O USO DE DIFERENTES METODOLOGIAS NA ABORDAGEM DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM ESTUDO DE CASO NO ENSINO BÁSICO
"2019-09-04 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 57809 "edicao_id" => 111 "trabalho_id" => 272 "inscrito_id" => 659 "titulo" => "O USO DE DIFERENTES METODOLOGIAS NA ABORDAGEM DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM ESTUDO DE CASO NO ENSINO BÁSICO" "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO MOSTRAR AOS JOVENS O IMPACTO QUE É CAUSADO NO MEIO AMBIENTE DEVIDO AO USO EXAGERADO DO CONSUMISMO E AO MAU DESCARTE DOS DEJETOS GERADOS PELO MESMO. FOI DESENVOLVIDO EM UMA ESCOLA DE ENSINO BÁSICO DA CIDADE DE SOBRAL, CEARÁ, A ABORDAGEM OCORREU POR MEIO DO USO DE METODOLOGIAS ATIVAS FAVORECENDO O CONCEITO DE TORNAR O ALUNO PROTAGONISTA DO SABER. A EDUCAÇÃO AMBIENTAL É VISTA HOJE COMO UMA IMPORTANTE FERRAMENTA EM DIVERSOS ESPAÇOS, SENDO ELES FORMAIS OU NÃO, DEVIDO A SUA TRANSVERSALIDADE A MESMA PODE SER TRABALHADA DE FORMA REFLEXIVA, POIS PARTE DO PRESSUPOSTO QUE POR INTERMÉDIO DE UMA CONSCIENTIZAÇÃO DA POPULAÇÃO SOBRE SUA IMPORTÂNCIA LEVARÁ A UMA MAIOR CONSERVAÇÃO DO MEIO. ESTUDOS MOSTRAM QUE A APRENDIZAGEM POR MEIO DE PRÁTICAS LEVAM OS ALUNOS A SE COLOCAREM COMO AGENTES PRINCIPAIS DO SEU PAPEL NA SOCIEDADE E FARÁ COM QUE PENSAMENTOS E ATITUDES MAIS CRÍTICAS SEJAM GERADOS E COM ISSO CRIANDO UMA POSTURA MAIS CONSCIENTE SOBRE NOVAS FORMAS DE CONSUMO E DESCARTE. ALÉM DE ESTIMULAR UM PENSAMENTO MAIS CRÍTICO A APRESENTAÇÃO COMPLEMENTADA POR UM JOGO PERMITE QUE OS ALUNOS SOCIALIZEM, PERMITINDO TAMBÉM O DESENVOLVIMENTO DA PRÁTICA DO TRABALHO EM GRUPO ALÉM DA DIVERSÃO OCASIONADA PELO MESMO FAVORECENDO TAMBÉM SUA COMUNICAÇÃO E INTERAÇÃO. OS RESULTADOS SUGEREM QUE OS ALUNOS AINDA QUE CONHEÇAM E ENTENDAM A PROBLEMÁTICA NÃO APRESENTAM MUITO INTERESSE EM PRESERVAR, MAS AO FINAL FOI OBSERVADO QUE OS MESMOS FORAM ESTIMULADOS A UM NOVO PENSAMENTO E FORMA DE AGIR." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT 06: Ciências Biológicas" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL, METODOLOGIAS ATIVAS, LIXO, CONSUMO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV124_MD4_SA6_ID659_15072019182923.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:53" "updated_at" => "2020-06-10 12:57:23" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALYCIA KELLY CRUZ ALVES" "autor_nome_curto" => "ALYCIA ALVES" "autor_email" => "alyciialves.ak@gmail.com" "autor_ies" => "UVA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-join---brasil---portugal" "edicao_nome" => "Anais VI JOIN / Brasil - Portugal" "edicao_evento" => "VI Encontro de Jovens Investigadores / Brasil - Portugal" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/join/2019" "edicao_logo" => "5e4a1d4346228_17022020015739.png" "edicao_capa" => "5f186f4073abf_22072020135424.