INTERVENÇÃO EDUCATIVA SOBRE ATIVIDADE FÍSICA PARA DIABÉTICOS E HIPERTENSOS ATENDIDOS NO HIPERDIA
"2019-09-04 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 57728 "edicao_id" => 111 "trabalho_id" => 147 "inscrito_id" => 444 "titulo" => "INTERVENÇÃO EDUCATIVA SOBRE ATIVIDADE FÍSICA PARA DIABÉTICOS E HIPERTENSOS ATENDIDOS NO HIPERDIA" "resumo" => "INTRODUÇÃO: DIABETES MELLITUS E HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA SÃO UM PROBLEMA DE SAÚDE PÚBLICA, ATINGINDO ELEVADO NÚMERO DA POPULAÇÃO GLOBAL. NESSA PERSPECTIVA, É FUNDAMENTAL TRAÇAR FORMAS DE LEVAR À POPULAÇÃO À MUDANÇA NO ESTILO DE VIDA, COMO AS INTERVENÇÕES EDUCATIVAS, POIS SE CONSTITUEM ESPAÇOS NOS QUAIS HÁ PRODUÇÃO E ASSIMILAÇÃO DE SABERES, DESEMPENHANDO UM RELEVANTE PAPEL NA PROMOÇÃO DA SAÚDE. ASSIM, O OBJETIVO DO PRESENTE TRABALHO É RELATAR A EXPERIÊNCIA DE GRADUANDOS DE ENFERMAGEM FRENTE À INTERVENÇÕES EDUCATIVAS SOBRE ATIVIDADE FÍSICA PARA DIABÉTICOS E HIPERTENSOS ATENDIDOS NO HIPERDIA. METODOLOGIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA COM ABORDAGEM TEÓRICO-PRÁTICA DE INTERVENÇÃO EDUCATIVA REALIZADA EM UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE DO INTERIOR DO PIAUÍ EM SETEMBRO DE 2018, POR ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ DURANTE A DISCIPLINA DE SAÚDE DO ADULTO E IDOSO I. PARTICIPARAM DA AÇÃO ACADÊMICOS, IDOSOS CADASTRADOS NO HIPERDIA E PROFISSIONAIS DA UNIDADE. RESULTADOS E DISCUSSÃO: A EXECUÇÃO DA INTERVENÇÃO FOI EXITOSA, UMA VEZ QUE CONTOU, CONSTANTEMENTE, COM A PARTICIPAÇÃO DAS PESSOAS ENVOLVIDAS. PERCEBEU-SE QUE TODOS OS OUVINTES E PARTICIPANTES SENTIAM-SE BEM EM ESTAREM SENDO ORIENTADOS E POR TEREM AS DÚVIDAS RELACIONADAS À SAÚDE SANADAS. FORAM FEITAS ORIENTAÇÕES PARA ATIVIDADE FÍSICA PARA A PESSOA COM HAS E DM, ENFATIZANDO A IMPORTÂNCIA DO EXERCÍCIO FÍSICO NO CONTROLE DA HIPERTENSÃO E DIABETES. CONCLUSÃO: AS ORIENTAÇÕES ACERCA DO ESTÍMULO À ATIVIDADE FÍSICA DEVEM SER PRECONIZADAS, UMA VEZ QUE TRATA-SE DE UMA MEDIDA QUE COMPROVADAMENTE DIMINUI OS RISCOS DE DOENÇAS CARDIOVASCULARES E MELHORA A QUALIDADE DE VIDA DA COMUNIDADE." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 13: Enfermagem" "palavra_chave" => "HIPERTENSÃO ARTERIAL, DIABETES MELLITUS, EDUCAÇÃO EM SAÚDE, ATIVIDADE FÍSICA, ATIVIDADE FÍSICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV124_MD1_SA50_ID444_13072019110745.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:53" "updated_at" => "2020-06-10 12:57:23" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO JOÃO DE CARVALHO NETO" "autor_nome_curto" => "JOÃO NETO " "autor_email" => "franciscojoaodecarvalhone" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-join---brasil---portugal" "edicao_nome" => "Anais VI JOIN / Brasil - Portugal" "edicao_evento" => "VI Encontro de Jovens Investigadores / Brasil - Portugal" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/join/2019" "edicao_logo" => "5e4a1d4346228_17022020015739.png" "edicao_capa" => "5f186f4073abf_22072020135424.