SECRETTI, Scheila Simone. A gestão escolar na contemporaneidade. Anais VI JOIN / Brasil - Portugal... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/57367>. Acesso em: 24/11/2024 22:45
O PRESENTE ARTIGO BUSCA A COMPREENSÃO SOBRE A GESTÃO ESCOLAR E APRESENTA O TEMA “AS COMPETÊNCIAS DA EQUIPE GESTORA NA ESCOLA CONTEMPORÂNEA” TRATANDO A GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ORGANIZAÇÃO ESCOLAR E NO TRABALHO PEDAGÓGICO COM PERSPECTIVAS QUE AVANÇAM PARA ALÉM DAS NARRATIVAS DAS SUBJETIVIDADES, TAMBÉM ABORDA A ORGANIZAÇÃO E O FUNCIONAMENTO DO TRABALHO CONJUNTO DA EQUIPE DIRETIVA DA ESCOLA, DESENCADEANDO UM PRODUTO DE RELAÇÕES SOCIAIS, HISTÓRICAS E CULTURAIS QUE BUSCAM UMA EDUCAÇÃO CIDADÃ. ELE É RESULTADO DE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, TRAZENDO REFERÊNCIAS TEÓRICAS DE VÁRIOS AUTORES QUE COLABORAM COM SUAS PRODUÇÕES PARA A MELHORIA DA EDUCAÇÃO, OU SEJA, CONTRIBUEM PARA A COMPREENSÃO E DIRECIONAMENTO DOS PROCESSOS EDUCACIONAIS QUE TODA INSTITUIÇÃO DEVE DESENVOLVER COM SUA COMUNIDADE ESCOLAR. ALÉM DISSO, ESCLARECE A FINALIDADE DA EQUIPE GESTORA ESCOLAR, BEM COMO, SUAS RELAÇÕES TEÓRICAS E PRÁTICAS NO DIA-A-DIA DA ESCOLA, EVIDENCIANDO A RELEVÂNCIA NA ORGANIZAÇÃO ESCOLAR QUE BUSCA A MELHORIA DA QUALIDADE DE ENSINO. BUSCA TAMBÉM, FORTALECER EM CADA SUJEITO, O ESPÍRITO CIDADÃO, INSTIGANDO A PARTICIPAÇÃO, A CRÍTICA E A AUTONOMIA NECESSÁRIA PARA A CONSTRUÇÃO COLETIVA DE UMA ESCOLA MAIS SIGNIFICATIVA PARA TODOS.