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-09-04 00:00:00" "publicacao_id" => 47 "publicacao_nome" => "Anais JOIN" "publicacao_codigo" => "2594-8318" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 57809 "edicao_id" => 111 "trabalho_id" => 272 "inscrito_id" => 659 "titulo" => "O USO DE DIFERENTES METODOLOGIAS NA ABORDAGEM DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM ESTUDO DE CASO NO ENSINO BÁSICO" "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO MOSTRAR AOS JOVENS O IMPACTO QUE É CAUSADO NO MEIO AMBIENTE DEVIDO AO USO EXAGERADO DO CONSUMISMO E AO MAU DESCARTE DOS DEJETOS GERADOS PELO MESMO. FOI DESENVOLVIDO EM UMA ESCOLA DE ENSINO BÁSICO DA CIDADE DE SOBRAL, CEARÁ, A ABORDAGEM OCORREU POR MEIO DO USO DE METODOLOGIAS ATIVAS FAVORECENDO O CONCEITO DE TORNAR O ALUNO PROTAGONISTA DO SABER. A EDUCAÇÃO AMBIENTAL É VISTA HOJE COMO UMA IMPORTANTE FERRAMENTA EM DIVERSOS ESPAÇOS, SENDO ELES FORMAIS OU NÃO, DEVIDO A SUA TRANSVERSALIDADE A MESMA PODE SER TRABALHADA DE FORMA REFLEXIVA, POIS PARTE DO PRESSUPOSTO QUE POR INTERMÉDIO DE UMA CONSCIENTIZAÇÃO DA POPULAÇÃO SOBRE SUA IMPORTÂNCIA LEVARÁ A UMA MAIOR CONSERVAÇÃO DO MEIO. ESTUDOS MOSTRAM QUE A APRENDIZAGEM POR MEIO DE PRÁTICAS LEVAM OS ALUNOS A SE COLOCAREM COMO AGENTES PRINCIPAIS DO SEU PAPEL NA SOCIEDADE E FARÁ COM QUE PENSAMENTOS E ATITUDES MAIS CRÍTICAS SEJAM GERADOS E COM ISSO CRIANDO UMA POSTURA MAIS CONSCIENTE SOBRE NOVAS FORMAS DE CONSUMO E DESCARTE. ALÉM DE ESTIMULAR UM PENSAMENTO MAIS CRÍTICO A APRESENTAÇÃO COMPLEMENTADA POR UM JOGO PERMITE QUE OS ALUNOS SOCIALIZEM, PERMITINDO TAMBÉM O DESENVOLVIMENTO DA PRÁTICA DO TRABALHO EM GRUPO ALÉM DA DIVERSÃO OCASIONADA PELO MESMO FAVORECENDO TAMBÉM SUA COMUNICAÇÃO E INTERAÇÃO. OS RESULTADOS SUGEREM QUE OS ALUNOS AINDA QUE CONHEÇAM E ENTENDAM A PROBLEMÁTICA NÃO APRESENTAM MUITO INTERESSE EM PRESERVAR, MAS AO FINAL FOI OBSERVADO QUE OS MESMOS FORAM ESTIMULADOS A UM NOVO PENSAMENTO E FORMA DE AGIR." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT 06: Ciências Biológicas" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL, METODOLOGIAS ATIVAS, LIXO, CONSUMO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV124_MD4_SA6_ID659_15072019182923.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:53" "updated_at" => "2020-06-10 12:57:23" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALYCIA KELLY CRUZ ALVES" "autor_nome_curto" => "ALYCIA ALVES" "autor_email" => "alyciialves.ak@gmail.com" "autor_ies" => "UVA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-join---brasil---portugal" "edicao_nome" => "Anais VI JOIN / Brasil - Portugal" "edicao_evento" => "VI Encontro de Jovens Investigadores / Brasil - Portugal" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/join/2019" "edicao_logo" => "5e4a1d4346228_17022020015739.png" "edicao_capa" => "5f186f4073abf_22072020135424.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-09-04 00:00:00" "publicacao_id" => 47 "publicacao_nome" => "Anais JOIN" "publicacao_codigo" => "2594-8318" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }