A INCLUSÃO DE ALUNOS EM UMA ESCOLA PRIVADA NA CIDADE DE IMPERATRIZ - MA: UM OLHAR POR PARTE DOS PROFESSORES, INTÉRPRETES E COORDENADORES
"2019-09-04 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 57379 "edicao_id" => 111 "trabalho_id" => 66 "inscrito_id" => 844 "titulo" => "A INCLUSÃO DE ALUNOS EM UMA ESCOLA PRIVADA NA CIDADE DE IMPERATRIZ - MA: UM OLHAR POR PARTE DOS PROFESSORES, INTÉRPRETES E COORDENADORES" "resumo" => "O OBJETIVO DESTE TRABALHO É IDENTIFICAR COMO OCORRE A INCLUSÃO DOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA EM UMA ESCOLA PRIVADA DE ENSINO FUNDAMENTAL DO 1º AO 5º ANO, NA CIDADE DE IMPERATRIZ, ESTADO DO MARANHÃO. A INCLUSÃO É UMA SITUAÇÃO E/OU CONDIÇÃO QUE ENGLOBA UMA SÉRIE DE DESAFIOS. O INTÉRPRETE E O PROFESSOR SÃO VISTOS EM AMBIENTE DE SALA DE AULA COMO MEDIADORES NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DO EDUCANDO, DEVEM AINDA LHE PROPORCIONAR OS SUBSÍDIOS NECESSÁRIOS (PRÁTICOS E TEÓRICOS) COM A FINALIDADE DE QUE HAJA UM DESENVOLVIMENTO COGNITIVO SIGNIFICATIVO, PRINCIPALMENTE EM UM PROCESSO DE INCLUSÃO DE UM PORTADOR DE NECESSIDADES ESPECIAIS. NO DECORRER DESTE ESTUDO COMPREENDEU-SE QUE DENTRO DA HISTÓRIA DOS SURDOS CONVÉM MENCIONAR QUE MUITAS TRANSFORMAÇÕES OCORRERAM ATÉ OS DIAS DE HOJE, MAS QUE EXISTEM INÚMERAS LACUNAS A SEREM PERFECIONADAS PARA MELHORAR O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. CONSTATOU-SE QUE MUITOS PROFESSORES POSSUEM APENAS CONHECIMENTO MEDIANO NA LIBRAS E QUE PELA FALTA DE DOMÍNIO A FIGURA E PRESENÇA DO INTÉRPRETE É FUNDAMENTAL. CONSTATOU-SE AINDA QUE SÃO MÍNIMAS AÇÕES VOLTADAS PARA A INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 33: Educação" "palavra_chave" => "INCLUSÃO, LIBRAS, SURDEZ, PROFESSOR, PROFESSOR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV124_MD1_SA70_ID844_23052019150421.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:53" "updated_at" => "2020-06-10 12:57:21" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO SOUSA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "FRANCISCO SOUSA" "autor_email" => "chico.economia@hotmail.co" "autor_ies" => "FAMA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-join---brasil---portugal" "edicao_nome" => "Anais VI JOIN / Brasil - Portugal" "edicao_evento" => "VI Encontro de Jovens Investigadores / Brasil - Portugal" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/join/2019" "edicao_logo" => "5e4a1d4346228_17022020015739.png" "edicao_capa" => "5f186f4073abf_22072020135424.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-09-04 00:00:00" "publicacao_id" => 47 "publicacao_nome" => "Anais JOIN" "publicacao_codigo" => "2594-8318" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 57379 "edicao_id" => 111 "trabalho_id" => 66 "inscrito_id" => 844 "titulo" => "A INCLUSÃO DE ALUNOS EM UMA ESCOLA PRIVADA NA CIDADE DE IMPERATRIZ - MA: UM OLHAR POR PARTE DOS PROFESSORES, INTÉRPRETES E COORDENADORES" "resumo" => "O OBJETIVO DESTE TRABALHO É IDENTIFICAR COMO OCORRE A INCLUSÃO DOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA EM UMA ESCOLA PRIVADA DE ENSINO FUNDAMENTAL DO 1º AO 5º ANO, NA CIDADE DE IMPERATRIZ, ESTADO DO MARANHÃO. A INCLUSÃO É UMA SITUAÇÃO E/OU CONDIÇÃO QUE ENGLOBA UMA SÉRIE DE DESAFIOS. O INTÉRPRETE E O PROFESSOR SÃO VISTOS EM AMBIENTE DE SALA DE AULA COMO MEDIADORES NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DO EDUCANDO, DEVEM AINDA LHE PROPORCIONAR OS SUBSÍDIOS NECESSÁRIOS (PRÁTICOS E TEÓRICOS) COM A FINALIDADE DE QUE HAJA UM DESENVOLVIMENTO COGNITIVO SIGNIFICATIVO, PRINCIPALMENTE EM UM PROCESSO DE INCLUSÃO DE UM PORTADOR DE NECESSIDADES ESPECIAIS. NO DECORRER DESTE ESTUDO COMPREENDEU-SE QUE DENTRO DA HISTÓRIA DOS SURDOS CONVÉM MENCIONAR QUE MUITAS TRANSFORMAÇÕES OCORRERAM ATÉ OS DIAS DE HOJE, MAS QUE EXISTEM INÚMERAS LACUNAS A SEREM PERFECIONADAS PARA MELHORAR O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. CONSTATOU-SE QUE MUITOS PROFESSORES POSSUEM APENAS CONHECIMENTO MEDIANO NA LIBRAS E QUE PELA FALTA DE DOMÍNIO A FIGURA E PRESENÇA DO INTÉRPRETE É FUNDAMENTAL. CONSTATOU-SE AINDA QUE SÃO MÍNIMAS AÇÕES VOLTADAS PARA A INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 33: Educação" "palavra_chave" => "INCLUSÃO, LIBRAS, SURDEZ, PROFESSOR, PROFESSOR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV124_MD1_SA70_ID844_23052019150421.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:53" "updated_at" => "2020-06-10 12:57:21" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO SOUSA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "FRANCISCO SOUSA" "autor_email" => "chico.economia@hotmail.co" "autor_ies" => "FAMA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-join---brasil---portugal" "edicao_nome" => "Anais VI JOIN / Brasil - Portugal" "edicao_evento" => "VI Encontro de Jovens Investigadores / Brasil - Portugal" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/join/2019" "edicao_logo" => "5e4a1d4346228_17022020015739.png" "edicao_capa" => "5f186f4073abf_22072020135424.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-09-04 00:00:00" "publicacao_id" => 47 "publicacao_nome" => "Anais JOIN" "publicacao_codigo" => "2594-8318" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }