O PRESENTE ARTIGO TRAZ UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA FUNDAMENTADA NO USO DO LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, EM ESPECIAL O USO DE JOGOS, ABORDANDO DE UMA MANEIRA LÚDICA E INTERATIVA O CONCEITO DE FRAÇÃO, A PARTIR DE SUAS DIFERENTES REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS. DE UMA MANEIRA GERAL, TEM COMO OBJETIVO: APRESENTAR E REFLETIR SOBRE A APLICAÇÃO DO JOGO REPRESENTANDO FRAÇÕES, NO CONTEXTO DA IMPORTÂNCIA DO USO DO LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA NAS ESCOLAS. PARA A CONSTRUÇÃO DO JOGO FOI REALIZADO UM QUESTIONÁRIO COM OS ALUNOS MESTRANDOS DA DISCIPLINA DE LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSOR DA TURMA DE PÓS- GRADUAÇÃO DE ENSINO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA, LOCALIZADA NA CIDADE DE CAMPINA GRANDE-PB. ASSIM, A FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA ABORDADA NA DISCIPLINA SERVIU DE EMBASAMENTO PARA A PRODUÇÃO DESTE ARTIGO. FOI APLICADO UM QUESTIONÁRIO COM OS SUJEITOS PARTICIPANTES DA PESQUISA ATRAVÉS DAS INQUIETAÇÕES QUE SURGIRAM NAS DISCUSSÕES EM SALA ACERCA DA VIVÊNCIA ACADÊMICA E PROFISSIONAL DOS ALUNOS QUE COMPÕE A TURMA, QUE EM SUA MAIORIA ATUA OU JÁ ATUARAM EM SALA DE AULA, TRAZENDO UMA REFLEXÃO SOBRE SE OS PROFESSORES ESTÃO CAPACITADOS PARA TAL ABORDAGEM E A PERSPECTIVA DE MUDANÇAS METODOLOGIAS QUE APROXIME O ALUNO DO SABER MATEMÁTICO. COMO RESULTADO DA PESQUISA SE CONSTATOU A INSEGURANÇA E A NECESSIDADE DE CAPACITAÇÃO DOS PROFESSORES EM RELAÇÃO AO USO DE PRÁTICAS LABORATORIAIS NA VIVÊNCIA ESCOLAR. JÁ SOBRE O JOGO PROPOSTO HOUVE UMA ÓTIMA ACEITAÇÃO COMO PROPOSTA DE METODOLOGIA DE ENSINO DO CONTEÚDO DE FRAÇÃO.