CONSCIENTES DA IMPORTÂNCIA DE UMA EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA, QUE CONSIDERE AS EXPERIÊNCIAS PESSOAIS DOS SUJEITOS E AS TRANSFORME EM AÇÕES RESPONSÁVEIS, OBJETIVAMOS INVESTIGAR AS POSSIBILIDADES DE ALFABETIZAR CIENTIFICAMENTE COM BASE NAS CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS DE ESTUDANTES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL ATRAVÉS DESTA PESQUISA DE TEOR QUALITATIVO. TENDO, DESSE MODO, COMO TEMÁTICA DO ESTUDO, O BICHO-PREGUIÇA, MAMÍFERO ARBORÍCOLA QUE FAZ PARTE DO COTIDIANO DOS ESTUDANTES DA ESCOLA MUNICIPAL DA CIDADE NA QUAL FOI REALIZADA A PESQUISA, BUSCAMOS COMPREENDER QUAIS AS IDEIAS CONSTRUÍDAS ATRAVÉS DO SENSO COMUM ACERCA DO ANIMAL E LEVANTAR POSSIBILIDADES PARA ALFABETIZAR CIENTIFICAMENTE ATRAVÉS DAS MESMAS, PROCURANDO ALERTAR O QUÃO PODE SER VALIOSO O OLHAR DO ESTUDANTE PARA O FAZER PEDAGÓGICO. COMO RESULTADO DA APLICAÇÃO DO QUESTIONÁRIO, APONTAMOS A EFICÁCIA DO INSTRUMENTO DE PESQUISA AO CAPTAR A FORTE PRESENÇA DO CONCEITO QUE É CENTRO DESTE ESTUDO: AS CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS, ASSIM COMO TAMBÉM O POTENCIAL PEDAGÓGICO EXISTENTE NAS FALAS E NOS OLHARES DOS SUJEITOS QUANTO AO NOSSO OBJETO: O BICHO-PREGUIÇA.