Artigo Anais IV CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

O USO DO JOGO REPRESENTANDO FRAÇÕES COMO RECURSO DIDÁTICO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DO CONCEITO DE FRAÇÃO

Palavra-chaves: LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA, JOGOS, FRAÇÕES Comunicação Oral (CO) AT 01: Pesquisa e ensino da Matemática
"2019-09-02 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 57065
    "edicao_id" => 110
    "trabalho_id" => 312
    "inscrito_id" => 850
    "titulo" => "O USO DO JOGO REPRESENTANDO FRAÇÕES COMO RECURSO DIDÁTICO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DO CONCEITO DE FRAÇÃO"
    "resumo" => "O PRESENTE ARTIGO TRAZ UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA FUNDAMENTADA NO USO DO LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, EM ESPECIAL O USO DE JOGOS, ABORDANDO DE UMA MANEIRA LÚDICA E INTERATIVA O CONCEITO DE FRAÇÃO, A PARTIR DE SUAS DIFERENTES REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS. DE UMA MANEIRA GERAL, TEM COMO OBJETIVO: APRESENTAR E REFLETIR SOBRE A APLICAÇÃO DO JOGO REPRESENTANDO FRAÇÕES, NO CONTEXTO DA IMPORTÂNCIA DO USO DO LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA NAS ESCOLAS. PARA A CONSTRUÇÃO DO JOGO FOI REALIZADO UM QUESTIONÁRIO COM OS ALUNOS MESTRANDOS DA DISCIPLINA DE LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSOR DA TURMA DE PÓS- GRADUAÇÃO DE ENSINO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA, LOCALIZADA NA CIDADE DE CAMPINA GRANDE-PB. ASSIM, A FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA ABORDADA NA DISCIPLINA SERVIU DE EMBASAMENTO PARA A PRODUÇÃO DESTE ARTIGO. FOI APLICADO UM QUESTIONÁRIO COM OS SUJEITOS PARTICIPANTES DA PESQUISA ATRAVÉS DAS INQUIETAÇÕES QUE SURGIRAM NAS DISCUSSÕES EM SALA ACERCA DA VIVÊNCIA ACADÊMICA E PROFISSIONAL DOS ALUNOS QUE COMPÕE A TURMA, QUE EM SUA MAIORIA ATUA OU JÁ ATUARAM EM SALA DE AULA, TRAZENDO UMA REFLEXÃO SOBRE SE OS PROFESSORES ESTÃO CAPACITADOS PARA TAL ABORDAGEM E A PERSPECTIVA DE MUDANÇAS METODOLOGIAS QUE APROXIME O ALUNO DO SABER MATEMÁTICO. COMO RESULTADO DA PESQUISA SE CONSTATOU A INSEGURANÇA E A NECESSIDADE DE CAPACITAÇÃO DOS PROFESSORES EM RELAÇÃO AO USO DE PRÁTICAS LABORATORIAIS NA VIVÊNCIA ESCOLAR. JÁ SOBRE O JOGO PROPOSTO HOUVE UMA ÓTIMA ACEITAÇÃO COMO PROPOSTA DE METODOLOGIA DE ENSINO DO CONTEÚDO DE FRAÇÃO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 01: Pesquisa e ensino da Matemática"
    "palavra_chave" => "LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA, JOGOS, FRAÇÕES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA1_ID850_30062019202907.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:53"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:23:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KARINA VICENTE DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "KARINA"
    "autor_email" => "karinaoliveira607@gmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019"
    "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png"
    "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 57065
    "edicao_id" => 110
    "trabalho_id" => 312
    "inscrito_id" => 850
    "titulo" => "O USO DO JOGO REPRESENTANDO FRAÇÕES COMO RECURSO DIDÁTICO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DO CONCEITO DE FRAÇÃO"
    "resumo" => "O PRESENTE ARTIGO TRAZ UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA FUNDAMENTADA NO USO DO LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, EM ESPECIAL O USO DE JOGOS, ABORDANDO DE UMA MANEIRA LÚDICA E INTERATIVA O CONCEITO DE FRAÇÃO, A PARTIR DE SUAS DIFERENTES REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS. DE UMA MANEIRA GERAL, TEM COMO OBJETIVO: APRESENTAR E REFLETIR SOBRE A APLICAÇÃO DO JOGO REPRESENTANDO FRAÇÕES, NO CONTEXTO DA IMPORTÂNCIA DO USO DO LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA NAS ESCOLAS. PARA A CONSTRUÇÃO DO JOGO FOI REALIZADO UM QUESTIONÁRIO COM OS ALUNOS MESTRANDOS DA DISCIPLINA DE LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSOR DA TURMA DE PÓS- GRADUAÇÃO DE ENSINO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA, LOCALIZADA NA CIDADE DE CAMPINA GRANDE-PB. ASSIM, A FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA ABORDADA NA DISCIPLINA SERVIU DE EMBASAMENTO PARA A PRODUÇÃO DESTE ARTIGO. FOI APLICADO UM QUESTIONÁRIO COM OS SUJEITOS PARTICIPANTES DA PESQUISA ATRAVÉS DAS INQUIETAÇÕES QUE SURGIRAM NAS DISCUSSÕES EM SALA ACERCA DA VIVÊNCIA ACADÊMICA E PROFISSIONAL DOS ALUNOS QUE COMPÕE A TURMA, QUE EM SUA MAIORIA ATUA OU JÁ ATUARAM EM SALA DE AULA, TRAZENDO UMA REFLEXÃO SOBRE SE OS PROFESSORES ESTÃO CAPACITADOS PARA TAL ABORDAGEM E A PERSPECTIVA DE MUDANÇAS METODOLOGIAS QUE APROXIME O ALUNO DO SABER MATEMÁTICO. COMO RESULTADO DA PESQUISA SE CONSTATOU A INSEGURANÇA E A NECESSIDADE DE CAPACITAÇÃO DOS PROFESSORES EM RELAÇÃO AO USO DE PRÁTICAS LABORATORIAIS NA VIVÊNCIA ESCOLAR. JÁ SOBRE O JOGO PROPOSTO HOUVE UMA ÓTIMA ACEITAÇÃO COMO PROPOSTA DE METODOLOGIA DE ENSINO DO CONTEÚDO DE FRAÇÃO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 01: Pesquisa e ensino da Matemática"
    "palavra_chave" => "LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA, JOGOS, FRAÇÕES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA1_ID850_30062019202907.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:53"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:23:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KARINA VICENTE DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "KARINA"
    "autor_email" => "karinaoliveira607@gmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019"
    "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png"
    "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de setembro de 2019