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-09-04 00:00:00" "publicacao_id" => 47 "publicacao_nome" => "Anais JOIN" "publicacao_codigo" => "2594-8318" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 57728 "edicao_id" => 111 "trabalho_id" => 147 "inscrito_id" => 444 "titulo" => "INTERVENÇÃO EDUCATIVA SOBRE ATIVIDADE FÍSICA PARA DIABÉTICOS E HIPERTENSOS ATENDIDOS NO HIPERDIA" "resumo" => "INTRODUÇÃO: DIABETES MELLITUS E HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA SÃO UM PROBLEMA DE SAÚDE PÚBLICA, ATINGINDO ELEVADO NÚMERO DA POPULAÇÃO GLOBAL. NESSA PERSPECTIVA, É FUNDAMENTAL TRAÇAR FORMAS DE LEVAR À POPULAÇÃO À MUDANÇA NO ESTILO DE VIDA, COMO AS INTERVENÇÕES EDUCATIVAS, POIS SE CONSTITUEM ESPAÇOS NOS QUAIS HÁ PRODUÇÃO E ASSIMILAÇÃO DE SABERES, DESEMPENHANDO UM RELEVANTE PAPEL NA PROMOÇÃO DA SAÚDE. ASSIM, O OBJETIVO DO PRESENTE TRABALHO É RELATAR A EXPERIÊNCIA DE GRADUANDOS DE ENFERMAGEM FRENTE À INTERVENÇÕES EDUCATIVAS SOBRE ATIVIDADE FÍSICA PARA DIABÉTICOS E HIPERTENSOS ATENDIDOS NO HIPERDIA. METODOLOGIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA COM ABORDAGEM TEÓRICO-PRÁTICA DE INTERVENÇÃO EDUCATIVA REALIZADA EM UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE DO INTERIOR DO PIAUÍ EM SETEMBRO DE 2018, POR ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ DURANTE A DISCIPLINA DE SAÚDE DO ADULTO E IDOSO I. PARTICIPARAM DA AÇÃO ACADÊMICOS, IDOSOS CADASTRADOS NO HIPERDIA E PROFISSIONAIS DA UNIDADE. RESULTADOS E DISCUSSÃO: A EXECUÇÃO DA INTERVENÇÃO FOI EXITOSA, UMA VEZ QUE CONTOU, CONSTANTEMENTE, COM A PARTICIPAÇÃO DAS PESSOAS ENVOLVIDAS. PERCEBEU-SE QUE TODOS OS OUVINTES E PARTICIPANTES SENTIAM-SE BEM EM ESTAREM SENDO ORIENTADOS E POR TEREM AS DÚVIDAS RELACIONADAS À SAÚDE SANADAS. FORAM FEITAS ORIENTAÇÕES PARA ATIVIDADE FÍSICA PARA A PESSOA COM HAS E DM, ENFATIZANDO A IMPORTÂNCIA DO EXERCÍCIO FÍSICO NO CONTROLE DA HIPERTENSÃO E DIABETES. CONCLUSÃO: AS ORIENTAÇÕES ACERCA DO ESTÍMULO À ATIVIDADE FÍSICA DEVEM SER PRECONIZADAS, UMA VEZ QUE TRATA-SE DE UMA MEDIDA QUE COMPROVADAMENTE DIMINUI OS RISCOS DE DOENÇAS CARDIOVASCULARES E MELHORA A QUALIDADE DE VIDA DA COMUNIDADE." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 13: Enfermagem" "palavra_chave" => "HIPERTENSÃO ARTERIAL, DIABETES MELLITUS, EDUCAÇÃO EM SAÚDE, ATIVIDADE FÍSICA, ATIVIDADE FÍSICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV124_MD1_SA50_ID444_13072019110745.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:53" "updated_at" => "2020-06-10 12:57:23" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO JOÃO DE CARVALHO NETO" "autor_nome_curto" => "JOÃO NETO " "autor_email" => "franciscojoaodecarvalhone" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-join---brasil---portugal" "edicao_nome" => "Anais VI JOIN / Brasil - Portugal" "edicao_evento" => "VI Encontro de Jovens Investigadores / Brasil - Portugal" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/join/2019" "edicao_logo" => "5e4a1d4346228_17022020015739.png" "edicao_capa" => "5f186f4073abf_22072020135424.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-09-04 00:00:00" "publicacao_id" => 47 "publicacao_nome" => "Anais JOIN" "publicacao_codigo" => "2594-8318" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }