Introdução: Considerando-se a relevância que a saúde e sua significação têm perante os profissionais da área, questiona-se se os conceitos adotados por estes a respeito de saúde podem embasar e/ou interferir nas suas práticas e se, por outro lado, tais práticas tomadas promovem determinadas características nos procedimentos e nas relações vigentes entre profissionais e práticas. As especificidades científicas, acadêmicas e profissionais da definição do termo saúde devem ser cuidadosamente investigadas, dados os enormes impactos gerados por esse conceito sobre o bem-estar social e sobre o desenvolvimento profissional e cultural da população. Objetivo: Diante dessa discussão semiológica e pragmática esta pesquisa objetivou identificar, discutir e analisar os conceitos de saúde encontrados nos discursos dos alunos de Educação Física da Universidade Federal da Paraíba, procurando entender a saúde e seu significado. Metodologia: Com uma abordagem qualitativa, descritiva e transversal, para a coleta de dados aplicamos um questionário semi-estruturado, desenvolvido para este fim, composto de dez quesitos. A técnica de identificação, análise e interpretação dos dados foi a análise de discurso. Resultados: Para os discursos analisados, a presença recorrente de códigos, teve como ponto de descarte a freqüência mínima de 7%. Neste sentido encontramos quatro códigos na definição de saúde, o qual categorizou como: a saúde como ausência de doenças, presente em 19% dos discursos. A saúde como conjunto de fatores, encontrado em 59% dos discursos, como equilíbrio alimentar/condicionamento físico em 15% das respostas e o código padrão estético, encontrado em 7% do total de discursos. Observamos uma elevada diversidade de perspectivas conceituais sobre a saúde e que estas não convergem para uma perspectiva apenas, e ademais, estas conceituações não repercutem de forma coerente entre as próprias práticas corporais e hábitos de promoção da saúde dos entrevistados. Conclusão: Baseando-se nos discursos dos sujeitos e sua futura perspectiva de atuação profissional, percebemos que existem relações diretas entre a escolha da área de aprofundamento e os conceitos de saúde coletados, apresentando os bacharéis, discursos que indicam uma perspectiva claramente reducionista quanto ao conceito amplamente aceito pela área da saúde na atualidade.