Resumo

O PRESENTE ARTIGO TRAZ UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA FUNDAMENTADA NO USO DO LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, EM ESPECIAL O USO DE JOGOS, ABORDANDO DE UMA MANEIRA LÚDICA E INTERATIVA O CONCEITO DE FRAÇÃO, A PARTIR DE SUAS DIFERENTES REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS. DE UMA MANEIRA GERAL, TEM COMO OBJETIVO: APRESENTAR E REFLETIR SOBRE A APLICAÇÃO DO JOGO REPRESENTANDO FRAÇÕES, NO CONTEXTO DA IMPORTÂNCIA DO USO DO LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA NAS ESCOLAS. PARA A CONSTRUÇÃO DO JOGO FOI REALIZADO UM QUESTIONÁRIO COM OS ALUNOS MESTRANDOS DA DISCIPLINA DE LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSOR DA TURMA DE PÓS- GRADUAÇÃO DE ENSINO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA, LOCALIZADA NA CIDADE DE CAMPINA GRANDE-PB. ASSIM, A FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA ABORDADA NA DISCIPLINA SERVIU DE EMBASAMENTO PARA A PRODUÇÃO DESTE ARTIGO. FOI APLICADO UM QUESTIONÁRIO COM OS SUJEITOS PARTICIPANTES DA PESQUISA ATRAVÉS DAS INQUIETAÇÕES QUE SURGIRAM NAS DISCUSSÕES EM SALA ACERCA DA VIVÊNCIA ACADÊMICA E PROFISSIONAL DOS ALUNOS QUE COMPÕE A TURMA, QUE EM SUA MAIORIA ATUA OU JÁ ATUARAM EM SALA DE AULA, TRAZENDO UMA REFLEXÃO SOBRE SE OS PROFESSORES ESTÃO CAPACITADOS PARA TAL ABORDAGEM E A PERSPECTIVA DE MUDANÇAS METODOLOGIAS QUE APROXIME O ALUNO DO SABER MATEMÁTICO. COMO RESULTADO DA PESQUISA SE CONSTATOU A INSEGURANÇA E A NECESSIDADE DE CAPACITAÇÃO DOS PROFESSORES EM RELAÇÃO AO USO DE PRÁTICAS LABORATORIAIS NA VIVÊNCIA ESCOLAR. JÁ SOBRE O JOGO PROPOSTO HOUVE UMA ÓTIMA ACEITAÇÃO COMO PROPOSTA DE METODOLOGIA DE ENSINO DO CONTEÚDO DE FRAÇÃO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.