AS CONTRIBUIÇÕES DA DIDÁTICA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO E IDENTIDADE DOCENTE: REFLEXÕES NECESSÁRIAS
"2019-09-04 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 57468 "edicao_id" => 111 "trabalho_id" => 367 "inscrito_id" => 222 "titulo" => "AS CONTRIBUIÇÕES DA DIDÁTICA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO E IDENTIDADE DOCENTE: REFLEXÕES NECESSÁRIAS" "resumo" => "O EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA EXIGE DO PROFESSOR A BUSCA INCESSANTE DE APRIMORAMENTO DAS SUAS AÇÕES, ATRAVÉS DAS PRÁTICAS DE FORMAÇÃO, NAS QUAIS SE FAZ NECESSÁRIO TRAZER PARA O DEBATE AS DIVERSAS REALIDADES COM AS QUAIS SE TEM CONTATO EM SALA DE AULA. A PESQUISA MOTIVADA PELA PRÁTICA SE CONSTITUI UM IMPORTANTE INSTRUMENTO DESSE PROCESSO, PELO TEOR DE POSSIBILIDADES DE REFLEXÕES QUE PODE OFERECER, PRINCIPALMENTE NA CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE. O PRESENTE ARTIGO É RESULTADO DAS REFLEXÕES ACERCA DO PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE, MAIS ESPECIFICAMENTE, A PARTIR DAS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NA DISCIPLINA DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR, ONDE SE BUSCOU ESTABELECER RELAÇÃO DIRETA COM AS PRÁTICAS DOCENTES E A FORMAÇÃO ACADÊMICA DESTA PESQUISADORA. TRATA-SE DE UMA ABORDAGEM DE CARÁTER QUALITATIVO, DO TIPO EXPLORATÓRIA, ONDE SE FEZ USO DE OBSERVAÇÃO DIRETA, CONSULTA À BIBLIOGRAFIA/AUTORES QUE ABORDAM A TEMÁTICA, EM PARALELO COM AS PRÁTICAS DOCENTES E AS PROPOSTAS DE INTERAÇÃO E REFLEXÃO SOBRE A IDENTIDADE DOCENTE, POR OCASIÃO DA DISCIPLINA MENCIONADA. AS PROPOSTAS DE DISCUSSÃO E INTERAÇÃO SINALIZARAM A IMPORTÂNCIA DE SE ESTABELECER ESPAÇOS DE DIÁLOGO NOS QUAIS SE CONSIDEREM AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COMO OBJETO DE ESTUDO E BASE PARA A AÇÃO DOCENTE REFLEXIVA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 33: Educação" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DOCENTE, IDENTIDADE DOCENTE, DIDÁTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV124_MD1_SA107_ID222_31072019215750.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:53" "updated_at" => "2020-06-10 12:57:22" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANTÔNIA EDIVANEIDE DE SOUSA GONZAGA" "autor_nome_curto" => "EDIVANEIDE" "autor_email" => "edivaneidesousa2012@gmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-join---brasil---portugal" "edicao_nome" => "Anais VI JOIN / Brasil - Portugal" "edicao_evento" => "VI Encontro de Jovens Investigadores / Brasil - Portugal" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/join/2019" "edicao_logo" => "5e4a1d4346228_17022020015739.png" "edicao_capa" => "5f186f4073abf_22072020135424.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-09-04 00:00:00" "publicacao_id" => 47 "publicacao_nome" => "Anais JOIN" "publicacao_codigo" => "2594-8318" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 57468 "edicao_id" => 111 "trabalho_id" => 367 "inscrito_id" => 222 "titulo" => "AS CONTRIBUIÇÕES DA DIDÁTICA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO E IDENTIDADE DOCENTE: REFLEXÕES NECESSÁRIAS" "resumo" => "O EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA EXIGE DO PROFESSOR A BUSCA INCESSANTE DE APRIMORAMENTO DAS SUAS AÇÕES, ATRAVÉS DAS PRÁTICAS DE FORMAÇÃO, NAS QUAIS SE FAZ NECESSÁRIO TRAZER PARA O DEBATE AS DIVERSAS REALIDADES COM AS QUAIS SE TEM CONTATO EM SALA DE AULA. A PESQUISA MOTIVADA PELA PRÁTICA SE CONSTITUI UM IMPORTANTE INSTRUMENTO DESSE PROCESSO, PELO TEOR DE POSSIBILIDADES DE REFLEXÕES QUE PODE OFERECER, PRINCIPALMENTE NA CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE. O PRESENTE ARTIGO É RESULTADO DAS REFLEXÕES ACERCA DO PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE, MAIS ESPECIFICAMENTE, A PARTIR DAS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NA DISCIPLINA DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR, ONDE SE BUSCOU ESTABELECER RELAÇÃO DIRETA COM AS PRÁTICAS DOCENTES E A FORMAÇÃO ACADÊMICA DESTA PESQUISADORA. TRATA-SE DE UMA ABORDAGEM DE CARÁTER QUALITATIVO, DO TIPO EXPLORATÓRIA, ONDE SE FEZ USO DE OBSERVAÇÃO DIRETA, CONSULTA À BIBLIOGRAFIA/AUTORES QUE ABORDAM A TEMÁTICA, EM PARALELO COM AS PRÁTICAS DOCENTES E AS PROPOSTAS DE INTERAÇÃO E REFLEXÃO SOBRE A IDENTIDADE DOCENTE, POR OCASIÃO DA DISCIPLINA MENCIONADA. AS PROPOSTAS DE DISCUSSÃO E INTERAÇÃO SINALIZARAM A IMPORTÂNCIA DE SE ESTABELECER ESPAÇOS DE DIÁLOGO NOS QUAIS SE CONSIDEREM AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COMO OBJETO DE ESTUDO E BASE PARA A AÇÃO DOCENTE REFLEXIVA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 33: Educação" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DOCENTE, IDENTIDADE DOCENTE, DIDÁTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV124_MD1_SA107_ID222_31072019215750.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:53" "updated_at" => "2020-06-10 12:57:22" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANTÔNIA EDIVANEIDE DE SOUSA GONZAGA" "autor_nome_curto" => "EDIVANEIDE" "autor_email" => "edivaneidesousa2012@gmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-join---brasil---portugal" "edicao_nome" => "Anais VI JOIN / Brasil - Portugal" "edicao_evento" => "VI Encontro de Jovens Investigadores / Brasil - Portugal" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/join/2019" "edicao_logo" => "5e4a1d4346228_17022020015739.png" "edicao_capa" => "5f186f4073abf_22072020135424.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-09-04 00:00:00" "publicacao_id" => 47 "publicacao_nome" => "Anais JOIN" "publicacao_codigo" => "2594-8318" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }