NOS CONTEXTOS ESCOLARES ATUAIS SE FAZ NECESSÁRIO A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS QUE ESTIMULEM A REFLEXÃO, O QUESTIONAMENTO E INVESTIGAÇÃO DE PROBLEMÁTICAS. UTILIZANDO-SE DE DIFERENTES FERRAMENTAS QUE OS ESTIMULEM A SER OS DISSEMINADORES DAS INFORMAÇÕES QUE CONSTROEM, É ESSENCIAL QUE ESSE PROCESSO ESTEJA ATRELADO AOS MATERIAIS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA. O ESTUDO TEVE O INTUITO DE INVESTIGAR A PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO SOBRE ARTIGOS CIENTÍFICOS EM SALA DE AULA, EMBASADA NOS FUNDAMENTOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL, ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E ENSINO POR INVESTIGAÇÃO. A PESQUISA FOI DESENVOLVIDA COM ALUNOS DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO NO CAMPUS RECIFE, SENDO DE NATUREZA QUALITATIVA. O GOOGLE FORMULÁRIOS FOI A FERRAMENTA UTILIZADA PARA A APLICAÇÃO DO QUESTIONÁRIO COM OS ESTUDANTES. PARA A CARACTERIZAÇÃO DOS RESULTADOS OBTIDOS, FORAM REALIZADOS TESTES PELO QUI-QUADRADO ATRAVÉS DO SOFTWERE BIOESTAT® 5.3. OS ESTUDANTES, EM SUA MAIORIA, SE MOSTRARAM ABERTOS ÀS PRÁTICAS ENVOLVENDO TEXTOS CIENTÍFICOS, EMBORA ALGUMAS DISCIPLINAS NÃO FAÇAM, COMUMENTE, O USO. A AUSÊNCIA DO HÁBITO DE LEITURA E PESQUISA POR ESSES CONTEÚDOS GANHAM DESTAQUE NA PESQUISA, SENDO NECESSÁRIAS AÇÕES QUE ENVOLVAM E AUXILIEM OS ESTUDANTES A CONSTRUÍREM ARGUMENTOS UTILIZANDO TEXTOS CIENTÍFICOS PARA ISSO, UMA VEZ QUE ESTES POSSUEM UM VASTO ACERVO DISPONÍVEIS VIRTUALMENTE E PODEM SER ACESSADOS RAPIDAMENTE POR MEIO DAS TECNOLOGIAS QUE SE FAZEM PRESENTES NO COTIDIANO DOS ESTUDANTES.