ESTE TRABALHO APRESENTA O ENFOQUE CTS (CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE) COMO MEIO DE ABORDAGEM DA EDUCAÇÃO REALIZADA NO ENSINO DE QUÍMICA. ENTRE SEUS PRESSUPOSTOS, ENGLOBA A COMPLEXIDADE, QUE DIFICULTA A ABORDAGEM DE TEMAS AMBIENTAIS SEM AS NECESSÁRIAS JUNÇÕES COM ESFERAS POLÍTICA, SOCIAL, ECONÔMICA, HISTÓRICA, CULTURAL, ETC. NA CONCEPÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO CRÍTICO-REFLEXIVA, BUSCA-SE NESTE TRABALHO APRESENTAR UM ESTUDO A RESPEITO DAS INTERAÇÕES ENTRE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE. APLICA-SE A DESCRIÇÃO DE METODOLOGIAS DE INSERÇÃO CTS NA EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA, CONTEXTUALIZADA COM REFERENCIAIS SOBRE VISÕES DE MUNDO. NESTE SENTIDO MERECE DESTAQUE A CONTRIBUIÇÃO DESSE ENFOQUE COMO MEIO DE FAVORECER A INTERPRETAÇÃO DE TECNOLOGIAS E SUAS REPERCUSSÕES NA SOCIEDADE, DE APONTAR SEUS LIMITES E PODERES E DE ESTIMULAR NOVOS VALORES E NOVOS MODOS DE PRODUÇÃO EM BASES SUSTENTÁVEIS, PERTINENTES À ADAPTAÇÃO QUE A HABILITAÇÃO TECNOLÓGICA REQUER. É NESSA PERSPECTIVA QUE FORAM ABORDADOS O ESTUDO DE PROCESSOS QUÍMICOS RELATIVOS À PRODUÇÃO DE SABONETES ARTESANAIS, QUE ENVOLVEM ASPECTOS CONCEITUAIS, HISTÓRICOS E TECNOLÓGICOS, PRINCIPALMENTE NO QUE SE REFERE AO ENSINO DE QUÍMICA NO COTIDIANO.