Artigo Anais IV CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

POSSIBILIDADES PARA A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: O BICHO-PREGUIÇA E AS CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS DE CRIANÇAS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS, ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA, ENSINO DE CIÊNCIAS, BICHO-PREGUIÇA. Comunicação Oral (CO) AT 07: Ciências da Natureza e suas abordagens
"2019-09-02 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 57115
    "edicao_id" => 110
    "trabalho_id" => 933
    "inscrito_id" => 2526
    "titulo" => "POSSIBILIDADES PARA A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: O BICHO-PREGUIÇA E AS CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS DE CRIANÇAS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "CONSCIENTES DA IMPORTÂNCIA DE UMA EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA, QUE CONSIDERE AS EXPERIÊNCIAS PESSOAIS DOS SUJEITOS E AS TRANSFORME EM AÇÕES RESPONSÁVEIS, OBJETIVAMOS INVESTIGAR AS POSSIBILIDADES DE ALFABETIZAR CIENTIFICAMENTE COM BASE NAS CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS DE ESTUDANTES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL ATRAVÉS DESTA PESQUISA DE TEOR QUALITATIVO. TENDO, DESSE MODO, COMO TEMÁTICA DO ESTUDO, O BICHO-PREGUIÇA, MAMÍFERO ARBORÍCOLA QUE FAZ PARTE DO COTIDIANO DOS ESTUDANTES DA ESCOLA MUNICIPAL DA CIDADE NA QUAL FOI REALIZADA A PESQUISA, BUSCAMOS COMPREENDER QUAIS AS IDEIAS CONSTRUÍDAS ATRAVÉS DO SENSO COMUM ACERCA DO ANIMAL E LEVANTAR POSSIBILIDADES PARA ALFABETIZAR CIENTIFICAMENTE ATRAVÉS DAS MESMAS, PROCURANDO ALERTAR O QUÃO PODE SER VALIOSO O OLHAR DO ESTUDANTE PARA O FAZER PEDAGÓGICO. COMO RESULTADO DA APLICAÇÃO DO QUESTIONÁRIO, APONTAMOS A EFICÁCIA DO INSTRUMENTO DE PESQUISA AO CAPTAR A FORTE PRESENÇA DO CONCEITO QUE É CENTRO DESTE ESTUDO: AS CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS, ASSIM COMO TAMBÉM O POTENCIAL PEDAGÓGICO EXISTENTE NAS FALAS E NOS OLHARES DOS SUJEITOS QUANTO AO NOSSO OBJETO: O BICHO-PREGUIÇA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 07: Ciências da Natureza  e suas abordagens"
    "palavra_chave" => "CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS, ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA, ENSINO DE CIÊNCIAS, BICHO-PREGUIÇA."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA7_ID2526_01082019152734.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:53"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:23:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ENYA FERNANDES DAS CHAGAS"
    "autor_nome_curto" => "ENYA"
    "autor_email" => "enya_fernandes@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019"
    "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png"
    "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 57115
    "edicao_id" => 110
    "trabalho_id" => 933
    "inscrito_id" => 2526
    "titulo" => "POSSIBILIDADES PARA A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: O BICHO-PREGUIÇA E AS CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS DE CRIANÇAS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "CONSCIENTES DA IMPORTÂNCIA DE UMA EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA, QUE CONSIDERE AS EXPERIÊNCIAS PESSOAIS DOS SUJEITOS E AS TRANSFORME EM AÇÕES RESPONSÁVEIS, OBJETIVAMOS INVESTIGAR AS POSSIBILIDADES DE ALFABETIZAR CIENTIFICAMENTE COM BASE NAS CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS DE ESTUDANTES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL ATRAVÉS DESTA PESQUISA DE TEOR QUALITATIVO. TENDO, DESSE MODO, COMO TEMÁTICA DO ESTUDO, O BICHO-PREGUIÇA, MAMÍFERO ARBORÍCOLA QUE FAZ PARTE DO COTIDIANO DOS ESTUDANTES DA ESCOLA MUNICIPAL DA CIDADE NA QUAL FOI REALIZADA A PESQUISA, BUSCAMOS COMPREENDER QUAIS AS IDEIAS CONSTRUÍDAS ATRAVÉS DO SENSO COMUM ACERCA DO ANIMAL E LEVANTAR POSSIBILIDADES PARA ALFABETIZAR CIENTIFICAMENTE ATRAVÉS DAS MESMAS, PROCURANDO ALERTAR O QUÃO PODE SER VALIOSO O OLHAR DO ESTUDANTE PARA O FAZER PEDAGÓGICO. COMO RESULTADO DA APLICAÇÃO DO QUESTIONÁRIO, APONTAMOS A EFICÁCIA DO INSTRUMENTO DE PESQUISA AO CAPTAR A FORTE PRESENÇA DO CONCEITO QUE É CENTRO DESTE ESTUDO: AS CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS, ASSIM COMO TAMBÉM O POTENCIAL PEDAGÓGICO EXISTENTE NAS FALAS E NOS OLHARES DOS SUJEITOS QUANTO AO NOSSO OBJETO: O BICHO-PREGUIÇA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 07: Ciências da Natureza  e suas abordagens"
    "palavra_chave" => "CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS, ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA, ENSINO DE CIÊNCIAS, BICHO-PREGUIÇA."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA7_ID2526_01082019152734.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:53"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:23:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ENYA FERNANDES DAS CHAGAS"
    "autor_nome_curto" => "ENYA"
    "autor_email" => "enya_fernandes@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019"
    "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png"
    "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de setembro de 2019

Resumo

CONSCIENTES DA IMPORTÂNCIA DE UMA EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA, QUE CONSIDERE AS EXPERIÊNCIAS PESSOAIS DOS SUJEITOS E AS TRANSFORME EM AÇÕES RESPONSÁVEIS, OBJETIVAMOS INVESTIGAR AS POSSIBILIDADES DE ALFABETIZAR CIENTIFICAMENTE COM BASE NAS CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS DE ESTUDANTES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL ATRAVÉS DESTA PESQUISA DE TEOR QUALITATIVO. TENDO, DESSE MODO, COMO TEMÁTICA DO ESTUDO, O BICHO-PREGUIÇA, MAMÍFERO ARBORÍCOLA QUE FAZ PARTE DO COTIDIANO DOS ESTUDANTES DA ESCOLA MUNICIPAL DA CIDADE NA QUAL FOI REALIZADA A PESQUISA, BUSCAMOS COMPREENDER QUAIS AS IDEIAS CONSTRUÍDAS ATRAVÉS DO SENSO COMUM ACERCA DO ANIMAL E LEVANTAR POSSIBILIDADES PARA ALFABETIZAR CIENTIFICAMENTE ATRAVÉS DAS MESMAS, PROCURANDO ALERTAR O QUÃO PODE SER VALIOSO O OLHAR DO ESTUDANTE PARA O FAZER PEDAGÓGICO. COMO RESULTADO DA APLICAÇÃO DO QUESTIONÁRIO, APONTAMOS A EFICÁCIA DO INSTRUMENTO DE PESQUISA AO CAPTAR A FORTE PRESENÇA DO CONCEITO QUE É CENTRO DESTE ESTUDO: AS CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS, ASSIM COMO TAMBÉM O POTENCIAL PEDAGÓGICO EXISTENTE NAS FALAS E NOS OLHARES DOS SUJEITOS QUANTO AO NOSSO OBJETO: O BICHO-PREGUIÇA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.