um novo olhar. (MORIN, 2012).CONCLUSAO: a avaliação pedagogia no cotidiano escolar tornando-se uma práxis possibilita a geração do cidadão. (FREIRE, 1996)