UM DOS PROBLEMAS ENFRENTADOS PELO EDUCADOR NA ÁREA DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA É A LIMITAÇÃO DAS AULAS PRÁTICAS E/OU COM RECURSOS DIDÁTICOS VARIADOS. TORNA-SE, ENTÃO NECESSÁRIO A EXISTÊNCIA DE TRABALHOS E AÇÕES QUE CONGREGUEM E DISSEMINEM O CONHECIMENTO QUE ESTÁ SE FORMANDO, DE MANEIRA QUE POSSIBILITE A TROCA DE IDEIAS ENTRE PROFISSIONAIS, ESTUDANTES E COMUNIDADE EM GERAL INTERESSADOS NO ASSUNTO. ESTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO DISCORRER SOBRE O SISTEMA IMUNOLÓGICO E SUA FUNÇÃO, RECONHECENDO A IMPORTÂNCIA DA IMUNIZAÇÃO, POSICIONANDO-SE DE MANEIRA CRÍTICA DIANTE DOS FENÔMENOS QUE CERCAM O TEMA E ESTABELECENDO RELAÇÃO ENTRE INFORMAÇÕES DE QUESTIONÁRIOS APLICADOS E OS CONTEXTOS AOS QUAIS FORAM INSERIDOS. ESTA PESQUISA, QUANTO À ABORDAGEM, CARACTERIZA-SE COMO DE CARÁTER QUALI-QUANTITATIVO E COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA SE ORIENTOU PELA ETNOGRAFIA ESCOLAR POR MEIO DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. PARA TANTO, ELABORAMOS UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE 14 AULAS QUE FORAM MINISTRADAS DURANTE O MÊS DE OUTUBRO DE 2018 EM DUAS TURMAS DE 2º ANO DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA ESTADUAL CAIC JOSÉ JOFFILY (CAMPINA GRANDE/PB). A METODOLOGIA OFERECIDA, ALÉM DE DESPERTAR O INTERESSE NOS ESTUDANTES, POSSIBILITOU UMA MELHOR COMPREENSÃO SOBRE A REAL IMPORTÂNCIA DO PROCESSO DE IMUNIZAÇÃO, OS PROCESSOS QUE PODEM DESESTRUTURAR SUA INTEGRIDADE FÍSICA E FUNCIONAL, A PARTIR DO SISTEMA IMUNOLÓGICO E A PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES SOBRE SEU POTENCIAL E CAPACIDADE DE INTERAGIR COM O PROFESSOR E COM OS TEMAS ABORDADOS, FATO ESTE QUE ASSOCIA-SE TAMBÉM À VALORIZAÇÃO HUMANA E A TRANSFORMAÇÃO DOS MODOS DE RELAÇÃO DOS SERES HUMANOS ENTRE SI E COM O CORPO HUMANO.