A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA, TEM POR OBJETIVO ESCOLARIZAR A PARCELA DA POPULAÇÃO QUE NÃO TIVERAM A OPORTUNIDADE DE CONCLUIR O ENSINO BÁSICO DENTRO DA FAIXA ETÁRIA CONSIDERADA IDEAL. NO ENTANTO, PARA CHEGAR AO PATAMAR QUE ESTA MODALIDADE DE ENSINO SE ENCONTRA ATUALMENTE, DIVERSOS ASPECTOS HISTÓRICOS E SOCIOCULTURAIS PERPASSARAM POR ESTE TEMA. NO DECORRER DO PROCESSO HISTÓRICO, DIVERSAS DIFICULDADES SURGIRAM COMO A FALTA DE RECURSOS E POLÍTICAS CLARAS DO ENSINO DE JOVENS E ADULTOS, BEM COMO METODOLOGIAS ESPECIFICAS PARA ATENDER ALUNOS COM DISTORÇÃO IDADE-SÉRIE. COM ISSO, ESTA PESQUISA TEVE POR FINALIDADE TRAÇAR A EVOLUÇÃO HISTÓRIA DO ENSINO DE JOVENS E ADULTOS NO BRASIL, MEDIANTE ESTADO DA ARTE. FOI POSSÍVEL OBSERVAR QUE A EJA SE DEU DE FORMA LENTA E A PARTIR DE INÚMEROS ESFORÇOS E EDUCADORES. A EJA AINDA É DE SUMA IMPORTÂNCIA PARA REDUÇÃO DO ÍNDICE DE ANALFABETISMO, TORNANDO UMA FERRAMENTA PARA INSERÇÃO DO INDIVÍDUO NO MERCADO DE TRABALHO, BEM COMO, POSSIBILITAR O INGRESSO EM NÍVEIS SUPERIORES DE ENSINO. ISSO TEM TORNADO A EJA COMO INSTRUMENTO DE INCLUSÃO E LIBERTAÇÃO.