Quais os riscos a que a juventude está exposta? Será que a escola está preparada para lidar com determinadas situações que invadem seu cotidiano e perpassam as fendas de sua existência? Estas questões fazem parte do cotidiano de todos que se preocupam com a educação e seus rumos, de acordo com Schilling (2004), os fenômenos de violência, intolerância e insegurança na escola deixam de serem invisíveis e tornam-se tipos de vitimização visíveis em todas as suas modalidades. Este projeto faz parte de do programa de extensão implantado na Escola Municipal de Ensino Fundamental e Médio Raimundo Asfora na cidade de Seridó, em que se busca trazer para o centro das discussões temas como a violência, intolerância às escolhas sexuais, bullyng, timidez, preconceito, etc. Para nossas atividades buscamos respaldo nas mais variadas linguagens, sobretudo, na leitura de textos que contribuam para a ampliação do arquivo ético de cada um, leituras que podem ser utilizadas como ferramentas para nossas reflexões, buscando dessa maneira alargar o leque de discursos, favorecendo a variedade de elementos de composição do sujeito. Partimos da idéia de que o sujeito é uma intertextualidade, produto do que ouve, do que lê e do que assiste. Buscamos realizar as atividades como; palestras, exibição de filmes, documentários, atividades realizadas em grupo e que objetivam a minimização da violência no ambiente escolar, e a construção de uma consciência ética de tolerância frente às diferenças encontradas na vida do sujeito.